TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação , Desenvolvimento e Gestão de Produto

Por:   •  14/6/2021  •  Resenha  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Criação desenvolvimento e gestão de produtos

Módulo: 4

Aluno: Aline Silva de Oliveira da Silva

Turma: ONL021I7-POMKTRS12T1

Tarefa: Criação de produto IOT

Descrição do produto

IoT – Internet of Things

Segundo o site TechTudo (2014) A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. A ideia é que o mundo se conecte mais com digital e que se tornem um só. Isso vem sendo discutido desde 1991, quando a conexão TCP/IP e a internet começo se tronar popular. A partir daí a tecnologia não parou de evoluir.

Nome do produto: Fogão Inteligente

Característica do produto: versão com 4 e 6 bocas, à gás, acendimento automático (não precisa utilizar palitos de fósforo), as grades são removíveis para facilitar a limpeza, forno com iluminação interna, outolimpante, prateleira deslizante facilitando o manuseio do alimento, forno com função time que avisa quando o tempo programado se encerra, forno duplo para o preparo de dois pratos ao mesmo tempo e gril que doura os alimentos. Além de todas essas característica básica ele conta com um painel inteligente vinculado á um aplicativo móvel que possibilita o usuário ter todas as informações referente ao consumo do seu botijão de gás (se à gás suficiente), possíveis vazamentos e também contará com um sistema de segurança que emite um aviso sonoro assim que alguém se aproximar do fogão enquanto estiver sendo utilizado (para segurança das crianças). Outra característica será a sua tampa de proteção que vira uma tela com touch screen onde você poderá ter acesso a internet podendo consultar várias receitas incluindo vídeos de preparos. Ele contará com design inovador e elegante.

Objetivo

Criar soluções inovadoras para os nossos clientes, através de qualidade e segurança. Atender suas necessidades através da tecnologia solucionando os seus problemas e facilitando o seu dia-a-dia.

Nosso objetivo também fazer parte do mercado de fogões interagrado à tecnologia. Queremos trazer o futuro para dentro da casa das famílias.Tecnologia a seu favor!

Concorrentes

Estaremos disputando com vários concorrentes diretos que investem em grandes tecnologia. Principais marcas: Samsung, LG, Brastemp e Eletrolux, que são marcas líder em eletrodomésticos. Elas contam com um portfólio vasto, que atendem vários perfis de consumidores. De acordo com o site Mundo do Marketing (2013) a Brastemp durante uma feira que ocorreu em São Paulo apresentou um fogão que conecta a smartphones e que é possível fazer download de mais de 50 receitas diretamente e programa o seu preparo no forno elétrico. O fogão está na faixa de R$ 4.599,00.

O nosso ponto forte será a exclusividade no mercado, pois não existe fogões com esse tipo de tecnologia que estamos propondo. Mas não podemos descartar o risco de sermos imitados. Por isso a analise e triagem é muito importante.

Geração de ideias

De acordo com IRIGARAY (2020), o processo de geração de novos produto são gerados apartir de uma idea, podendo ser por nessecidade dos clientes, que é o que ocorre na maioria das vezes. As empresas utilizam com frequência seus próprios clientes na descrição dos seus problemas e das suas necessidades.

A ideia de um fogão com sistema inteligente surgiu da necessidade e de um problema que as donas de casa enfrentão na hora de preparar uma refeição. Falta inesperado do gás, segurança da família em relação a vazamento de gás, segurança das crianças quando tem panelas no fogo, praticidade e inovação.

Através dessa tecnologia será possível utilizar o fogão com tranquilidade. Ele sera capaz de te avisar quando o gás estiver acabando, imitirá um aviso sonoro quando uma pessoa estiver se proximando enquanto esta sendo utilizado (no caso de crianças).

Uma das causas em relação a acidentes domésticos são por causa de queimaduras principalmente em crianças.

Segundo o site G1 (2020), uma criança de 1 ano teve 30% de seu corpo queimado em acidente com água quente. Segundo a mãe, ela estava preparando comida e não viu o bebê se aproximar do fogão. Lemos notícias como essa com frequência.

E para facilitar a vida das donas de casa o fogão contará com uma tela touch screen para pesquisas na internet, receitas e preparos.

Púlbico-alvo e segmentação de mercado

Segundo o site Hubify (2020), o público-alvo é um grupo de pessoas ou organizações com perfis semelhantes nos hábitos de consumo, e sintonizados com o negócio da empresa. É essencial entendermos que o público-alvo ainda não é um cliente e sim um candidato que futuramente se tornará nosso consumidor e denfessor da nossa marca. Os hábitos, interesses, os anseios e necessidades, são elementos importantes para ajudar na estratégia.

