TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Resenha: Cultura Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

As organizações são constituídas por pessoas que utilizam artefatos para transformar matérias-primas, informações, etc. em bens e serviços es por meio da divisão do trabalho e colaboração, a qual para sua eficiência necessita de normas de procedimentos, nelas se desenvolvendo sentimentos e atitudes peculiares, bem como rituais específicos (como as cerimônias de admissão).

Cultura Organizacional de uma empresa, existem 3 variáveis principais: sentimentos, tecnologia e instituição. Em sentimentos, busca-se saber a satisfação dos funcionários. Tecnologia: a inovação da empresa, a utilização de equipamentos de última geração e outros. Em instituição, busca-se saber o organograma da empresa, os benefícios, os cargos, planos de carreira, ascensão de cargos, processo seletivo (se por entrevista, indicação, provas, entrevistas e etc)

Podemos pesquisar a cultura de uma comunidade de duas formas: uma pedindo à pessoa que a descreva, e a outra nada perguntando, mas observando e analisando o comportamento coletivo manifestado.É possível que em alguns aspectos essas duas formas dêem resultados diferentes. Isso porque as pessoas tendem a descrever sua cultura pelo que elas consideram como "moralmente correto", enquanto suas condutas reais desviam sensivelmente deste "ideal". Exemplos são as admissões em repartições públicas e empresas estatais por meio de concurso de títulos e provas, que todos acham justos e legalmente necessários, o que não impede a busca de "pistolões" para entrar por "baixo do pano".Também se acredita na unidade de comando pela qual cada empregado atende às ordens de seu chefe apenas.Na prática, todos os participantes recebem instruções de mais de uma pessoa, mas se isso for reconhecido, abre-se a possibilidade de indisciplina e dificuldade de controlar os comportamentos das pessoas.Por fim, é ponto pacífico que os regulamentos devem sempre ser seguidos.A experiência mostra que, em várias situações as normas e procedimentos podem ser consideradas sem ocorrerem punições e, às vezes, é até premiado o empregado que as transgrediu, como demonstração de possuir iniciativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com