TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional como fator de competitividade

Seminário: Cultura Organizacional como fator de competitividade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

Cultura Organizacional como fator de competitividade

“Cultura organizacional é um conjunto de valores, expressos em elementos simbólicos e em práticas organizacionais, que em sua capacidade para ordenar, atribuir significações e construir a identidade organizacional tanto agem como elementos de comunicação e consenso como expressam e instrumentalizam relações de dominação.” (Fleury, 1989).

A cultura predominante dentro de uma organização é caracterizada como sua identidade própria, seu caráter. Além de suas características estruturais, a organização é formada por pessoas que possuem sentimentos, valores morais e éticos, atitudes, ações e comportamentos distintos. A personalidade de cada organização está em sua cultura interna. As pessoas são uma força dentro das empresas que atualmente não estão presente somente para somar em números, mas conquistaram um valor inestimável.

Neste contexto, debateremos como a cultura organizacional pode ser utilizada ou vista como um fator de competitividade.

Primeiramente, podemos descrever que a cultura original de cada entidade é derivada de seus fundadores, ou seja, sua filosofia e personalidade. E consequentemente ao dar início a uma organização que tenha suas características pessoais, os fundadores passam a incluir no quadro de funcionários apenas pessoas que pensem da mesma forma que eles e tenham a mesma forma de pensar. A partir da contratação, dentro da organização os membros passam por treinamentos e processos de socialização para manter essa cultura viva e sempre em evidência.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nesse processo que chamamos de criação e manutenção da cultura.

Depois que a cultura já está estabelecida dentro da empresa basta mantê-la presente no dia-a-dia. Sendo assim, temos algumas práticas normalmente utilizadas pelas entidades na busca que reforçar a cultura. São elas:

- Processo de Seleção: Além da busca por profissionais que atendam os requisitam exigidos pelo mercado os recrutadores utilizam a cultura organizacional como fator de desempate. Por exemplo: em um processo seletivo pode-se ter mais de uma pessoa que atenda aos requisitos pré-estabelecidos pelo mercado e que a vaga exige, sendo assim, o profissional de recursos humanos irá buscar a pessoa que mais se encaixe no perfil da empresa, de acordo com os valores e características da mesma. Em contrapartida, os candidatos também se informarão sobre a organização durante o processo e poderão refletir se realmente desejam fazer parte dela ou não.

- A Direção: Os executivos que dirigem a empresa tem relação direta com a cultura da empresa. Os membros da organização se espelharão neles e seguirão as normas e regras estabelecidas por eles. Desde a forma de se vestir até as possibilidades de promoção, as avaliações de desempenho e outros fatores que envolvem o comportamento organizacional.

- A Socialização: É a forma com que os novos funcionários serão adaptados a nova cultura, pois, inicialmente não saberão como se portar e quais as normas exatamente que deverão seguir a fim de não criar problemas em relação aos costumes vigentes da organização. Geralmente, as empresas fazem o processo de “Integração” dos recém-contratados a fim de recrutá-los para encarar a empresa de acordo com sua cultura, estes por sua vez são apresentados aos demais setores da empresa, normalmente ocorrem diversas atividades a fim de apresenta-los aos valores e costumes da organização. Desde então, estes novos funcionários passarão por vários estágios até finalmente estarem familiarizados com a cultura organizacional da empresa e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com