Nossa estratégia como público-alvo são as mulheres a partir de 23 anos, donas de casa, que pertencem a classe A, B, C e D. Estaremos trabalhando com um público específico (nicho) iremos solucionar e atender as necessidades desse público que foram pouco exploradas. Estaremos trazendo soluções, algo novo e inovador que facilite a sua rotina do dia-a-dia e traga segurança para sua família.

A realização de uma segmentação será muito importante para organizarmos os nosso consumidores de acordom com suas características. Entendendo o nosso público-alvo poderemos desenvolver campanhas voltadas para o nosso público de nicho.

Poscionamento competitivo

De acordo com o site Gen (2020), sob a ótica do marketing o posicionamento competitivo tem a ligação com a percepção do mercado em relação a marca e a oferta de uma organização e como ela se associa com os seus agentes interessados (stakeholders). Assim para o marketing o conceito de posicionamento é construção de uma imagem na mente do público-alvo.

Nosso produto esta sendo um diferencial no mercado, está sendo direcionado para o público feminino. Pois são as mulheres que decidem qual produto comprar conforme as suas necessidades e desejos. Estaremos facilitando e tornando a vida delas mais prática e seguras.  

Conscideramos mulheres a partir de 23 anos, pois já possuem uma rotina cotidiana de uma dona de casa. Claro que existem homes como chefs de cozinha, mas as mulheres tem uma participação maior.

Nosso produto será percebido e valorizado pelo perfil que queremos atingir, pois sabemos e conhecemos a importância da necessidade do nosso público.

Temos o cliente-alvo com suas necessidades, traremos a solução e benefício através de um produto inovador (durabilidade, segurança e praticidade). Iremos estabelecer um preço um pouco alto, será novidade no mercado e os consumidores estrão dispostos a pagar por conta da inovação. Será um produto top de linha.

Análise do nível de produto e ciclo de vida

Ao planejar sua oferta ao mercado, o profissional de marketing precisa pensar em cinco níveis de produto. Cada nível agrega mais valor para o cliente e juntos, os cincos constituem a hierarquia de valor para o cliente (KOTLER; KELLER, 2012, p. 348).

A baixo podemos acompanhar os níveis que nosso produto percorreu:

Nível 1 – Benefício central: segurança, inovação e praticidade através da tecnologia além do seus benefícios básicos que é oferecer uma estrutura onde as pessoas possam realizar o preparo do seu alimento.

Nível 2 – Produto básico: Fogão com tecnologia, acendedores automáticos, forno com prateleiras deslizantes e iluminação interna, função time, três tipos de cores, design inovador, acabamento em inox, sinal sonoro para segurança das crianças enquanto o fogão esta sendo utilizado, auto-limpante, tela touch screen com acesso a internet (vinculado ao app) e sistema de alerta em caso de vazamento e nível do gás (se estiver acabando).

Nível 3 – Produto esperado: O meu produto não vai ser esperado pois é uma ivovação no mercado da tecnologia, as pessoas não o conhecem ainda. Se tratando de um fogão básico que todos conhecem o esperado seria:  um fogão com bocas com um formo com iluminação interna, acendimento automático e talvez status. Cada cliente vai procurar características, benefícios em lugares diferentes. O nosso produto será exclusivo no mercado, iremos atender as necessidades e solucionar os problemas do cliente sem que eles estejam esperando.

Nível 4 – Produto ampliado: Nosso produto possui garantia de 5 anos, assistência técnica 24 horas agregado ao produto e um anos de assinatura grátis em um dos canais de receitas de culinária parceira nossa marca.

Nível 5 – Produto potencial: Tendo uma boa aceitação no mercado, estaremos futuramente tornando esse fogão mais inovador tecnologicamente. Tudo vai dempender da necessidade que esses clientes vem a desenvolver depois que possuir o nosso produto. A partir daí surgirão novas necessidades, o nosso fogão se tornará o básico, então teremos que customizar este produto, pois não será mais novidade. Futuramenta ele poderá vir com uma versão com mais tecnologia envolvida ou até mesmo outras versões.  

Ciclo de Vida

De acordo com IRIGARAY (2020), todos os produtos têm um ciclo de vida que correlaciona os seus históricos de vendas e os lucros gerados.

Para Kotler e Armstrong (2014 apud IRIGARAY, 2020), afirma que, para garantirmos que um produto tenha ciclo de vida, temos de partir de quatro pressuposto: os produtos têm vida limitada; os produtos atravessam estados destintos, cada um com um desafio, oportunidade e problemas diferentes para o vendedor; lucos sobem e descem em diferentes estágios; é preciso ter estratégia de marketing, financeira, de produção, compras, Rh de acordo com da estagio do seu ciclo.

Para obter sucesso o produto tem que percorrer quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade e declineo (IRIGARY, 2020, p. 19).

