TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Exames: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 5

O que é Cultura Organizacional?

A Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização que a diferencia dos demais. A Cultura Organizacional cita á maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas. Trata-se de um conceito descritivo. Isso é importante porque diferencia esse conceito daquele de satisfação com o trabalho. (ROBBINS, 2010 . P 501)

Dentro de uma organização, além da Cultura organizacional pode haver também subculturas. A maioria das grandes empresas possui uma cultura dominante e diversas subculturas. A Cultura dominante expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização. Quando falamos na cultura de uma organização referimo-nos a sua cultura dominante, que lhe confere uma personalidade distinta. As subculturas tendem a ser desenvolvidas nas grandes organizações para refletir problemas, situações ou experiências comuns a alguns de seus membros pertencentes a determinados departamentos ou regiões geográficas. (ROBBINS, 2010 . P 503)

Funções da Cultura Organizacional

A Cultura desempenha diversas funções em uma organização. Ela é responsável por definir as fronteiras de uma organização, assim diferenciando-a das demais. Ela proporciona um sentido de identidade aos membros de uma organização. A cultura é a base que ajuda a empresa a se manter coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que o funcionário devem fazer ou dizer. (ROBBINS, 2010. P 504)

A Cultura Organizacional serve como sinalizador de sentido e mecanismo de controle que orienta e dá forma ás atitudes e comportamentos dos funcionários. É essa última função que nos interessa particularmente. A Cultura define as regras do jogo. (ROBBINS, 2010. P 504)

A Cultura Organizacional cria o Clima de trabalho

Assim como bem defendido por Robbins (2010), o clima organizacional refere-se ás percepções comuns que os funcionários de uma organização têm com relação à empresa e ao ambiente de trabalho.

Um clima organizacional positivo no ambiente de trabalho influencia muito na satisfação do cliente e no desempenho financeiro da empresa. Uma empresa com um clima positivo tende a progredir de maneira emergente. (ROBBINS, 2010. P 506)

Como mudar uma Cultura Organizacional

A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. (ZIEMER, 1996)

Segundo Kissil (1998), para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. A revitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas, e de certo modo só se consegue isso mudando a cultura da organização.

Ferramentas que ajudam na mudança da Cultura na Organização

Clareza de objetivos, valores e princípios:

Onde a empresa tem seus objetivos claros, definidos, formalmente estabelecidos e orientados para médio e longo prazo. Para dar certo a empresa deve fazer com que todos os funcionários tenham acesso aos seus objetivos, ter definidos os valores e princípios, sendo relembrados periodicamente, isso auxilia no processo de mudança e seu retorno pode ser de médio prazo, caso bem divulgado e aplicado.(KISSIL, 1998)

Imagem de produtos e serviços:

Grau em que os vários públicos (internos e externos) percebem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Não basta o cliente externo ter percepção da empresa, mas também os funcionários, a “venda” interna é muito importante, divulgação de projetos que estão sendo executados, conquistas, detalhes sobre a qualidade de seus produtos e serviços, devem ser do conhecimento dos clientes internos e externos, fazendo com que o funcionário tenha orgulho do seu trabalho. (KISSIL, 1998)

Integração e comunicação:

Onde a estrutura da organização permite a comunicação interna entre os diversos níveis de forma simples e aberta.

Tendo também a colaboração e parceria como meio existente como auxílio mútuo, sendo tanto internamente (funcionários) quanto externamente (fornecedores). A política de “portas abertas” deve ser incentivada pelos gestores até se tornar comum na organização. (KISSIL, 1998)

Abertura a novas idéias:

Grau em que a empresa é dinâmica, está atenta às mudanças, tem senso de oportunidade, estabelece objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com