TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO: OSASCO

2ª SÉRIE

ROSELY CORREA LEITE        RA  2816712872

DESAFIO PROFISSIONAL

MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR-TUTOR A DISTANCIA LEANDRO GOMES

OSASCO/SP

2015

.  

1.  INTRODUÇÃO

   O mercado varejista é um dos ramos mais rentáveis no Brasil faturando bilhões por ano. Ao mesmo tempo em que o mercado oferece uma ramificação extensa de produtos, a competitividade no setor também é determinante para o sucesso do negócio. Uma rede de hipermercados para se destacar precisa oferecer preços competitivos, uma gama de produtos, e principalmente uma prateleira repleta de ideias para alavancar as vendas e promover o negócio.

   Este trabalho irá desenvolver um plano que contemple uma estrutura organizacional da empresa, e também será elaborado um plano para capacitação e desenvolvimento dos diretores e gerentes, e um plano para capacitação e motivação dos funcionários da operação. Por meio deste estudo serão analisados os setores de uma rede de Hipermercados, a Hoterdan, onde o foco principal será preparar os colaboradores para a gestão do negocio, ou seja, é necessário obter capacitação e dispor de tempo e organização, para que os processos gerenciais possam ser desenvolvidos dentro da estrutura atual do negócio.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

   Esta estrutura organizacional foi elaborada com observância ao setor varejista, com foco na venda de alimentos, eletrônicos e eletrodomésticos. Sendo assim, abaixo segue a estrutura organizacional elaborada o Hipermercado Hoterdan:

  O hipermercado possui atualmente 176 colaboradores.

1 – Presidência (1)– cargo existente

2 – Diretoria:

Diretor Financeiro (1) – cargo existente

Diretor de Compras (1)– cargo existente

Diretor Operacional (1) – cargo existente

Diretor de Marketing (1) – cargo criado

Diretor Administrativo e de Projetos (1) – cargo criado

   Os cargos de Diretor de Marketing foi criado com o objetivo de ampliar o setor de Marketing da empresa por meio de campanhas publicitárias que possam ser desenvolvidas para projeção da marca no mercado, e também se faz necessário devido à ampliação do negócio. Já o cargo de Diretor Administrativo e de Projetos foi criado para controlar os processos de produtividade do hipermercado, bem como, para apoiar o Departamento Financeiro e de Compras, e assim, promover uma gestão integrada para controle de contas a pagar, contas a receber e recursos humanos.

        

3 – Gerência:

Gerente de Linha Branca e Marrom (1)

Gerente de Açougue e Peixaria (1)

Gerente de Mercearia e Secos e Molhados (1)

Gerente de Padaria (1)

Gerente de Hortifrutícola (1)

Gerente de Armarinho e Têxtil (1)

Supervisor de Segurança (1)

4 – Supervisão:

Supervisor de Linha Branca e Marrom (1) – cargo criado

Supervisor de Açougue e Peixaria (1) – cargo criado

Supervisor de Mercearia e Secos e Molhados (1) – cargo criado

Supervisor de Padaria (1) – cargo criado

Supervisor de Hortifrutícola (1) – cargo criado

Supervisor de Armarinho e Têxtil (1) – cargo criado

Supervisor de Segurança (1) – cargo criado

   O cargo de Supervisão para os setores do Hipermercado foi criado com a finalidade de apoiar os Gerentes no controle da operação e promover uma aproximação entre a Gerência e os colaboradores, e assim, tornando o desenvolvimento das operações mais eficazes, e principalmente prevenindo falhas e desperdícios. A Supervisão será os “olhos do Gerente”, e a intenção é que este cargo seja oferecido para um colaborador capacitado já contratado do Hipermercado.

5 – Treinadores

Treinador de Linha Branca e Marrom (1) – cargo criado

Treinador de Açougue e Peixaria (1) – cargo criado

Treinador de Mercearia e Secos e Molhados (1) – cargo criado

Treinador de Padaria (1) – cargo criado

Treinador de Hortifrutícola (1) – cargo criado

Treinador de Armarinho e Têxtil (1) – cargo criado

Treinador de Segurança (1) – cargo criado

  O cargo de Treinador foi criado com o objetivo de focar na capacitação de novos colaboradores e na atualização dos processos a serem adotados pela Gestão do Hipermercado, a fim de, evitar falhas por ausência de conhecimento no processo operacional, e visando a multiplicação da informação, onde os processos já existentes serão revistos e novos processos para melhorias no desempenho das equipes serão elaborados. O treinador irá apoiar o Supervisor.

3. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES

   Após a análise da consultoria elaborada para o Hipermercado Hoterdan observou-se que uma das principais deficiências da empresa está na gestão dos departamentos que envolvem a estrutura organizacional para a operação do negócio. Desta forma, a Presidência decidiu contratar um Diretor Administrativo e de Projetos, e assim, traçar um plano para oferecer aos Diretores e Gerentes a capacitação, treinamento e formação que cada departamento irá exigir deste profissional. Além da formação acadêmica também se observou que é necessário oferecer treinamento com enfoque na solução de conflitos internos e com clientes. Os Diretores e Gerentes são colaboradores que cresceram profissionalmente dentro da empresa, ou seja, foram talentos lapidados, e que ao longo do tempo de colaboração buscaram formação acadêmica, e por meio do conhecimento da prática da produção, os mesmos foram escolhidos para assumir os cargos de maior responsabilidade na empresa. Porém, o conhecimento técnico aliado ao conhecimento da prática não são ainda suficientes para tornar um operador, agora um gestor, que terá que controlar os processos e também intermediar conflitos internos e de clientes, um exemplo: o diretor ou gerente não deve se preocupar apenas em desenvolver uma atividade, ele deve também ter ciência do que cada colaborador está desenvolvendo, controlar prazos e ter a visão geral do seu departamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (193.4 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com