TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de Blogues Como Estratégia de Marketing

Por:   •  8/3/2016  •  Artigo  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

Criar um Blogue

O que é um blogue?

Blog ou Blogue significa diário. É um site que é estruturado sob a forma de artigos, organizados de forma cronológica inversa, e que permite ser atualizado rapidamente e escrito por um número variável de pessoas.

Um blogue típico combina texto, fotografias/vídeos e links externos.

Existem várias tipologias de blogue: Blogue pessoal (focado na pessoa que o escreve); Blogue Organizacional/Corporativo (focado na promoção de empresas e nas ações desenvolvidas por elas); Blogue de género (focado num tema/ assunto específico, nomeadamente moda, gastronomia, vinhos, desporto, etc). Este último, é a tipologia de blogue que tem tendência para obter mais volume de visitantes, não quer no entanto dizer que seja o tipo de blogue mais correto para os seus objetivos.

Porquê um blogue?

Os blogues estão relacionados com o marketing de conteúdos. Marketing esse de extrema importância para assegurar presença e notoriedade na Internet, interação e fidelização de clientes, e gerar mais vendas

Quais são as etapas para criar um blogue de sucesso?

        Estas etapas têm por base relatos de bloguers e profissionais de marketing digital.

  1. Não encare o hobby como um hobby - Se escreve sob um hobby seu, não o faça de forma amadora, nem o trate como tal. Se quer criar um blogue de sucesso, terá que entendê-lo como um trabalho, algo que requererá esforço e dedicação, com conteúdos interessantes, cativantes e profissionais.
  2. Escolha o nicho de mercado certo – Não pense que só porque está na Internet vai ter sucesso. É preciso haver convergência de interesses (os seus com os de quem estará disposto a manter (e até mesmo pagar) pelo seu negócio.

Se não sabe quem é esse mercado, comece por procurar em blogues que tenham assuntos semelhantes ao que pretende explorar ou que sejam do seu interesse, as pessoas que interagem com o blogue. Que escrevem elas? Que dúvidas ou interesses apresentam?. Esta será uma boa base de trabalho inicial…

  1. Escreva sobre um assunto de que goste e que conhece bem- Escrever um blogue numa base diária ou semanal requer inspiração e conhecimentos, e como deve calcular, não será fácil envolver os outros se também não estiver envolvido. Também não conseguirá ter muitos seguidores se os artigos por si publicados são de fontes pouco credíveis ou cópias integrais de outros sites, daí a importância de se conhecer bem os assuntos tratados.

  1. Estabeleça objetivos para o seu blogue – O que pretende fazer com o blogue? Qual a razão da sua existência? O que poderá oferecer aos outros?

Ter um blogue apenas porque está na moda ou porque quer ganhar dinheiro não são motivos por si só. Deve haver um interesse intrínseco na sua ação.

Por exemplo: Eu gosto muito de escrever e tenho um blogue pessoal que adoro. Vejo que aprendi muito ao longo do tempo sobre a arte de fazer um blogue e agora quero ajudar os outros a consegui-lo também.

  1. Estabeleça um caminho (meta) para alcançar esses objetivos – Se souber para onde quer ir mais facilmente saberá que direção tomar.

Por exemplo: Se o meu objetivo for ajudar os outros a criar um blogue de sucesso, poderei começar por escrever artigos que esclareçam as dúvidas mais frequentes dos “bloguers”. Posso depois criar vídeos que demonstrem como fazer determinadas ações mais complexas.

Se obtiver um número considerável de visitantes começarei a escrever e-books sobre esta matéria, vendendo-os online com custo situado entre os €2 e €5. Se tiver sucesso, posso oferecer online os meus serviços de criação ou alteração de blogues.

  1. Otimização SEO – Não se esqueça que estar presente na Internet não basta, os motores de busca (Google, Yahoo; Sapo) devem encontrar o seu blogue, pois só assim é que conseguirá tráfego. Para isso deverá otimizar o seu blogue para estes motores de busca. Nas próximas sessões iremos abordar como otimizar o site ou blogue, porém convém que tenha noção de que de que sem tráfego não conseguirá ter expressão, logo não terá visitantes, leitores assíduos ou anunciantes interessados em publicitar os seus produtos/serviços através da sua página. O tráfego é a moeda da Internet.

  1. Mantenha um bom ritmo de escrita – Para que consiga alguma relevância e feed deverá atualizar o seu blogue, no mínimo, 2 vezes por semana. Crie fóruns de discussão ou artigos capazes de gerar troca de opiniões (para isso convém escrever sobre assuntos atuais ou que sejam tendência). Ao obter leitores assíduos que debatam e opinem no blogue, o feed aumentará, logo produzirá mais tráfego, o que por sua vez fará com que o blogue se torne relevante para os motores de busca. Só assim poderá um dia ganhar dinheiro.

Como ganhar dinheiro no blogue?

Este é o retorno do seu trabalho, mas não quer dizer que seja menos trabalhoso. Nos primeiros meses de vida do seu projeto é normal que os anunciantes não apareçam. O seu blogue é novo, tem poucas visitas, não é muito conhecido, tem pouco conteúdo e isto não é vantajoso para quem anuncia.

Existem factores que serão determinantes para tornar o seu blogue interessante para os anunciantes. Vai depender da forma como promover e trabalhar o blogue e também da área: se tiver muitos concorrentes, os anunciantes dão preferência aos que já se destacam, os mais conhecidos. É preciso ter calma nesta fase e não desesperar.

 - Venda de Publicidade

A venda de publicidade é a melhor forma e a mais segura de ganhar dinheiro com um blogue, pois não depende de terceiros para ter publicidade, uma vez que pode negociar diretamente e criar uma boa relação com o anunciante.

Tipos de publicidade

Pay Per Click

A publicidade PPC (Pay Per Click - Pago por Clique) é talvez o tipo de publicidade mais usado. Existem várias empresas que têm este tipo de publicidade, mas para o mercado português (e até mesmo para o inglês) o mais rentável é o Google Adsense e não existem alternativas a altura.

No Google Adsense você é pago por cada clique válido. O valor de cada clique vária conforme o nicho, o número de anunciantes, da qualidade do seu conteúdo e da localização e formato dos banners usados. O Adsense tem regras muito rígidas e só pode ser usado em sites com conteúdo legais. Isto significa que sites adultos, sites sobre assuntos ilegais e sites que tenham linguagem considerada inapropriada são proibidos. Este sistema está também muito atento aos cliques inválidos, por isso nem pense em estar a clicar, pedir ou incentivar o clique porque a sua conta pode (vai) ser banida sem aviso, acabando por perder todo o dinheiro que tem na conta. Depois não pode criar outra, porque os seus dados pessoais ficam na "lista negra" do Google por um período de tempo não conhecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (239.6 Kb)   docx (300.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com