TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Artigo: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

1-O que é cultura Organizacional? A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.

Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas.

A cultura organizacional tem grande influência no andamento das empresas no mercado, pois tanto afeta no seu interior e na sua formação, como no relacionamento com os demais, afetando as vendas e compras. Porque todos os costumes e tradições que as empresas possuem alteram o seu andamento podendo ser pontos positivos ou negativos, ou se modificando com o tempo.

A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.

2-No tópico componente organizacional toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: Artefatos, Valores Compartilhados e Pressuposições Básicas. Fale resumidamente sobre cada um.

2.1-Artefato: Constitui o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível, perceptível. São as coisa que cada vê, ouve e sente quanto se depara como uma organização cuja cultura não lhe e familiar.

2.2-Valores Compartilhados: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razoes pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como Justificativas aceitas por todos os membros.

2.3-Pressuposições Básicas: Constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais intimo profundo e oculto. São as crenças inocentes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam.

3-Na aprendizagem da Cultura organizacional os colaboradores aprendem com a cultura organizacional de varias formas, como Historia, Rituais, Símbolos Materiais e Linguagem. Fale um pouco de cada tópico.

3.1-História Circulando no interior da maioria das organizações, as histórias normalmente contêm os seguintes elementos: uma narrativa sobre acontecimentos envolvendo os fundadores da organização, quebra de regras, sucesso a partir do zero, cortes de pessoal, recolocação de funcionários, reações a erros passados e disputas. Essas histórias ancoram o presente no passado e fornecem justificativas e legitimidade para as práticas em curso.

3.2-Rituais e Cerimônia Sequências repetitivas de atividades, os rituais expressam e reforçam os valores fundamentais da organização, as metas e pessoas importantes e as pessoas estrategicamente dispensáveis.

3.3-Símbolos Materiais São exemplos de símbolos materiais: as instalações de uma organização, suas vestimentas, os tipos de automóveis dos executivos, o tamanho dos escritórios, a elegância da mobília, as mordomias dos executivos, salas de recreação dos funcionários, refeitórios especiais e áreas de estacionamento reservadas.

3.4-Linguagem:Unidades de negócios utilizam a linguagem como meio para identificar os membros de uma cultura ou subcultura. Com o tempo, as organizações criam termos exclusivos para descrever equipamentos, escritórios, pessoal-chave, fornecedores, clientes ou produtos ligados às suas atividades.

Aprendendo essa linguagem, os membros atestam sua adesão à cultura e, com isto, ajudam a preservá-la.

4-O que seria Socialização Organizacional?

A socialização é um processo de adaptação que ocorre quando uma pessoa passa de fora para dentro da empresa. Ou seja, o novo funcionário é submetido a treinamentos, cursos, palestras, etc. Para que conheça melhor a cultura organizacional da empresa e desempenhe com maior sucesso na sua nova função.

5-Os métodos de socialização organizacional mais utilizado são:

5.1-Processo Seletivo A socialização tem início na entrevista de seleção através da qual o candidato fica conhecendo o seu futuro ambiente de trabalho, a cultura predominante na organização, os colegas de trabalho, as atividades desenvolvidas, os desafios e recompensas em vista, o gerente e o estilo da administração existente etc. Antes mesmo do candidato ser aprovado, o processo seletivo permite que ele obtenha informações e veja com seus próprios olhos como funciona a organização e como se comportam as pessoas que nela convivem.

5.2-Conteúto e Cargo O novo funcionário deve receber tarefas suficientemente solicitadoras e capazes de proporcionar-lhe sucesso no início de sua carreira na organização, para depois receber tarefas gradativamente mais complicadas e crescentemente desafiadoras. Os novos empregados que recebem tarefas relativamente solicitadoras estão mais preparados para desempenhar as tarefas posteriores com mais sucesso.

5.3-Supervisor com Tutor O novo funcionário pode ligar-se a um tutor capaz de cuidar de sua integração na organização. Para os novos empregados, o supervisor representa o ponto de ligação com a organização e a imagem da empresa. O supervisor deve cuidar dos novos funcionários como um verdadeiro tutor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com