TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Trabalho Escolar: Contabilidade Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A Importância das Funções Administrativas - Conceito e Definições....................5

2.2 Variáveis Macroeconômicas e Interferências nas Atividades Empresariais..........5

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

Considerando a sitematização do tema abordado, este assumi uma característica de estudo exploratório, utilizando-se de instumentos que venham evidenciar o tema, valendo-se de duas empresas selecionadas por reportagens cuja semelhança entre tais, retratam resolutividades quanto do investimento financeiro. É interessante notar, que para tais resolutividades o planejamento ocorre de forma a garantir as estratégias de negócios da qual comporta o mercado competitivo.

Para se avaliar a eficiência dada por estas empresas, necessário se faz, neste artigo, discutir alguns pontos relevantes: a importância das funções administrativas, variáveis macroeconômicas, inflação, juros, câmbio e crescimento econômico. Observados estas singularidades, destacamos aqui um conceito de funções administrativas que segundo Chiavenato, são instrumentos de planejamento, organização, direção e controle, sendo estas funções atribuídas em diferentes cargas para os diferentes níveis das organizaçãoes, “o nível tático e operacional”, dado que a função de planejamento possui um peso maior em nível estratégico.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS – CONCEITO E DEFINIÇÕES

Chiavenato afirma que o processo administrativo não ocorre ao acaso, tendo que, cada ação se concretiza em um plano pelo qual são traçados na função de planejamento.

Os planos estratégicos e táticos, tem a política de alcançar os objetivos organizacionais mais amplos, dando como exemplo de plano tático dentro das empresas de referência desta análise, percebe-se que a política aplicada limita e direciona o comportamento para determinados objetivos, já os planos estratégicos, podemos citar a tomada de posição frente ao mercado e outras empresas de produtos similares.

As funções organizativas, tem por objetivo atribuir responsabilidades às pessoas que estão encarregadas de realizar as metas traçadas pela gestão, gestão esta que segundo Chiavenato, ambicionam resultados e expressam em seus planos, tendo que cada um dos envolvidos no processo tenha sua cota de responsabilidade para realização garantida dos resultados, devendo todo capital humano ter ciência para onde e com que intensidade de direcionar.

Desta forma, compreende-se que a organização assim como demais funções, deve ser realizada em cada nível de acordo com o escopo administrativo, onde o estratégico organiza a empresa e o operacional a equipe. O tático filtra as ordens do estratégico e repassa as informações para o operacional de maneira mais concreta para que esta venha adequar-se aos objetivos das pessoas que o integram. Dentre estas funções, a “ direção” segundo Chiavenato, é a influência que o gestor impõe sobre o subordinado, a fim de que o planejado se realize dentro do prazo esperado.

Por fim, destaca-se a importância de enfatizar a função controle. Chiavenato a consolida como monitoria e avaliação de desempenho das funções: planejamento, organização e direção. Ele classifica a monitoração como um processo sistêmico: visto analisar o processo administrativo na sua integralidade, interativo: por necessitar de retroalimentação constatemente para que se torne real, ciclico e repetitivo: devido a verificação do processo reiteradas vezes. Dado que a importância está na garantia dos resultados em conformidade com o planejado, abordando ações de correção que viabilizem o perfeito funcionamento da organização.

Assim, temos que todas as funções aqui definidas por Chiavenato, sintetizam as responsabilidades do gestor em uma empresa/organização, e o ajudandam na compreensão de seus atributos admnistrativos.

2.2 Variáveis Macroeconômicas e Interferências nas Atividades Empresariais.

A macroeconômia objetiva o estudo que envolve o comportamento agregado de uma econômia: tendências a partir dos processos microeconômicos da ecomomia competentes à produção, à geração de renda, ao uso dos recursos, ao comportamento dos preços e ao comércio exterior, tendo como objetivos principais a estabilidade de preços, controle inflácionário, crescimento da econômia e pleno emprego.

Esta possui sua estrutura Mercado de Bens e Serviços (determinante do nível de produção agregada e o nível de preços). Mercado de Trabalho (admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego). Mercado Monetário (analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros). Mercado de Títulos (analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda). Mercado de Divisas (depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro).

As variáveis: taxa de juros, taxa de emprego/desemprego (PEA – População Economicamente Ativa), taxa de inflação, taxa de importação/exportação, PIB – Produto Interno Bruto, dentre outras, interferem nas atividades empresarias, uma vez que estas taxas têm fundamental influência no mercado, e determinam a economia interna (empresa) e externa (sociedade).

Dentre estas variáveis, podemos conceituar algumas. Segundo Pinho e Vasconcellos (2002), o PIB pode ter uma representação matemática da seguinte forma: PIB = C+I+G+XL, tal que C = Consumo, representa todos os bens duráveis ou não, bem como serviços adquiridos pelas famílias, I = Investimentos, compra de bens “capital fixo” e de giro “estoques”, que farão a geração da renda futura, G = Gastos realizados pelo governo federal, estadual ou municipal para adiquirir bens e serviços e XL = exportação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com