A seguir podemos visualizar o ciclo de vida do nosso produto.

Fogão - maturidade

Fase Introdução: Precisamos criar consciência do nosso produto. Estaremos investindo em divulgações, progagandas, distribuição, embalagens e treinamentos para a equipe. Iremos fazer poucas distribuições para instigar os usuários. O preço do lançamento será alto, pois precisamos recuperar os investimentos realizados. Iremos participar de feiras de lançamento e não faremos promoções.Trabalharemos com a estratégia de desnatamento lento.

Fase crescimento: Nesta fase já conhecemos o comportamento do mercado. Nossos consumidores já conhecem o nosso produto. Iremos aperfeiçoando a estratégia de vendas, ajustando novas necessidades do público e lançando novos players do produto. Iremos investir no markenting do produto e desenvolver preferência pela marca.

Fase Maturidade: Precisamos investir, preservar nosso lucro e nos diferenciar da concorrência. Está na hora de lançarmos novas linhas! Podemos converter os não usuários como por exemplo atacando o publico masculino, podemos fazer com que esse público se interesse pelo nosso produto, podendo ser através de lançamento de nosvos designs desse fogão, um formato mais futurista com base em filmes de personagens como homem de ferro, capitão américa, star wars, etc. Podemos esta lançando edições especiais ou ate mesmo aclopando outras funcionalidades nesse fogão.

Temos que inovar e sair da zona de conforto.

 

Análise do portfólio

De acordo com KOTLER e KELLER (2012), um mix de produtos são todos os itens que uma empresa se propõe a vender. Ele se compõe de várias linhas e ao oferecer uma linha de produto normalmente é desenvolvido pelas empresas uma plataforma e módulos básicos que podem se adicionados conforme o perfil e as exigências do seus consumidores. Para determinar quais linhas do seu produto será desenvolvido é importante ter conhecimento dos vendas e lucros, assim podemos determinar quais serão desenvolvidos, mantidos, colhidos e abandonados.

O produto precisa de acompanhamento e de avaliações com frequência. Para isso é    necessário uma prática que ofereça ferramentas para análise   de protfólio (ARANTES, 2013; CENI, 2013; STADLER, 2013).

Mix de Produtos Fogão Inteligente

Amplitude do mix: Futuramente podemos esta lançando novas linhas como micro-ondas, forninhos, cafeteiras, panelas elétricas etc.

Extensão do mix: Hoje estaremos lançando somente uma linha de nosso produto. Futuramente iremos realizar uma extesão em nossas linhas conforme as exigências de nosso consumidor. Futuramente uma linha tradicional para o uso do dia a dia e uma linha industrial por exemplo para restaurantes, chefs de cozinha etc.

Profundidade do mix: Linha Black, Linha White, Linha Silver. Contaremos com duas versões 4 bocas e 6 bocas. Futuramente trabalharemos com linhas especiais e como novos designs (um design mais futurista conforme citado na fase da maturidade).

Através do mix podemos esta expandindo os negócios.

Referências bibliográficas

ARANTES, E.; CENI, F.; STADLER, A.: Desenvolvimento de produto e métrica de marketing. 1ª ed. Curitiba: Inter Saberes, 2013. (Coleção gestão empresarial, v. 5). Acesso (20-05-2021).

G1. Bebê de 1 ano tem 30% do corpo queimado em acidente com água quente em Varginga, MG. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2020/10/22/bebe-de-1-ano-tem-30percent-do-corpo-queimado-em-acidente-com-agua-quente-em-varginha-mg.ghtml Acesso (17-05-2021).

GEN N&G. Conceito de posicionamento competitivo. Disponível em: https://gennegociosegestao.com.br/conceito-posicionamento-competitivo/ Acesso (18-05-2021).

HUBIFY. Passo a passo para definir o publico-alvo da sua marca. Disponível em: https://hubify.com.br/blog/business-inteligence/publico-alvo-da-marca Acesso (18-05-2021).

IRIGARY. Helio Arthur. Criação, desenvolvimento e Gestão de Produtos [Apostila]. Produção: FGVOLINE. Rio de Janeiro: 2019. Disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/321743/viewContent/2540587/View Acesso (17-05-2021).

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de marketing, 14ª edição. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2012. Acesso (18-05-2021).

MUNDO DO MARKETING. Brastemp lança fogão que se conecta com smartphones. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/28144/brastemp-lanca-fogao-que-se-conecta-com-smartphones/ Acesso (17-05-2021).

TECHTUDO. ‘Internet da coisa’: entenda o conceito e o que muda com a tecnologia. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/internet-das-coisas-entenda-o-conceito-e-o-que-muda-com-tecnologia.html/ Acesso (17-05-2021).

pág.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (276.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com