TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação, desenvolvimento e gestão de produtos

Por:   •  18/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos

Módulo:

Aluno: Max Jandys Lopes Leite

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

Descrição do produto

Como GP da empresa Smart Acqua, desenvolvemos uma linha de utensilios domésticos que contem uma aplicação de monitoramento no uso de água.

Apresento-lhes a aplicação de monitoramento mais inteligente e consciente existente no mercado, o Smart Acqua Controller (SAW).

Ele é um produto onde visamos atingir o mercado de consumo e higiene consciente então, os produtos terão conexão com o app “Smart Acqua”, onde será possível transmitir informações em tempo real sobre a utilização de água na residência do consumidor como, por exemplo, a quantidade de água (em L) utilizada por banho tomado, o gasto de água (em L) por torneira existente.

Os produtos SAW terão uma tecnologia capaz de realizar a leitura da quantidade de água que passa pelos microsensores que permitirão o consumidor de controlar a quantidade de água utilizada em determinado objeto de vasão de água.

Então, nossa tecnologia estará presente nas linhas de torneiras e chuveiros, trazendo os benefícios de redução no desperdício de água, redução na conta de água e redução na conta de energia elétrica.

Pelo app, serão gerados relatórios diários, semanais e mensais quanto à medição do consumo de água. Verificará se uso esta dentro do padrão de consumo que, com base nos dados gerados da Sabesp sobre o consumo padrão, que é cerca de 110 litros / pessoa / dia, para atender as necessidades de consumo e higiene e emitirá alerta quando este consumo ocorrer de forma excessiva.

Por conta de sermos pioneiros e o nosso produto ser inovador, nosso concorrente direto é a empresa Unique Spa Bath Solution, que é a empresa que mais se aproxima ao nosso produto em termos de tecnologia. Temos como concorrentes indiretos todas as empresas do ramo de chuveiros e torneiras, onde as principais são: Deca e a Lorentezzi.

Nosso principal objetivo com o lançamento dos produtos SAW é permitir que o consumidor possa controlar a quantidade de água utilizada em determinado objeto de vasão de água, seja uma torneira ou um chuveiro. Além de incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à redução do consumo de água, fazendo que o uso seja de maneira mais consciente com reflexos expressivos nos benefícios como, redução no consumo e o desperdício de água, gerando uma economia de no mínimo 15% nas despesas e custos operacionais.

Geração de ideias

Conforme citado por Irigaray (2020), o processo de desenvolvimento de novos produtos se inicia com a geração de ideias. A identificação clara das necessidades dos clientes é o seu ponto de partida.

Nossa linha de produtos foi pensada, primeiramente, tendo como base à visão da nossa empresa que é ter produtos que causam sensibilização, conscientização e mobilização sobre o valor da água e seus impactos a sociedade e ao meio ambiente.

E, após conhecermos o Programa de Uso Racional da Água (PURA), que é um programa de incentivo da Sabesp contra o desperdício, muito utilizado em estabelecimentos públicos como, hospitais, universidades e escolas, tivemos algumas reuniões de brainstorm com o time de desenvolvimento de produtos afim de trazernos idéias para levar essa informação de uso consciente direto para as casas.

Então, com base na inovação e conceito de Iot, criamos um produto onde poderá entregar esses dados de conscientização em tempo real, algo que é de grande necessidade, pois acaba acarretando em ter um controle mais precisa dos gastos com água.

Público-alvo e segmentação de mercado

Após pesquisa de dados sobre a disponibilidade hídrica nas regiões, definimos que estaremos segmentados principalmente em regiões onde apresentam certa deficiência em sua capacidade hídrica, pois é lugares onde o consumo, de certa forma, não esta ocorrendo de maneira consciente e com influencia dos fatores naturais como, a seca extrema que ocorre principalmente nas regiões do nordeste.

Para o lançamento do nosso produto, definimos que nosso publico-alvo serão homens e mulheres, casados ou solteiros, que possuem casa própria, moradores das regiões da Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, pois são regiões onde mais  sofrem com níveis “extremamente altos” de risco de crise hídrica.

Posicionamento competitivo

A Empresa Smart Acqua é um problem solver em desperdicio de água e nosso propósito é assegurar a nossos clientes uma utilização mais racional e consciente de água por meio de dados reias e precisos.

Para isso, oferecemos produtos sob medida, na forma de projetos com tecnologia de ponta. A fim de oferecer produtos acessiveis e de baixo custo, teremos parcerias com as Companhias de Saneamento de cada região onde lançaremos os nossos produtos.

Análise do nível de produto e ciclo de vida

Com base nos cinco niveis de analise de produto referenciado por Kotler e Keller (2012), que juntos constituem a hierarquia de valor para o clientei possivel realizar a seguinte analise por etapas:

Benefício central: é uma solução para os problemas com desperdício de agua.

Produto básico: os clientes terão produtos (torneiras e/ou chuveiros) com design personalizado a sua escolha, com tecnologia inovadora de leitura de partículas de H2O.

Produto esperado: trazer redução no consumo e o desperdício de água, gerando uma economia nas despesas.

Produto ampliado: plano de bonificação junto as Companhias de Saneamento de cada região.

Produto potencial: Com o sucesso do produto, apostaremos em novas soluções para controle de reaproveitamento de água e expandir a solução também para outros objetos onde circulam água como, por exemplo, piscinas e banheiras.

Dentre as fases do ciclo de vida definidas como: introdução, crescimento, maturidade, declínio.

Hoje, o nosso produto, se enquadra na fase de introdução, por ser um produto novo, recém lançado e por ele ainda não ser reconhecido no mercado, necessita ainda de investimentos em desenvolvimento tecnológico, embalagem, distribuição e principalmente propaganda, para que não tenhamos prejuízos constantes e pule etapas no ciclo, passando da introdução direta para o declínio.

 

Análise do portfólio

Por ser um produto novo, ele ainda precisa passar por certo acompanhamentos constantes e por avaliações frequentes do nosso portfolio para podermos expandir os negocios.

Mix de produtos Smart Acqua, torneiras e chuveiros inteligentes.

Amplitude do mix: Lançamento de novos modelos de chuveiros e torneiras com a nossa tecnologia.

Extensão do mix: Como é um produto com tecnologia inovadora, esperaremos chegar ao nivel de maturidade para podermos programar outros produtos além destes citados.

Profundidade do mix: Torneiras para pia de cozinha, torneiras para pia de lavabo, torneiras para pia de banheiro comum, torneiras para pia de lavanderia, chuveiros eletricos, chuveiros a gás, chuveiros com ducha.

Profundidade do mix: Torneiras para pia de cozinha, torneiras para pia de lavabo, torneiras para pia de banheiro comum, torneiras para pia de lavanderia, chuveiros eletricos, chuveiros a gás, chuveiros com ducha.

Referências bibliográficas

Leite, I. 'Ampulheta' ajuda a controlar tempo no banho e economizar água. 2016. Disponivel em: <https://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/assunto/banho-e-chuveiro/. Acesso em: 21 abr. 2022

Post, B. Banho passou de 10 minutos? É desperdício. 2014. Disponivel em: <https://exame.com/tecnologia/banho-passou-de-10-minutos-e-desperdicio/. Acesso em: 21 abr. 2022

Pinto, A. Posicionamento de marca: navegar é preciso. 2017. Disponivel em: <https://endeavor.org.br/marketing/posicionamento-de-marca-navegar-e-preciso/. Acesso em: 21 abr. 2022

Irigaray, Helio. Criação, Desenvolvimento e gestão de produtos. 01. ed. Rio de. Janeiro: FGV, 2020.

pág.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com