TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura organizacional

Monografia: Cultura organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  Monografia  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

DIRETORIA DE GESTÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

ALUNO: Evanderson de Souza Santos.

Pós Gestão Pública.

OUTUBRO/2013

Pós-graduação em Gestão Pública

Disciplina de Cultura e Mudança Organizacional

Aluno (a): Evanderson de Souza Santos

Tema: Cultura Organizacional

Cultura é um assunto bastante discutido nos círculos da administração. Uma cultura forte pode envolver os empregados em um senso comum da missão e reforçar bons hábitos de trabalho para bem atender aos clientes e manter elevada produtividade. A cultura de uma organização ajuda a melhorar ou a piorar o seu desempenho. Algumas pessoas acreditam que é melhor trabalhar dentro da cultura existente do que tentar mudá-la.

Apresentar discussão sobre:

1. O que é cultura organizacional para você? Obs.: responder com suas palavras.

Organização depende o meio em que se observa, trabalho em uma Organização pública, que seu maior proposito e o bem coletivo visando atingir o maior número de pessoas, com seus serviços, tanto no tratamento hospitalar, saneamento, tributários, social, Educacional, contábeis, e documental, já que uma organização e formada por um grupo de pessoas, maquinas, soma essa em busca de um trabalho organizado para o bom atendimento.

2. O que você pensa sobre o tópico descrito no início da atividade sobre cultura organizacional?

Uma cultura Organizacional e desenvolvida devido ao habito que os próprios Gestores criam quanto ao seu modo de dirigir as instituições, criando vícios com seus funcionários dando o tal “jeitinho”, vícios esses difíceis de serem apagados com o tempo, nas organizações públicas principalmente, a própria população que tem uma visão em que o servidor público não trabalha, ou o próprio servidor público tem a visão que pode trabalhar a hora que quer, ou de chegar a hora que quer, sendo que na realidade essa cultura, vem mudando com o passar dos tempos, já que a administração pública está em período de mudanças, tendo os gestores que buscar pessoas eficiente para ostentar seus serviços, para que possam atingir seus objetivos.

Um Exemplo na qual é cultura em uma instituição, os servidores públicos fazerem parte de uma comissão para adequação e Reestruturação de seus Planos de Cargos Carreira e Salario, sendo os membros da comissão pessoas efetivas, nas quais buscam para si o melhor benefício, pensamento em si próprio não pensando nos que possuem menos estudos ou se a instituição pode ou não pagar esse percentual, muito das vezes limitada pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Ou também pode ser uma cultura o não envio de documentos por “Aplic” sistema e envio de informação ao TCE (Tribunal Superior Eleitoral) devido as penalidades serem dadas apenas aos Gestores, Prefeitos e Secretários. São esse tipo de cultura que vemos em várias instituições a falta de compromisso com o próximo, o pensamento em sim próprio, com uma falta de empatia, pelo próximo, o uso da máquina pública em prol a uma minoria.

3. Acredita que uma cultura organizacional pode ser mudada?

Se uma cultura foi criada a tempo, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com