TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo A Empresa

Ensaios: Conhecendo A Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA .................4

2.2 SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS 6

3.2 TERCEIRO DESAFIO: ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 6 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A empresa se trata de uma drogaria, que sempre busca atender as necessidades de seus clientes, fornecendo produtos de bom preço e ótima qualidade. A drogaria fornece remédios, produtos de perfumaria e higiene pessoal e procura sempre inovar no seu atendimento e preço para não perder para concorrência. Procura motivar seus funcionários a atingir metas a fim do bom desempenho da empresa. Procura sempre está antenada no concorrência e em atender as norma exigidas pelo governo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

2.1.1 Identifique a empresa e os produtos comercializados.

Drogaria Silveira, que comercializa medicamentos acabados, cosméticos e materiais de higiene pessoal.

2.1.2 Identifique o perfil dos clientes pessoas físicas da empresa. Descreva em termos gerais qual a faixa etária de renda, o sexo e o grau de escolaridade dos clientes.

Faixa de renda: Entre 1 à 5 salários mínimos.

Sexo: 65% Feminino e 35% Masculino.

Grau de Escolaridade: Ensino Fundamental, Médio, Graduados e outros.

2.1.3 Identifique o comportamento do consumidor verificando se: Os clientes tem preferência por algum produto ou marca específicos, quais são estes produtos? Quando o preço destes produtos sobe o que o cliente faz? Quando não há esta marca o cliente compra outra? Qual o gasto médio de cada cliente com os produtos vendidos na empresa? Quais as formas e prazos de pagamento mais utilizado pelos clientes?

O Cliente tem preferências por medicamentos de preços mais acessíveis, sendo este distinguido por laboratórios, cada laboratório vende os mesmo medicamentos com preços diferenciados.

Quando há aumento dos produtos os clientes questionam, mas sem sucesso, pois são aumentos feitos pelo governo, sendo assim acabam levando por se tratar de produtos indispensáveis para sua saúde.

A maioria compra, pois não a uma procura por marca quando o assunto é medicamento e sim preços, já quando é perfumaria eles seguem a marca.

O gasto médio feito pelos clientes varia entre R$ 100 á R$ 300 reais. As formas de pagamentos mais utilizadas pelos clientes são crediário, cartão e a vista.

2.1.4 A empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisão se deve aumentá-los ou mantê-los? Como decide isto?

Os medicamentos são regularizados de acordo com o Governo, pois os mesmo têm os preços tabelados, ao contrário dos outros produtos. Mas cada empresa prática o seu desconto de acordo com o preço que foi comprado, o que não pode acontecer e vender os medicamentos mais caro do que o preço de tabela.

2.1.5 A inflação interfere nos preços da empresa? Como?

A inflação interfere diretamente em toda atividade econômica, inclusive na definição dos preços

2.1.6 Na definição dos preços, a cada vez que vão aumentar, quais são os pontos considerados importantes? Por quê?

Os preços são tabelados, ao contrário dos outros produtos, os pontos importantes e não vender a mais que o preço, a empresa se atenta para não ter prejuízos e em atender o cliente.

2.1.6 Quais as formas e prazos de pagamento que a empresa utiliza para pagar seus fornecedores? A empresa faz comparativo de preços entre os fornecedores na hora de comprar? Por quê?

A empresa paga aos seus fornecedores por meio de boletos bancários com prazos, quanto menor o prazo menor são os juros, sempre pesquisa nas distribuidoras, pois o preço varia muito de um para o outro, verifica também o valor dos impostos estabelecido de estado para estado

2.1.7 Existem concorrentes locais da empresa? Quais? Quais as estratégias de vendas mais utilizadas pelos concorrentes? Por quê?

Existem vários concorrentes, os principais são as grandes redes de Drogarias, pois existem produtos que essa empresa consegue vender por preços menores, o poder de compra dessas empresas é maior, pois a quantidade comprada interfere diretamente no desconto

2.2 SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS

2.2.1 Quais as ferramentas estatísticas para análise de dados que a empresa utiliza em suas atividades diárias. Detalhando cada ferramenta empregada pela empresa relacionando-as com os conteúdos abordados na Disciplina de Métodos Quantitativos.

As ferramentas estatísticas utilizadas pela empresa são acompanhamentos da venda diário, observando se com suas vendas diárias irá atingir sua meta mensal, faz fechamento de caixa, balanço anual e metas de venda.

2.3 TERCEIRO DESAFIO: ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

2.3.1 A empresa pesquisada é uma micro, pequena, média ou grande empresa?

Empresa se pequeno porte.

2.3.2 Há algum tipo de política pública de que a empresa se vale para suas atividades? Explique o que é esta política.

Tratando-se de uma microempresa classificada de acordo com suas vendas e o seu o imposto é elaborado vindo direto na Nota Fiscal à mesma está dentro do Simples Nacional que é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006

2.3.3 Qual o impacto da empresa localmente? Como ela auxilia na promoção da localidade gerando empregos (diretos e indiretos) e melhoria na qualidade de vida.

Sem impacto local e gerando empregos diretos.

3 CONCLUSÃO

Conclui que a empresa que visitei, procura um bom relacionamento com seus clientes, esta sempre visando à boa qualidade de seus produtos. Trata-se de uma microempresa que pratica sua política dentro do simples nacional. Esta de olho na concorrência, sempre buscando bons preços para atrair novos clientes e que encontra dificuldades para atender os seus clientes no melhor preço.

E uma das grandes dificuldade da empresa são os valores dos medicamentos, pois não depende apenas da empresa mas, também do governo.

Seu público alvo são pessoas de baixa renda e seus clientes são apenas pessoas físicas a grande maioria do sexo feminino e todos os graus de escolaridade. Com tudo seu ramo de atuação muito satisfatório e lucrativo.

REFERÊNCIAS

http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/SobreSimples.aspx

Garcia, Regis

Estatística: Administração III / Regis Garcia.-

São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010

Almeida, Márcia Bastos de

Ética, política e sociedade / Márcia Bastos de Almeida , Okçana Battini.- São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013

Botelho, Joacy Machado

Metodologia científica/ Joacy Machado Botelho, Vilma Aparecida Gimenes da Cruz. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

Gerente, Geraldo Solveira, da empresa Drogaria Silveira.

...

Baixar como  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »