TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Administração de Empresas

Tese: Curso de Administração de Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  Tese  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS DE ADMNISITRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Unidade: São José dos Campos

Curso de Administração de Empresas

Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária

Andrea Paula Santos Oliveira RA: 4141237021

Professora Silvana

São José dos Campos, 17 de Setembro de 2012.

Etapa 01.

Resumo.

Nesta ATPS abordaremos os assuntos o que é administração financeira e sua importância para as organizações, os três diferentes tipos de sociedades, detalhando as características de cada uma, bem como, as vantagens e desvantagens da escolha de cada uma delas. Abordaremos o assunto o valor do dinheiro no tempo e também o assunto risco e retorno, apresentando a relação entre risco e retorno, mesuraremos o risco e o retorno e apresentaremos funcionalidade do CAPM – Modelo de Precificação de Ativos Financeiros e como uma empresa pode ter vantagem com o mercado eficiente.

O que é administração financeira e sua importância nas organizações.

A administração financeira visa à maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos, de modo geral e escassos. Por isso, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica da administração financeira.

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, Planejamento e análise de investimentos e de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores caminhos para a condução financeira da organização.

Esta área administrativa pode ser considerada como o sangue ou a gasolina da empresa, que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando o oxigênio ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente. Possibilitando assim a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser na forma de recebíveis, investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização. Administração financeira cuida de planejamento, analise de investimentos, política de crescimento, financiamentos, contabilidade, etc.

Podemos observar que por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas empresas quebram no terceiro ano de sua existência, pois acabam apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização. Sendo indiscutivelmente necessárias as informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabilizam estes dados na gestão financeira, se analisando detalhadamente apresentam índices relevantes para a tomada de decisão.

A administração financeira nas organizações é de extrema importância, pois muitas questões envolvem esse assunto, inclusive outros assuntos que possuem gerências separadas de diversos setores e enfoques bem diferentes, tem um relacionamento muito forte com a gestão financeira. Praticamente tudo que se pensa dentro de uma organização tem um impacto financeiro no orçamento, sendo então necessária uma avaliação profunda no diz respeito a novos investimentos e seus prováveis retornos e custos reais.

Tabelas dos três diferentes tipos de sociedades.

Tipo Sociedade Ilimitada (ME ou EPP)

Características: Basicamente formadas por microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP). Enquadram-se neste tipo, empresas com faturamento anual igual ou inferior a R$ 2.400.000,00. Formada habitualmente por um só empreendedor, denominado empresário individual. Quando ha um problema de falência, as obrigações podem sair da esfera empresarial e envolver os bens particulares do proprietário em suas obrigações empresariais.

Vantagens: 1. Flexibilidade administrativa e operacional que facilitam a sobrevivência sob condições externas do mercado.

2. Capacidade de decisões rápidas. Isto possibilita operações flexíveis e rápidas no mercado e reação em tempo adequado.

3. O lucro sobre o capital é maior, em função da gerência próxima dos donos, controle sobre as despesas e relação correta entre a eficiência e a flexibilidade (na hipótese do dono ter capacidades de administração).

Desvantagens: 1. Ela está baseada no trabalho do proprietário e, portanto sua ausência por doença ou viagem ao exterior pode prejudicar em muito as atividades do negócio.

2. Em pequenas empresas (de família ou parcerias) uma rixa pessoal ou emocional entre os sócios pode prejudicar as atividades até o fechamento da firma.

3. Os relatórios financeiros não são sempre organizados. Às vezes não há contabilidade distinta entre os assuntos pessoais dos donos e os assuntos da firma.

Tipo Sociedade Limitada (LTDA)

Características : Este tipo de sociedade deve se da quando duas ou mais pessoas se juntam para criar uma empresa, formando assim uma sociedade. Isto através de um contrato social, onde constarão seus atos constitutivos, as normas da empresa e o capital social. Esse por sua vez será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada à participação dos sócios. Neste tipo juridicamente as responsabilidades dos sócios, caso haja uma situação de falência esta limitada ao valor da empresa, diferente da ilimitada onde as responsabilidades do empresário podem ultrapassar a esfera empresarial podendo comprometer seus bens particulares, em seus compromissos empresariais.

Vantagens: 1. Uma significativa vantagem é a da limitação da responsabilidade dos sócios. Por ela, existe uma limitação das perdas relativas aos empreendedores e investidores dessa sociedade, em caso de insucesso da empresa.

2. Outra vantagem a ser ressaltada é a contratualidade. Por essa, as relações entre os sócios podem pautar-se nas disposições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com