TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo A Empresa Fada Madrinha

Trabalho Universitário: Conhecendo A Empresa Fada Madrinha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................3 2 DESENVOLVIMENTO ....................................................................................................4 2.1 Microeconomia e Macroeconomia ............................................................................4 2.1.1 Produto ......................................................................................................................4 2.1.2 Cliente ........................................................................................................................5 2.1.3 Funcionário ...............................................................................................................7 2.2 Métodos Quantitativos.................................................................................................7 2.3 Ética, Política e Sociedade .........................................................................................8 3 CONCLUSÃO ................................................................................................................ 10 REFERÊNCIAS ..................................................................................................................... 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho busca a realização de uma pesquisa de campo sobre um empreendimento de comércio, e a partir desta pesquisa discorrer sobre micro e macroeconomia; métodos quantitativos; ética política e sociedade. A empresa escolhida se localiza na cidade de Jequitinhonha, situada no interior do nordeste do estado de Minas Gerais.

A Fada Madrinha foi a empresa escolhida, durante nossa pesquisa tratamos de suas políticas utilizadas e quais são seus produtos de vendas, abordamos se há alguma vantagem localmente da loja. Nela conhecemos um pouco de seus clientes, como desejam seus produtos e pagam por eles. Vimos também a respeito da inflação como a empresa lida com ela e com suas demais questões financeiras.

A empresa citou os meios usados para melhores vendas de seus produtos, quais os melhores resultados e lucros, além das formas de obterem produtos e as formas de pagamentos para seus fornecedores.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Seu nome fantasia é Fada Madrinha, a sua razão social é Silvia Renata Martins Barbosa ME, foi fundada em 16 de janeiro de 2000, situada na rua Prefeito Isidoro Murta nº 89 no centro de Jequitinhonha. Sua equipe é formada pela empresária Silvia Renata e por mais duas funcionárias. A Fada Madrinha oferece a seus clientes artigos de cama, mesa, banho, confecções adulto e infantil (lençol, toalha, colchas, travesseiros dentre outros).

Figura 1: Fachada.

2.1.1 Produto

É perceptível na cidade de Jequitinhonha a grande quantidade de lojas de vestuário para os mais diversos públicos, ou seja, a concorrência para a Fada Madrinha também é grande. Como forma de sobressair a este mar de mesmice a empresária Silvia Renata busca sempre comercializar bons produtos, e para tal é de suma importância a formação de parcerias com bons fornecedores e

que eles tenham produtos de qualidade e um preço mais competitivo. Dentre os diversos concorrentes se destaca a empresa Multimodas, que é franqueada da Hering. Pela franquia a concorrente precisou fazer uma grande reforma na loja e desta forma o produto ficou mais acessível ao cliente, além de ficar com um visual mais bonito e organizado. As formas de pagamento não se diferem das praticadas pela Fada Madrinha, ficando as promoções e liquidações como os chamarizes para cada uma.

Para os preços serem atrativos os fornecedores possuem um papel importante, pois os prazos para os pagamentos dos compromissos firmados são cruciais para a manutenção do capital de giro da empresa. Os fornecedores da Fada Madrinha usam as formas de pagamento de 30, 60, 90 e 120 dias, dependendo do valor negociado, via boleto. E sempre que um fornecedor altera suas políticas de venda, seus preços, e deixem de oferecer produtos diferenciados, há a necessidade de buscar novos parceiros.

2.1.2 Cliente

A empreendedora Silvia Renata procura melhores medidas para atrair seus clientes, focando no planejamento, objetivo e marketing. Para isso ela aposta nas propagandas em rádios, promoções de produtos específicos e liquidações, tudo para gerar um bom resultado.

Os clientes exigem o melhor atendimento, a melhor visualização dos produtos e não gostam de esperar, tudo deve ser perfeito e no mesmo instante do solicitado. Eles apresentam faixa de renda baixa e média, são em maioria adultos do sexo feminino, uma pequena parcela possui curso superior, boa parte com apenas o segundo grau completo e a minoria com ensino médio incompleto. A média de compra por cliente fica aproximadamente em cem reais.

Figura 2: Em atendimento.

No segmento de vestuário, a marca Malwee é a mais procurada, sendo um carro chefe, pois são roupas em 100% algodão e com um bom preço, mas mesmo que as peças da marca não atenda ao cliente, este busca sempre pelas seguintes características: qualidade, conforto, reconhecimento e bom preço. Algumas das características podem ser deixadas de lado quando o preço de algum produto precisou ser reajustado para cima, neste caso os consumidores acabam levando um outro produto similar com o preço mais baixo, e outros desistem da compra.

Sempre levando em conta a constante e grande concorrência, a Fada Madrinha oferece várias formas de pagamento aos seus clientes, que são: preço de compra à vista para pagamentos em até trinta dias da data da compra; divisão com entrada, 30, 60 e 90 dias; divisão em quatro vezes sem entrada; e de duas a quatro vezes com cartão de crédito.

Como foi mencionado anteriormente, algumas vezes o empresário é obrigado a mudar os valores de suas mercadorias, seja em virtude da inflação (em que muitas vezes em efeito cascata aumenta os preços de produtos e serviços que a empresa usa direta ou indiretamente) ou pelo fato de seus fornecedores realizarem mudanças de valores em seus produtos. Com a Fada Madrinha não é diferente, por ser uma microempresa a obrigatoriedade é mais forte, pois pequenas variações nos

preços de compra se não repassados aos preços de venda, podem influenciar nos pagamentos das duplicatas dos fornecedores, nos pagamento dos funcionários, e de fato amargar indesejáveis prejuízos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com