TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Ensaios: Contabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de leis, decretos e medidas provisórias e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil 4

2.2 Medidas macroeconômicas e microeconômicas 5

2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil 6

2.4 Os bencefícios socioeconôimicos das mudanças na microeconomia 8

2.5 A carga tributária no Brasil 9

2.6 Inabilidades administrativas 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Através do presente trabalho pretendo demonstrar que, apesar do grande emaranhado burocrático que dificultam a vida dos empresários e das empresas e da grande quantidade de leis, o potencial para desenvolvimento dos negócios no Brasil é enorme. Uma vez que, a mão de obra de nosso país é mais barata a instalação de empresas multinacionais é visto pelo Estado como uma fonte de lucros, ao passo que, a crise mundial tornou os países emergentes, como nosso, atrativos a este investimento. A ausência de uma concorrência econômica muito acirrada com outros países, junto ao crescente potencial de mercado consumidor é outro aspecto que torna o Brasil um país favorável a negócios no panorama atual.

Observamos também que, fatores como, conhecimento dos mercados interno e externo, medidas tomadas pelo governo, estratégias diferentes de relacionamento com o consumidor em complemento à apresentação do produto ao mesmo, dentre outros, podem ser cruciais para que uma empresa se coloque em uma posição favorável em relação à sua concorrência e trazendo mais satisfação aos seus clientes.

A análise das manobras do governo e da movimentação do mercado externo é extremamente importante para as empresas, mesmo que pequenas, pois proporcionam uma visão mais ampla, deixando menos pontos cegos no caminho que pretendem trilhar.

2 DESENVOLVIMENTO

Fatores como cumprimento tributário e previdenciário, obtenção e renovação de licença para as empresas, operação de importação, demonstram o atraso do Brasil em relação a outros países, quanto a transparência, integralização e simplificação de processos de interesse das empresas nacionais, para a melhoria do ambiente de negócios.

Nosso país passa atualmente em uma fase de mudanças em sua economia, o governo tenta melhorar o cenário econômico e incentivar a melhoria do ambiente de negócios. A tentativa de vencer os dois maiores desafios que são: complementar o ajuste macroeconômico, uma vez que são elevados, a divida pública e os juros; e, por meio de reformas microeconômicas, busca melhorar o ambiente dos negócios.

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

Observamos primeiramente que, o expressivo aumento no poder de compra da emergente nova classe média gerou significativo aumento no fluxo de compra e venda. Ao passo que, a maioria das empresas não acompanhou esse crescimento por não puderam compreender as necessidades, valores e desejos desta. A então chamada classe “C” tem preferência por produtos com qualidade reconhecida e apesar do interesse que demonstram em adquirir produtos tidos como prescindíveis, comprando mais do que a necessidade os demanda.

Visto que, o perfil de consumo dessa classe tem uma visão de sua inclusão na sociedade e ascender a um futuro auspicioso comprando mais que o produto em si, está nova classe é cada vez mais fiel à marcas que deem segurança visando não perder seu investimento, uma vez que, apesar de sua ascensão, o mesmo possa comprometer sua renda. Observando estes fatos as micro e pequenas empresas tem uma grande oportunidade de explorar esta oportunidade, buscando conhecer melhor este perfil de consumo, entendendo o que os levas a comprar e o que desejam comprar.

A exploração das necessidades e dos desejos de seus clientes, que é o maior fator que leva à compra, através da interação direta, trará grande vantagem às micro e pequenas empresas, uma vez que os jovens da atualidade são extremamente consumistas propiciando um bom panorama ao crescimento econômico dessas empresas.

Desta forma, a contabilidade se mostra uma ferramenta imprescindível, pois através de seu trabalho, o governo e empresas obtêm informações importantes sobre a situação das mesmas e ajuda em sua tomada de decisão, pois possibilitam uma visão mais ampla.

2.2 MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MICROECONÔMICAS

A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados, onde o encontro da oferta e a demanda determinam suas variáveis macroeconômicas. São eles:

• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível geral de preços, onde, a demanda agregada sendo igual à produção ou oferta agregada proporciona uma condição de equilíbrio ao mercado;

• Mercado de Trabalho: tendo a oferta de mão-de-obra, que depende do salario real e da evolução da população economicamente ativa e, a demanda de mão-de-obra regida pelos fatores da taxa de salario real e do nível de produção desejado pelas empresas, como fatores que determinam a taxa de salários e o nível de emprego. Este mercado admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características;

• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros;

• Mercado de Títulos: de maneira semelhante aos mercados de bens e serviços e de trabalho, analisa os agentes econômicos superavitários que podem efetuar empréstimos para os deficitários;

• Mercado de Divisas: A variável determinante desse mercado é a taxa de câmbio e depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro. Deixando a taxa de câmbio flutuar ou lixando-a antecipadamente o Banco Central interfere no mercado de divisas, praticamente determinando a taxa de equilíbrio.

Analisar a situação desses mercados é imprescindível aos governos e empresas, a fim de que possam exercer uma boa gestão, tendo condições de operar de forma mais efetiva. Tendo em vista que seu entendimento implica na melhor adaptação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com