TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumo prescrito ou proscrito

Por:   •  19/1/2016  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aluno: Vinicios Prestrelo M. de Mendonça

Resenha Critica

O artigo consumo prescrito ou proscrito, mostra como o consumo é visto de modo negativo pela sociedade, se posicionando de maneira contraria a essa concepção. Segundo o texto os estudiosos da área de humanas costumam associar o consumo ao consumismo, o que o autor classifica como errado a se fazer, pois, o consumo é algo que o ser humano faz por natureza, com a finalidade de satisfazer suas necessidades psicobiológicas, enquanto o consumismo consiste na pratica desenfreada de consumo, cujo, os resultados não trarão benefícios aos seus praticantes.

O texto defende ainda que é possível que desejos sejam confundidos com necessidades, e que esses desejos são perigosos, pois, a satisfação dos mesmos funciona de maneira cíclica, o fim de um desejo, gera outro, e outro, ou seja, o ser humano nunca fica plenamente satisfeito.

Outro ponto a ser mencionado no texto é a fronteira entre necessidades básicas e o supérfluo, pois segundo o autor essa fronteira é subjetiva e diferente a cada percepção.

O documentário vamos as compras, mostra como os estudiosos estão cada dia mais focados em proporcionar aos consumidores, maior praticidade e conforto no ato de consumir, os arquitetos e engenheiros fazem pesquisas e estudos detalhados sobre a percepção, desejo, e vontade dos homens e constroem verdadeiros templos do consumo, que buscam estratégias em todas as vertentes, voltadas a prospecção de mais consumidores.

Fazendo um link entre o texto e o vídeo fica fácil perceber como o marketing trabalha em cima da percepção dos homens, e como os consumidores são propensos a manipulação dos seus sentimentos e desejos que por vezes se transformam em necessidades, modificando assim, o ato de comprar e vender e gerando algo bem mais complexo, utilizando técnicas que buscam atrair os clientes em áreas que provavelmente os próprios desconheçam.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com