TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE BRINQUEDOS

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE BRINQUEDOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.971 Palavras (28 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 28

INTRODUÇÃO

O ser humano em suas diferentes fases de desenvolvimento está sempre construindo conhecimentos, tentando se organizar. Para cada etapa há relações com os tipos de construções realizadas e destas vivências despontam modos de atuação que se adequar melhor à vida cidadã.

O mesmo passa por diferentes etapas nesta construção, desde o chupar o polegar até elaborar pensamentos com diferentes estruturas.

Construir um saber é apropriar-se de um conhecimento. É no seio deste processo que a criança irá construindo com a possibilidade de transformar o objeto, de acordo com a experiência de cada um.

Sem a brincadeira (lúdico) fica tedioso o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça a partir do jogo, da imaginação, do conhecimento do corpo.

Brincar é vital, primordial e essencial, porque esta é a maneira que o individuo na saúde, utiliza para se estruturar como sujeito da emoção, da razão e da relação.

A criança, ao fazer tal conquista, entra para um espaço social e cultural extremamente valorizado nas culturas letradas e tal fato não passa despercebido pelos que cuidam dela. Às vezes, por ter um ritmo diferente, os adultos acabam deixando de valorizar o processo de conquista e querem logo o resultado, o produto.

Este trabalho tem o objetivo de discutir o valor do lúdico, na formação do professor e na aprendizagem da criança utilizando para isso um espaço especifico e qualificado que e a brinquedoteca, para que ambos aprendam a utilizá-la extraindo o máximo que ela tem a oferecer para o desenvolvimento cognitivo da criança. Por esse motivo, pesquisamos sobre a importância da criança aprender

brincando, a brincadeira com valor intencional voltada à construção do saber num ambiente específico e fascinante como a brinquedoteca, que oportuniza a apropriação da escolha do brinquedo, a fantasia da criação, o imaginário nos jogos simbólicos, a relação entre seus pares e a mediação com a brinquedista / educador.

“O ambiente lúdico da “Brinquedoteca” se torna e se transforma, como um ambiente motivador para a criança, onde o convite à exploração, à descoberta é uma constante ação” (Oliveira, 2000).

Neste sentido, enfatizaremos também, que a necessidade de descobrir, aprender coisas novas é inerente ao ser humano. O homem nasce sedento de experiências, quer conhecer, apropriar-se do conhecimento, e é essa aprendizagem ocorrida em todas as fases de sua vida que o mantém vivo, tornao integrante de uma sociedade e lhe permite participar, criar e transformar sua história e a história do seu tempo.

Para isto, as contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon entre outros pensadores da Educação apresentam experiências concretas na realidade brasileira que permitem uma perspectiva em que se priorizam na Educação Infantil as bases primeiras da formação para cidadania, percebendo-se a criança como ser humano pleno.

Para atuar na educação e necessário conhecer as crianças, suas características e seus direitos, conhecer a metodologia apropriada a cada realidade para que possamos atuar como mediadores, bem como a legislação que possibilite a formação de um cidadão na atualidade e que respalde um verdadeiro trabalho pedagógico na educação.

A presente pesquisa foi feita através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo que essa pesquisa abordou perguntas abertas

e fechadas e direcionou-se a acadêmicos concluintes. Após a pesquisa, analise de dados será trabalhada através de gráficos quantitativos e analise qualitativa.

Este projeto e composto de quatro capítulos, no primeiro ele è dividido em três partes. Em 1 è tratado o surgimento das brinquedotecas e todo seu histórico, e em 1.1 falamos sobre a brinquedoteca em uma visão geral, sobre sua natureza e função. Em 1.2 detalharemos os diferentes contextos da brinquedoteca, seus tipos e formas.

No capitulo dois são apresentados em cinco partes, sendo a primeira a educação infantil e a legislação para que o professor conheça tantos o direitos, quanto seus deveres, em seguida vem as diretrizes curriculares nacionais, também dando suporte ao professor. Logo após vem às reflexões sobre o brincar, o desenvolvimento da criança através do brincar, as fases de Piaget e a importância do brincar, neste capitulo reforçamos a necessidade do brincar lúdico.

No capitulo três, vamos entrar no terreno do brinquedo e a brincadeira, como instrumentos do lúdico, a partir daí falamos sobre o brinquedista e a formação do educador e fechamos com, elementos básicos na organização da brinquedoteca, citando alguns dados para nortear a quem utilizar este material.

Finalizando no capitulo quatro são mostradas e explicas as analise de dados, das questões abertas e fechadas, conclusão e as referencias bibliográficas.

CAPITULO I

O SURGIMENTO DAS BRINQUEDOTECAS

Podemos nos perguntar: o que é afinal uma brinquedoteca? Convém, no entanto, conhecer um pouco da história e do seu surgimento.

A primeira idéia de uma brinquedoteca surgiu em Los Angeles por volta de

1934, por ocasião da grande depressão econômica americana. O dono de uma loja de brinquedos procurou o diretor da escola municipal para queixar-se que as crianças estavam roubando os brinquedos de sua loja. O fato levou o diretor a pensar que isso ocorria porque as crianças não tinham com o que brincar. Então, iniciou um serviço de empréstimo de brinquedos como recurso comunitário. Este serviço permanece até os dias atuais e é chamado Los Angeles Toy Loan.

Contudo, foi na Suécia, em 1963, que a idéia de emprestar brinquedos tomou maior proporção a partir de um trabalho realizado por duas professoras que tinham filhos excepcionais. Fundaram a primeira Lekotec (ludoteca, em sueco), em Estocolmo. O objetivo principal era emprestar brinquedos e orientar as mães de filhos excepcionais sobre como poderiam brincar com seus filhos e estimulá-los adequadamente, levando em consideração suas reais necessidades. Estas instituições funcionam até hoje como clinicas. O atendimento é marcado previamente, e é individualizado. Os recursos de manutenção são provenientes do Ministério da saúde e Bem-estar social.

Já na Inglaterra, a partir de 1967, surgiram as Toys Libraries, ou seja, as “bibliotecas” de brinquedos, um lugar onde as crianças poderiam emprestar os brinquedos para levar para casa. A França teve sua primeira ludoteca em 1967.

No Brasil, as coisas aconteceram simultaneamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com