TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Interna de RH

Por:   •  3/6/2016  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica

Dados Gerais

Disciplina

Consultoria Interna de RH

Professor

Carmen Pereira

Alunos

Eliane Guadama Pachori e Liliane Lima dos Santos

Turma

136

Unidade

Rio Comprido

Nota

Análise do Texto

Título do Texto

As contribuições do modelo de consultoria interna de Recursos Humanos para o alinhamento entre as pessoas e a estratégia da empresa.

Autor (es)

Dirlene Regina da Silva

Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)

Consultoria de RH

Pessoas

Implementação

Artigo

Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)

O artigo apresenta de que forma as contribuições para um modelo de consultoria interna da área de RH e evidencia os conceitos de consultoria, resultado de uma pesquisa qualitativa e descritiva, objetivando analisar de que formas essas contribuições resultaram em um alinhamento entre as pessoas e o setor.

estratégico da empresa.

 Após análise dos dados obtidos nas pesquisas, pode-se inferir que o consultor interno tem um papel muito importante na organização na execução de seu trabalho, funcionando como apoio interno ao gestor e sendo responsável por assessorar de forma consistente esse cliente interno, o que, por sua vez, pode contribuir para o desenvolvimento das organizações.

        Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)        

A área de recursos humanos passou por transformações a partir da implementação da consultoria interna. O consultor interno tem a função intervir nos processos, dar suporte para a implementação das mudanças, agindo como apoio estratégico para o gestor. O consultor, dentro dos perfis e papéis citados ao longo deste artigo, por possuir uma visão sistêmica e conhecimento amplo, deve ser o facilitador que irá auxiliar o gestor a implementar mudanças na busca de melhores resultados para a organização.

O artigo encerra apontando o importante papel da consultoria interna de recursos humanos foi mais adequado e correspondeu a expectativa de seus propósitos, representa um canal de comunicação que liga a empresa aos colaboradores. Confere uma aproximação entre líderes e liderados e proporcionou um olhar sistêmico sobre a organização, atribuindo   a área de gestão de pessoas um importante papel de apoio a gestão e de impulso ao projeto empresarial, estimulando as pessoas caminharem em direção aos resultados que a empresa deseja, de uma certa forma fazendo entender que os objetivos da empresa também são os objetivos do colaborador.

 Com relação aos objetivos também salientam que o caráter estratégico da consultoria interna, pois as empresas buscam visando preparar a sua área de gestão de pessoas estejam  mais focada para os negócios, seja estratégica e dinâmica.

Destacam a importância da capacitação de lideranças para que possam assumir o papel de gestores de pessoas, e desenvolver capacidades e poder se preparar para ouvir os colaboradores, administrar conflitos, e outras atividades relacionadas a gestão de pessoas.

Foi recomendada a empresa a promoção de encontros entre os líderes de diversas áreas e consultores internos de todas as unidades de negócios e com essa troca de experiências são estimuladas para melhor desenvolvimento do modelo implantado. Seria interessante fazer uma análise quantitativa de quantas empresas no Brasil e não somente no Rio Grande do Sul trabalham com esse   modelo.

S

 

 

Paralelo com Exemplos de sua vivência

Após a visita a empresa para conhecer a consultoria implantada verificamos que há características semelhantes com a empresa mencionada no artigo, e uma delas é essa promoção de encontros com os setores estratégicos da empresa. Esses encontros dão a oportunidade dos setores de interagirem em prol de objetivos comuns que são a geração de renda e proporcionar lucro aos acionistas, bem como ter a participação positiva na economia do país na geração de trabalho e renda. Pois todos participam junto dos negócios em prol de resultados positivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (476.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com