TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo A Empresa

Exames: Conhecendo A Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 2

Esta pesquisa pretende enfatizar a música na Educação Infantil, que mantém uma forte ligação com o brincar, permite a fantasia, faz entrar em contato com as sensações, facilita o alcance dos objetivos com resultados altamente compensadores. É brincando que a criança se desenvolve, exercitando suas potencialidades.

De fato, em sua evolução, o ser humano se comunica através das mais variadas formas de expressão, usando diferentes linguagens. Uma delas é a música. Assim sendo, a música faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia Antiga, era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia.

Uma sala de aula precisa favorecer uma apreciação crítica da música em toda sua diversidade. A pluralidade cultural existente na sala de aula deverá ser fator enriquecedor para a construção dos conhecimentos, de forma ampla e, também, no que se refere à linguagem sonora e musical (BARRETO, 1997).

Sendo assim, a busca do respeito e da manutenção da identidade cultural do sujeito não poderá impedi-lo de conhecer o diferente de cada um de nós e, da mesma maneira, favorecer o desejo de preservar todas as produções existentes no universo cultural da população deste país e dos demais povos.

Em qualquer tom e afinação, como for possível e desejado pelas crianças, elas devem ser estimuladas a cantar e a usar a voz, sempre que desejarem, desde que não desrespeitem as regras de convivência social dos grupos de que fazem parte (FREGMANN, 1989).

Como diz Caetano Veloso (apud PORTES e DELORME, 1996, p.13) “alguém cantando longe daqui, alguém cantando é bom de se ouvir”. Cantando e apreciando música as crianças estarão desenvolvendo a capacidade criadora e expressiva, através da observação, da experimentação, da organização, da criação musical e da recriação.

É, ainda, importante lembrar da articulação necessária entre as diferentes formas de expressão e de linguagem. Dançando, cantando, criando ritmos diversos e sons e, até mesmo, dramatizando diferentes produções sonoras, estar-se-á possibilitando aos alunos a descoberta do valor da magia e do desejo de viver, sempre que possível, tendo a música e as outras linguagens artísticas como parceiras (PEREIRA, 1978).

A escolha por este tema justifica-se na busca de conhecimento, por parte dos profissionais de educação infantil, inserirem o lúdico na educação infantil, pois este vai além de estabelecer e implantar currículos ou aplicá-los para as crianças sem nenhum recurso que chame sua atenção. Isso implica numa renovação da formação continuada do professor e na sua sede por mudanças e práticas educacionais que facilitem a absolvição e acomodação da aprendizagem. Para Bréscia (2003, p.81): “[...] o aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com