TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo Uma Empresa

Trabalho Universitário: Conhecendo Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MA.INK IMPRESSORAS 4

3 SETOR PRODUTIVO 5

4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ................................................6

5 PORTE DA EMPRESA DE ACORDO COM O SEBRAE...............6

6 LIDERANÇA DA EMPRESA...........................................................7

7 A EMPRESA....................................................................................7

8 MOTIVAÇÃO...................................................................................7

9 CLIMA ORGANIZACIONAL............................................................8

10 CONCLUSÃO................................................................................9

11 REFERENCIAS ..........................................................................10

A

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho mostra como é o funcionamento de uma pequena empresa de prestação de serviços na área de suprimentos de informática, que vem se adaptando e melhorando com o decorrer dos anos, e vê grande expectativa de crescimento em seu segmento de mercado.

2 MA. INK IMPRESSORAS

A empresa MA. INK IMPRESSORAS, registrada no nome de Marlon Amorim de Andrade, como Micro Empreendedor Individual, com o CNPJ 11809070/0001-01, localizada hoje a Rodovia Luiz Theodoro Musso, 33, no Centro da cidade de Aracruz.

O Proprietário o Sr. Marlon Amorim de Andrade, era funcionário de uma empresa localizada na mesma cidade, que ofertava o mesmo serviço do ramo que hoje é atuante. Ele começou na empresa como menor aprendiz, com apenas 14 anos de idade, desenvolvendo atividades que auxiliavam o serviço de manutenção de impressoras e recargas de cartuchos e toner em geral.

Adquirindo experiência, foi desenvolvendo o seu trabalho se mostrando interessado, eficiente, desenvolvendo o serviço com muita desenvoltura, e não demorou muito para ser um Técnico em Impressoras. Ao longo de cinco, anos desenvolvendo sua função de Técnico, começou a sonhar a ter o seu próprio empreendimento, foi quando resolveu sair da empresa em que estava trabalhando para poder montar o seu próprio negócio.

Para tal empreendimento, tomou uma certa quantidade de capital emprestado e foi à luta. Sem planejamento, resolveu montar a sua empresa, ainda não formalizada em uma cidade vizinha, para fugir da concorrência local. A cidade escolhida, foi à cidade de João Neiva, o ponto comercial não tinha muita visibilidade para a clientela, que por sua vez não sabiam da existência de tal serviço prestados em sua cidade, por isso se deslocavam para a cidade mais próxima, Aracruz, à procura de serviços, oferecidos na sua cidade.

Por mais de um ano na tentativa de que a empresa iria se levantar, ele permaneceu naquela cidade, panfletando, ofertando, ganhando alguns poucos clientes. Com a pouco procura do serviço naquela cidade, decidiu que fecharia a loja naquela cidade para abrir uma em Aracruz.

Mais uma vez, sem planejamento, locou um ponto com pouco acesso de pessoas, e contava com a ajuda de um rapaz, a quem ele mesmo dava as orientações de como executar o serviço. Aos poucos foi ganhando uma clientela, mais quando via uma oportunidade de crescimento, que era quando as empresas o procuravam para prestar serviços, ele se via em grandes problemas, já que como trabalhava informalmente, não poderia emitir notas fiscais. Assim na maioria das vezes, se limitava a prestar serviços domésticos, recargas e concertos de impressoras em casa mesmo.

Já angustiado com aquela situação, no ano de 2010, procurou ajuda para que pudesse organizar a sua vida financeira, chamou sua irmã para que pudesse auxiliar em algumas tarefas de estruturar, pois ele sozinho não conseguia organizar tudo. O primeiro posso a ser dado, foi à escolha de um ponto onde teria boa visão das pessoas, de empresas, lugar de fácil acesso as pessoas, mesmo que estas passassem de carro, ou de ônibus.

O segundo passo, foi à escolha de uma logomarca marcante, cores a serem utilizadas, fotos que de longe pudessem identificar o serviço prestado.

O terceiro passo, Marlon entendeu que era necessário para a boa funcionalidade e crescimento da empresa, a formalização, com o registro CNPJ, regularização com o órgão municipal, emitindo alvarás, licenças, ou seja, todo documento necessário para a sua empresa ter uma boa prestação de serviço, garantindo a satisfação do cliente. Logo depois , mandou confeccionar blocos de notas fiscais, blocos de pedidos, abertura de conta em nome da empresa e moveis para a organizar a estrutura interna da loja.

E por ultimo, pesquisou e comprou os melhores equipamentos necessários para o funcionamento de seu empreendimento, computadores, impressoras, maquinas de recargas, aspiradores, seladoras, motos e ferramentas em geral, toda a matéria prima a ser utilizadas, tintas e pó para recarga, cartuchos vazios para remanufatura, cartuchos cheios para a troca de equipamentos daqueles que vierem danificados, peças e placas de impressoras, chips, cilindros, caixas, sacolas personalizadas.

E depois com a estrutura basicamente montada era a hora de colocar o nome de sua empresa na rua, ele mandou confeccionar alguns brindes como forma de agradecimento pela escolha do serviço prestado aos seus clientes.

Hoje, passados alguns anos depois de sua trajetória, pode se dizer que ele vem crescendo a cada dia, ele trabalha ainda na parte de execução do serviço de sua empresa, conta com a ajuda de dois técnicos e uma pessoa no administrativo, vendo a necessidade de mudar o porte de sua empresa para pequena empresa. Logo no primeiro ano de funcionamento, houve um crescimento satisfatório, pois agora ela poderia oferecer o serviço também para pequenas, medias e grandes empresas, mudando radicalmente a sua cartela de clientes, oferecendo pagamentos com cartões, boletos bancários e depósitos em conta.

Com o constante crescimento do serviço prestado, a loja oferece ainda um serviço de busca e entrega a domicilio, orçamento grátis, e descontos para empresas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com