TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código De Etica Auto-escola Vroom

Pesquisas Acadêmicas: Código De Etica Auto-escola Vroom. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

MINERAÇÃO (Minério de ferro)

Definição e características

O ferro é um metal muito utilizado pelas indústrias. É encontrado na natureza na forma de minério. O minério de ferro apresenta-se nas jazidas misturado com impurezas e terra.

Após passar por um processo de limpeza e purificação, o minério de ferro é levado para fornos de alta temperatura nas siderúrgicas. Neste processo ele é transformado em ferro gusa, de consistência dura, porém quebradiça.

Ferro gusa

O ferro gusa pode passar por outros processos especiais até ser transformado em aço (liga metálica de ferro e carbono). O aço tem a vantagem de ser flexível, portanto é muito utilizado na fabricação de automóveis, eletrodomésticos, etc.

Curiosidades:

- O ferro possui número atômico 26.

- O minério de ferro é uma das principais commodities produzidas e exportadas pelo Brasil

Preço do minério de ferro cai abaixo de US$100/t

________________________________________

Por Manolo Serapio Jr e Maytaal Angel

CINGAPURA (Reuters) - Os preços do minério de ferro no mercado à vista na China caíram abaixo de 100 dólares por tonelada, no menor valor em quase dois anos, com a pressão do aumento nos estoques e do mercado mais fraco do aço no país asiático.

O minério de ferro para entrega imediata na China caiu mais de 2 por cento, para 98,50 dólares a tonelada, na comparação com o valor de sexta-feira, o mais baixo nível desde setembro de 2012, de acordo com o provedor de dados The Steel Index.

"Agora que rompeu 100 dólares, eu acho que é um sinal muito baixista. Isso mostra que há uma grande quantidade de oferta por aí", disse um operador de Cingapura.

Os futuros do minério de ferro na China e em Cingapura estão em seu menor nível da história.

A queda de 25 por cento no preço do minério neste ano ameaça os produtores de alto custo na China, o maior consumidor mundial.

Isso significa que as importações de minério de ferro pela China podem ficar fortes, a menos que a demanda por aço se enfraqueça a tal ponto que as siderúrgicas limitem a produção.

"Considerando que os vergalhões foram bem afetados, isso tira a confiança do mercado de aço chinês", disse chefe de corretagem de minério de ferro na SSY Futures, Jamie Pearce.

Os futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian tocaram uma mínima de 703 iuanes por tonelada, o mais baixo nível para um contrato mais ativo desde que a bolsa lançou o produto em outubro do ano passado. Os contratos fecharam em queda de 2,1 por cento, a 707 iuanes.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro para entrega em julho caiu 1,3 por cento, para 97,75 dólares a tonelada, o menor nível desde que foi lançado o contrato em abril de 2013.

As maiores mineradoras do mundo --Vale, Rio Tinto e BHP Billiton-- estão aumentando a produção, confiantes de que seus negócios de baixo custo prevaleçam sobre os de maior custo.

Essas mineradoras têm um custo de produção de cerca de 20 dólares por tonelada, cerca de um quinto do que as mineradoras chinesas gastam.

A última vez que os preços do minério de ferro caíram abaixo de 100 dólares foi em setembro de 2012 e eles ficaram abaixo desse nível por cerca de duas semanas, recuperando-se depois de atingir um valor mínimo de três anos de 86,70 dólares.

Atualizado: 21/05/2014 15:12 | Por Reuters, Reuters

Minério de ferro registra alta na China após 4 quedas seguidas

________________________________________

SÃO PAULO (Reuters) - O preço do minério de ferro no mercado à vista da China subiu nesta quarta-feira após quatro dias de queda, assim como os contratos futuros da commodity tiveram ganhos, mas a alta é vista como limitada, considerando a grande oferta no país.

O minério para entrega imediata subiu 1 dólar na quarta-feira, para 98,50 dólares por tonelada, após atingir na terça-feira o menor nível desde 13 de setembro de 2012, segundo o provedor de dados Steel Index.

Os preços do minério de ferro no mercado "spot" já caíram mais de 25 por cento até agora no ano.

As importações de minério de ferro pela China cresceram em abril, colaborando para um aumento dos estoques nos portos chineses para níveis recordes, acima de 110 milhões de toneladas, o que vem pesando sobre os preços.

Segundo um operador do mercado na província de Shandong, um intervalo entre 90 e 100 dólares para o minério é visto como o nível aceitável.

Os futuros negociados na bolsa de Dalian romperam uma sequência de três quedas na quarta-feira, subindo 1 por cento, para 708 iuanes por tonelada.

Minério de ferro tem 3ª alta seguida na China após mínima de 20 meses

Reuters – qua, 4 de jun de 2014

(Reuters) - O minério de ferro negociado no mercado à vista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com