TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

NR 17 – ERGONOMIA

Esta norma regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
É de extrema importância, levando-se em conta que grande parte das doenças de trabalho são desenvolvidas a partir da exposição ao risco ergonômico pelos trabalhadores.

- Levantamento, transporte e descarga individual de materiais
Parâmetros acerca do levantamento de material feito através de máquinas e manualmente, considerando idade e gênero do trabalhador. 

- Mobiliário dos postos de trabalho
Especificações a respeito do mobiliário quando o trabalho feito sentado, considerando dimensionamento da estação de trabalho e de assentos, afim de oferecer boas condições psicofisiológicas ao trabalhador.

- Equipamentos dos postos de trabalho
Trata basicamente sobre configurações a respeito do conjunto do computador, desde a posição e brilho da tela, até a distância entre o teclado e o trabalhador.

- Condições ambientais de trabalho
Características ambientais do local de trabalho, considerando iluminação, nível de ruído, velocidade do ar, umidade, etc.

- Organização do trabalho
Trata sobre o ritmo de trabalho, exigências de tempos, pausas para descanso e outros aspectos que influenciam no desempenho psicofisiológico do trabalhador.

- Anexo I - TRABALHO DOS OPERADORES DE CHECKOUT
Esta Norma aplica-se aos empregadores que desenvolvam atividade comercial utilizando sistema de autosserviço e checkout, como supermercados, hipermercados e comércio atacadista.

- Anexo II - TRABALHO EM TELEATENDIMENTO/TELEMARKETING
Estabelece parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing nas diversas modalidades desse serviço, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente.

NR 24 – CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO

Esta norma regulamentadora trata visa estabelecer parâmetros para que ambientes higiênicos e com boas condições de trabalho promovam a saúde dos trabalhadores. A mesma é subdividida de acordo com o ambiente tratado.

- Instalações Sanitárias
Uma série de recomendações a respeito do uso e higienização de banheiros em ambientes de trabalho, e dimensionamento de componentes do mesmo, desde peças como vasos, mictórios, lavatórios, até acabamento, iluminação, rede hidráulica etc.

- Vestiários
Sempre que haja necessidade de troca de roupa ou utilização de uniforme no ambiente de trabalho, deve-se haver vestiários. Da mesma forma que nos banheiros, a NR apresenta regulamentações para construção do mesmo.

- Refeitórios
De acordo com a NR, estabelecimentos com mais de 300 trabalhadores devem possuir refeitório. Requisitos mínimos são recomendados para garantir o conforto e higiene no ambiente:
a) local adequado, fora da área de trabalho;
b) piso lavável;
c) limpeza, arejamento e boa iluminação;
d) mesas e assentos em número correspondente ao de usuários;
e) lavatórios e pias instalados nas proximidades ou no próprio local;
f) fornecimento de água potável aos empregados;
g) estufa, fogão ou similar, para aquecer as refeições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com