TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo A Empresa

Monografias: Conhecendo A Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 4

3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 4

4 DIREITO EMPRESARIAL 4

5 ESTATÍSTICA 4

6 CONTABILIDADE DE CUSTOS 4

7 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse estudo é apresentar e demonstrar a importância da utilização das ferramentas de estatísticas, contabilidade de custos, psicologia organizacional, metodologia da pesquisa cientifica e o direito empresarial e trabalhista em uma micro empresa.

Uma análise do processo através destas ferramentas é essencial para o controle e melhoria da qualidade da empresa que precisa ser usadas com maior eficiência, ou seja, torna-se necessária para detectar, identificar e analisar os fatores responsáveis pela variabilidade que afeta de maneira imprevisível o processo, sendo implantadas dentro e como parte de um sistema de gerenciamento orientado pela qualidade.

O gerenciamento da associação é especifico, mostra que através de uma simples observação de uma colméia de abelha é possível realizar um projeto, mesmo sem muitos conhecimentos, tendo apenas o básico, e que, com uma boa administração é possível manter-se firme no mercado alimentício. E para obter mais conhecimento é preciso estar sempre fazendo cursos sobre administração de empresas.

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A entrevista foi realizada com o atual presidente o senhor Hélio Lopes Pamplona, que no qual conta como tudo começou.

A AAPICATE - Associação dos Apicultores de Cachoeira do Teobaldo foi fundada em 04 de março de 1998, na comunidade de Cachoeira do Teobaldo município da cidade de Buritizeiro - MG, reuniu algumas pessoas com o propósito de constituírem uma associação de apicultores, pois ao observar o mundo das abelhas, pensou que as mesmas trariam benefícios tanto aos produtores quanto para o meio ambiente.

Na época o presidente José Geraldo dos Santos Pamplona declarou definitivamente constituída a Associação dos Apicultores de Cachoeira do Teobaldo com administração provisória na comunidade de Cachoeira do Teobaldo, e sede na cidade de Buritizeiro-MG, uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada ao abrigo do código civil brasileiro, que terá como objetivo e prestação de quaisquer serviço que possam contribuir para o fomento e racionalização das explorações apícolas e para melhorar as condições de vida de seus associados.

Apesar de não possuir nenhum curso superior o Senhor Hélio Lopes Pamplona, com apenas o ensino fundamental completo, faz diversos cursos pela EMATER-MG sobre Apicultura.

A Associação conta hoje com 60 associados sendo que cada um foi inscrito no cadastro do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar, do Governo Federal. Este cadastro tem como objetivo fortalecer as atividades desenvolvidas pelo produtor rural de forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto.

Segundo o senhor Hélio cada apicultor cadastrado que comprovar seu enquadramento mediante a apresentação da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) poderá pegar empréstimos em banco para montar seu próprio negócio de apicultura, a declaração também ajuda na montagem de projetos como a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, também do Governo Federal, onde eles compram o Mel e a associação distribui em asilos, escolas e creches municipais, e outras entidades, o projeto é chamado de Mel na Merenda Escolar, que no qual são distribuído mel em saches de 4g em sacos plásticos de 6kg. As cidades beneficiadas com o projeto são: Buritizeiro - MG, Pirapora - MG e Ibiaí – MG. Cada sache equivale a uma colher de sopa de mel, o que permite às escolas e entidades distribuírem a quantidade ideal para o consumo diário.

A AAPICATE trabalha na produção de mel de abelha européia, sendo uma empresa no ramo alimentício ela tem a certificação do IMA – INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA sob o nº 094-07206 que inspeciona a Associação todos os meses.

Os produtosoferecidos pela AAPICATE são:

* Mel

* Cera de abelha

A AAPICATE é uma associação de natureza jurídica sob forma de sociedade civil sem fins lucrativos para seus diretores. E isso é colocado no ESTATUTO da empresa e registrado em cartório. Todos os associados não possuem ensino médio completo, tendo apenas até a 4ª serie do ensino fundamental, sua faixa etária é de 25 anos acima.

A Associação é registrada como Micro Empresa sob o CNPJ 02460155/0001-36 e Ins. Est. 094.329.459.00-95.

3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

O fundador da associação o senhor José Geraldo dos Santos Pamplona, um dia vindo da roça sentou-se embaixo de uma árvore e ao se virá viu uma colméia de abelhas e começou a observar o trabalho delas, de como são organizadas e de como trabalham duro para conseguir produzir uma grande quantidade de mel.

Então teve a idéia de estudar sobre o mundo das abelhas e quais seriam os benefícios que elas poderiam trazer para ele e para o meio ambiente. E através deste incentivo ele analisou, pensou e viu que seria uma boa idéia fundar uma associação de apicultores, os produtores rurais teriam uma renda extra para ajudar no orçamento da casa, levando mel de qualidade á mesa das famílias, desde que os próprios produtores respeitassem e cuidassem das abelhas. Foi ai que surgiu a AAPICATE.

Organização do processo de trabalho :Presidente/Diretor,Adm.Comercial/vendas,

Adm.Produção e Adm. Financeira.

A micro empresa possui 03 funcionárias, sendo 01 secretária e 02 auxiliares de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com