TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Interna E Externa

Exames: Consultoria Interna E Externa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  2.282 Visualizações

Página 1 de 3

Este artigo teve como objetivo principal, entender o processo de consultoria interna e externa, abordando as etapas necessárias para o desenvolvimento das atividades de acordo com o trabalho contratado.

A consultoria surgiu nas décadas de 40 e 50, e hoje em dia é considerada um dos segmentos de prestação de serviços de maior desenvolvimento. Conforme Edgar Schein (1972), a consultoria é um conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos interrelacionados que ocorrem no seu ambiente.

Existem diversos tipos de consultoria, a organizacional, a autônoma, a associada, a externa, a exclusiva e a interna, mas neste artigo será abordado sobre: 1) a consultoria interna e 2) a consultoria externa, ambas desenvolvendo atividades de modo diagnosticar e prover soluções de algum determinado processo, e tem como foco obter resultados favoráveis para a organização em que atua.

A consultoria interna é desenvolvida por um profissional efetivo da organização. Pelo fato de já conhecer a cultura e os valores da empresa a probabilidade de desempenhar as atividades e obter sucesso é grande. Ele atua como facilitador, desenvolvendo e influenciando os demais gestores, também conhecidos como clientes internos, na identificação e solução dos problemas detectados. Para a implantação da consultoria interna, é preciso que seja realizado um diagnóstico organizacional, para permitir um desenho ideal do que será necessário para a mudança. Além disso, é de suma importância a conscientização e o envolvimento de todos os colaboradores da empresa, para que assim, estejam preparados para acompanhar e seguir os procedimentos corretos. A participação e o comprometimento da alta direção neste processo é fator primordial para a obtenção de sucesso do mesmo. O consultor interno, após estas etapas precisa acompanhar de perto e intervir caso seja percebido algum problema ou dificuldade, sempre revendo e reavaliando os métodos.

Como toda atividade, a consultoria interna também possui as suas vantagens e desvantagens, mas o consultor precisa estar apto a desenvolver e administrar bem o que lhe foi proposto sempre com credibilidade nas informações passadas.

A consultoria externa, geralmente é desenvolvida por um profissional autônomo - pessoa jurídica, que não possui vínculo empregatício com a organização, facilitando assim um trabalho mais liberal, tanto em forma de desenvolvimento quanto de retorno. Geralmente a consultoria externa possui prazo de finalização, fazendo com que busquem em um curto intervalo de tempo os resultados satisfatórios para reconhecimento e aceitação. A habilidade interpessoal é característica fundamental para o consultor externo, além da habilidade instrumental para a condução das etapas propostas. De acordo com o que foi firmado em contrato, o consultor deve ter grande conhecimento das atividades que irá desenvolver. Não muito diferente dos processos da consultoria interna, a externa precisa fazer um levantamento e diagnóstico organizacional, sempre fornecendo feedback para melhoria, propor as atividades e ações a serem tomadas, e ao final, avaliar todo o processo, dando o retorno para a organização.

Conforme a autora Adna Gerusa Rodrigues, do artigo “O papel do consultor administrativo externo no fortalecimento do negócio”, aponta que a consultoria externa apresenta-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com