TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.383 Palavras (26 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCI

Porto Alegre, 11 de Outubro de 2015.

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................... 3

Entrevista Controller..............................................................................4

Missão da controladoria na sua empresa..............................................4

Importância da Auditoria Interna.........................................................6

Diagnóstico sobre a Empresa..................................................................7

Estrutura do Sistema Contábil...............................................................8

Valor Econômico Agregado....................................................................8

Companhia Brasileira de Distribuição - Grupo Pão de Açúcar..........9

Analise Grupo Pão de Açúcar................................................................10

Natura Cosméticos valor da empresa, técnica do Valor de Mercado 11

Análise Natura Cosméticos.....................................................................14

Estudo de Caso da Nintendo...................................................................18

Tradução de Visão (Nintendo) ...............................................................19

Riscos.........................................................................................................21

Estruturação do Ativo da empresa.........................................................22

Alavancagem operacional Financeira e combinada.............................26

Conclusão..................................................................................................29

Referências Bibliograficas.......................................................................30

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS apresentaremos através dos aprendizados da disciplina um Plano de Controladoria. Utilizaremos como empresa modelo um escritório contábil localizado na cidade de Viamão/RS.

Na primeira etapa do trabalho falaremos sobre a missão, das crenças e valores da empresa modelo, entrevistaremos uma pessoa que trabalha no setor de Controladoria e falaremos sobre a importância deste setor dentro de uma organização. Também será feito um estudo sobre a empresa modelo (diagnósticos, áreas a serem atendidas, estrutura do sistema contábil gerencial, etc.).

Na segunda etapa do trabalho faremos cálculos para a obtenção do valor da empresa. Será demonstrado através de exemplos de algumas empresas (Supermercado Pão de Açúcar, Britânica de Compressores Ltda. e Natura Cosméticos S/A),  a EVA (Economic Value Added), Valor de Mercado e a Técnica de Potencial de Rentabilidade Futura.

Já na terceira etapa será praticado o desenvolvimento, interpretação e avaliação da matriz SWOT (potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças) e as avaliações de risco que envolvem as grandes empresas. Para isso será feito um estudo de caso da empresa Nintendo e como a entrada no mercado de novos produtos concorrentes afetou a empresa.

E por fim, na última parte desta ATPS falaremos sobre o ativo e passivo de uma organização, através dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica. Nesta última etapa será feita uma ligação com as etapas anteriores deste trabalho, pois na Estruturação do Ativo e Passivo utilizaremos como modelo a empresa da Etapa 2 deste desafio. Também faremos uma diferenciação existente entre alavancagem financeira e combinada.

Etapa 1

Nesta ATPS utilizaremos como empresa modelo um escritório de contabilidade localizado na cidade de Viamão/RS. De acordo com os ensinamentos da PLT e leitura complementar da disciplina as particularidades da Missão, das Crenças e dos Valores desta organização são as seguintes:

Missão: Nossa missão é prestar serviços de qualidade a todos os clientes oriundos de Porto Alegre e região metropolitana, para que estes mantenham conosco uma relação profissional segura baseada na confiança. Somos uma empresa familiar e procuramos assessorar, prestar serviço e auxiliar no gerenciamento de negócios dos nossos clientes, disponibilizando soluções adequadas para a gestão administrativa, gerencial, financeira e tributária das empresas:

Visão:Ser reconhecido na região com uma das empresas contábeis mais promissoras e confiáveis existentes, firmando com os atuais e futuros clientes uma aliança séria e duradoura.

Valores: Nossos valores essenciais e que procuramos manter sempre são os seguintes: Ética profissional, lealdade, respeito, competência, legalidade, profissionalismo absoluto, confiança e credibilidade.

Metas: Tornar-se o maior e melhor escritório contábil da cidade de Viamão, ajudando no crescimento da economia local.

Objetivos: Em 02 (dois anos) aumentar em 20% a carteira de clientes, nem que para isso a empresa aumente o quadro de colaboradores, visto que, precisará de uma maior mão de obra. Para traçarmos esses objetivos investiremos em marketing, divulgando nossa marca nas redes sociais e numa página própria (site). Também faremos o uso de outdoors nas cidades de Viamão, Alvorada e Gravataí.

1.  Qual a missão da controladoria na sua empresa?

Michele Gattermann: Há cerca de dois anos trabalho num escritório de Contabilidade. Antes da minha contratação a empresa não tinha esse setor e a falta de um controler interno gerava muitos custos para os sócios, custos que só seriam sanados quando houvesse um profissional específico para controlar o envio de impostos para os clientes (setores contábil, fiscal e departamento pessoal); balanços; balancetes; declarações municipais, estaduais e federais, etc. A missão da controladoria dentro da empresa é a de criar ferramentas de controles internos, controlar a execução dos objetivos determinados, averiguar os motivos de ocorrência de desvios e indicar as correções de rumo quando necessárias.

2. Quais as principais funções do Controler?

Ajudar na criação de estratégias para o alcance das metas, organizar, analisar e apresentar os dados pertinentes a cada setor.Ele deverá atuar constantemente em mudanças (de mercado, tecnologias, sistemas de gestão, etc.), assumindo assim, um papel fundamental dentro da empresa. Ele tem que ter uma visão ampla e generalista, o influenciando e assessorando todos os outros departamentos da empresa, onde as informações são geradas e colocadas à disposição dos diretores para a tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (287.8 Kb)   docx (66.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com