TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Trabalho Universitário: Contabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARIA CLAUDETE SILVA

TÍTULO DO TRABALHO

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

GOIÂNIA

2014

MARIA CLAUDETE SILVA

TÍTULO DO TRABALHO

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [CONTABILIDADE EMPRESARIAL E PRÁTICAS TRABALHISTAS ].

Prof. SEBASTIÃO DE OLIVEIRA

GOIÂNIA

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO

2. A DIFERENÇA ENTRE UMA EMPRESA DE NATUREZA JURÍDICA LTDA. COM DOIS SÓCIOS E UMA EMPRESA DE NATUREZA JURÍDICA LTDA. COM UM ÚNICO SÓCIO – EIRELI. USAR FUNDAMENTAÇÃO LEGAL.

3. ESCLARECER OS PASSOS PARA CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA E RELACIONAR A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA, EM TODOS OS ÓRGÃOS COMPETENTES: JUNTA COMERCIAL, RECEITA FEDERAL DO BRASIL E PREFEITURA. EXPLICANDO PORQUE A EMPRESA TEM QUE SER ARQUIVADA EM CADA UM DESSES ÓRGÃOS.

4. ELABORAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL.

5. CONCLUSÃO.

6. REFERÊNCIA.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá relatar o que é uma empresa limitada, quais os passos para a regularização da mesma, algumas características importantes, também estará descrito no desenvonvimento do trabalho alguns artigos e leis, também como se faz para regularizar uma empresa no mercado.

A diferença entre uma empresa de natureza jurídica ltda.com dois sócios e uma empresa de natureza jurídica ltda.com um único sócio – EIRELI. Usar fundamentação lega.

Código Civil trazida em seu art. 1.033, IV, a proibição da existència de sociedade que não estivesse constituida com pluralidade de sócios, sendo permitida inicialmente apenas um período de 180 dias de transição para adequação do quadro societário, sob penas de extinção da sociedade. Mas a lei n. 12.441/2011 trouxe uma nova visão sobre a existência de uma pessoa jurídica de um sócio só. O que antes era proibido, agora é facultativo. A vantagem da EIRELI é que em caso de dúvidas, o patrimônio pessoal do empresário não será usado para o cumprimento das obrigações. Para se constituir uma EIRELI o capital social deve ser de no mínimo 100 salários mínimos. Na sociedade limitada não há previsão lega sobre o valor mínimo do capital social, mas o capital social deve conizer com o objetivo social da empresa.

Esclarecer os passos para a constituição da empresa e relacionar a documentação exigida para constituição da empresa, em todos os orgãos competentes: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil e Prefeitura.

Esclarecer os passos para constituição da empresa e relacionar a documentação exigida para constiuição da empresa, em todos os órgãos competentes: Junta comercial, Receita Federal do Brasil e Prefeitura.

1- SOCIEDADE SIMPLES - REGISTRO DA PESSOA JURÍDICA

Procedimentos gerais para registro de empresa: A sociedade simples adquire a personalidade jurídica com o registro de seus atosconstitutivos no Cartório de Registro de Títulos e Documentos das Pessoas Jurídicas.

Escolha do nome da empresa: O primeiro passo para se abrir a empresa é a escolha do nome, que pode ser em formade denominação ou razão social. Sendo uma sociedade por quotas de responsabilidadelimitada, poderá ser adotado a denominação ou razão social que diferem. Na denominação social não se usa nomes dos sócios, mas uma expressão qualquer, defantasia, indicando tanto quanto possível o ramo de atividade, ao contrário da razãosocial, que deve ser formada por uma combinação dos nomes ou prenomes dos sócios, de todos, de vários deles, ou de um somente. Se for omitido o nome de um ou mais sócios, deve-se acrescentar "& Cia. A razão social ou a denominação não poderá seridêntica a outra já registrada e, portanto é exigido que o interessado faça uma buscanos registros existentes para essa verificação.

a.1- Pesquisar junto à Prefeitura do Município, onde for instalar o empreendimento, sobre as exigências quanto à localização (lei de zoneamento) e sobre a regularização do imóvel (futura sede da empresa), para futuramente obter o alvará defuncionamento.

a.2- No caso de serem instaladas placas de identificação do estabelecimento, será necessário verificar o que determina a legislação local sobre o licenciamento das mesmas.

a.3- É extremamente importante que o empreendedor esteja a par do Código de Defesa do Consumidor para melhor adequar seus serviços às normas estabelecidas. b – Contrato de Constituição: Qualquer que seja a espécie de empresa a sociedade se constituirá por meio de contrato ou estatuto, que pode ser elaborado por instrumento particular ou público.

• Cláusulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com