TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  2/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: MARKETING

NOME

NILCIELE MORALES MALLUE

RA

1299119449

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Direito Empresarial, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão.

Tutora EAD: Marley Casagranda

PELOTAS / RS

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: MARKETING

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Direito Empresarial, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão

Tutora EAD: Marley Casagranda

Trabalho desenvolvido para o curso de Marketing, disciplinas norteadoras Direito Empresarial, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2º bimestre 2015_02, sob orientação da tutora EAD Marley Casagranda

PELOTAS / RS

2015

SUMÁRIO

Sumário

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

Modelo de excelência em gestão        

Impactos ambientais das atividades        

        Core competence e a terceirização        

        Proposta de implantação        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

O objeto de estudo deste desafio é a empresa INOXEL, que conta com 06 plantas industriais no Brasil. O grupo conta com uma ampla gama de clientes na área de petróleo e automotores, sendo uma caldeiraria industrial, com duas modalidades: caldeiraria leve e caldeiraria pesada, ambas agrupam funções como reformas em geral, manutenção preventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos, serviços de calandragem, dentre outros. O Grupo procurando resolver os problemas de gestão e melhoria dos processos a fim da otimização dos resultados, contratou nossa empresa de consultoria (Gestão Empresarial, Gestão de Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental), buscando certificações, como a ISO, a fim de atender as exigências de seus clientes.

DESENVOLVIMENTO

Uma boa gestão é um fator de sucesso para as organizações, já que a grande maioria delas além de visarem os lucros, buscam uma forma cada vez mais eficiente de redução de custos, sem perder a qualidade final.

  1. Modelo de excelência em gestão

No Brasil, o principal modelo a ser seguido è o MEG (Modelo de Excelência da Gestão), tornando a empresa mais competitiva á nível internacional, baseia-se em fundamentos de inovação, liderança, constância, orientação por processos e informações, valorização de pessoas, geração de valor, pensamento sistêmico, responsabilidade social, conhecimento sobre o mercado e o cliente alvo. Estes princípios quando aplicados da forma correta e avaliados em conjunto, trazem melhorias significativas para os produtos e processos, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.

A INOXEL, não tem um sistema de qualidade, podemos implantar o ciclo PDCA (Plan Do Check Act), que irá orientar como proceder para melhoria contínua dos produtos. Planejamento de metas e formas de atingí-las. Execução das tarefas delineadas e coletar dados para acompanhar o processo. Atuar corretivamente quanto aos erros cometidos, para que não voltem a acontecer.

Como ferramenta de gestão é indicada Balanced Scorecard (BSC), que é uma ferramenta importante para ajudar a empresa a traduzir em ações sua visão e estratégia, ou seja, o BSC leva a criação de uma rede de desempenho que atinge todos os níveis organizacionais, sendo assim, um meio para comunicar e promover o comprometimento com a estratégia da corporação.

[pic 2]

 A empresa é analizada a partir de quatro princípios: financeiro, clientes, processos internos e aprendizado e renovação. Parte do princípio da capacitação estratégica dos funcionários, treinando-os com eficiência, induzindo ao avanço de qualidade de fabricação, com um programa de Qualidade Total, visando à satisfação do cliente com o produto, aumentando assim, receitas e lucros, com redução de desperdícios, proporcionando o crescimento sustentável da organização.

Podem ser trabalhados na INOXEL critérios como: organização, controle e planejamento.

com o Modelo de Gestão de Qualidade Total (TQM), será agregado valores e qualidade a todos os processos organizacionais.

O Modelo tem como princípios o cliente, trabalho em equipe, decisões baseadas em fatos e dados, busca pela solução de problemas e redução de erros. Valorizando as pessoas, reconhecendo sua capacidade na solução de problemas. Aumentando a satisfação e confiança dos consumidores, minimizando os custos internos, proporcionando eficácia contínua aos processos e produtos.

Considerando as ferramentas de gestão mais utilizados pelas organizações líderes de mercado, a mais aconselhada para o grupo seria a utilização de um Sistema de Informações Gerenciais, sendo assim possível gerenciar com eficácia. Com este sistema será mais fácil a análise e tomada de decisões, agilizando os processos, com interação colaborativa entre os funcionários e direção, for fim atingindo as metas estipuladas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (215.6 Kb)   docx (202.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com