TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO DE UMA EMPRESA

Trabalho Universitário: DIAGNOSTICO DE UMA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  6.519 Palavras (27 Páginas)  •  1.497 Visualizações

Página 1 de 27

1. INTRODUÇÃO

A elaboração do Diagnóstico Empresarial possibilita o conhecimento dos pontos fortes e fracos da empresa, agregado a potencialidade do mercado interno e externo, devemos traçar diretrizes que poderão agregar valor á empresa e ajuda-la a conter o impacto dos efeitos dessa crise.

Segundo (OLIVEIRA, 2004), diagnóstico estratégico, corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico e procura responder á pergunta básica “qual a real situação da empresa quanto a seus aspectos internos e externos?”, verificando o que a empresa tem de bom, de regular ou de ruim em seu processo administrativo.

A gestão de pessoas envolve treinamento e desenvolvimento pessoal, recrutamento e seleção, remuneração por competência e habilidade e sistema de avaliação.

Segundo Ambrósio e Siqueira “o plano de marketing é o documento que resume o planejamento de marketing. Planejar marketing é pensar nos inúmeros detalhes que compõem uma operação empresarial; é articular os elementos que formam a ação empresarial que tem como objetivo a verdadeira satisfação do consumidor. Ou seja, o plano de marketing serve para incentivar e ajudar todos na empresa a trabalhar na mesma direção, para que o empreendimento tenha sucesso.

A análise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos financeiros da empresa.

Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um projeto para Brasil Cacau, que tem a pretensão de abrir uma filial na cidade. A produção textual envolverá as disciplinas do semestre: Diagnostico empresarial, Gestão de pessoas, Fundamentos de marketing e Analise contábil.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 ETAPA 1 - DIAGNOSTICO EMPRESARIAL

Analisando o mercado para a abertura da uma filial da loja Cacau Show em Bom Jesus da Lapa, que é uma cidade turística, tem como público alvo, clientes potenciais, moradores interessados em adquirir produtos de qualidade e sabor inigualável, dando maior foco a mulheres de 18 a 45 anos, que se enquadram nas classes A e B. Contará também com os turistas, que são consumidores sazonais que tendem a realizar compras esporádicas.

A localização da loja será num ponto estratégico, bastante visitado, no novo shopping da cidade ao lado da rodoviária.

Após uma análise interna, e externa identificamos que a nova loja não apresenta concorrente, pois não existe nenhuma loja do ramo nas redondezas. Cacau show é uma loja de chocolates finos e populares criada por Alexandre da Costa em 1988. Com apenas 17 anos o garoto viu na fabricação caseira de chocolate uma ótima oportunidade de negócio. Devido aos preços acessíveis e chocolates saborosos a marca caiu no gosto popular, cresceu e se tornou uma das maiores franquias competindo até com poderosas como a Kopenhagen.

A missão da nova loja será comercializar produtos de alto padrão de qualidade e diferenciação, além de proporcionar felicidade, através dos irresistíveis chocolates. Sua visão é ser a primeira filial da redondeza pela qualidade dos produtos e atendimento personalizado. Seus valores serão: Ética, respeito e honestidade.

A loja oferecerá uma linha completa de chocolates Cacau Show, com mais de 200 produtos à disposição do consumidor, incluindo trufas, tabletes recheados (como a linha Chocoterapia composta por tabletes com muito mais cacau combinado com os mais inusitados ingredientes como pimenta, erva doce, canela, café e erva cidreira), bombons finos, pastilhas de chocolate com menta, garrafinhas de chocolate ao leite (nos sabores cereja, morango, marula, menta, café conhaque, anis e amareto ao leite), entre outros itens derivados de chocolate. Também conta com linha diet de ovos de Páscoa, bombons, trufas e outros.

2.2 ETAPA 2 - GESTÃO DE PESSOAS

O grupo fará um recrutamento externo que apesar de ser mais demorado, traz novas formas de pensar, novas experiências e um currículo bem mais agregado do candidato que vem de fora da empresa. As vagas serão divulgadas através de anúncios de jornais, Internet e contato com outras empresas, buscando a adequação do perfil dos candidatos às exigências do cargo. Serão recrutados profissionais para os setor de gerencia, vendas e serviços gerais.

Após a seleção dos candidatos aptos para as vagas, será aplicado testes de conhecimento específico na área destinada e depois a entrevistas com o gestor da área. Assim os candidatos aprovados serão submetidos ao exame médico admissional. Por fim será feita a admissão do profissional. Os profissionais para ambos os cargo de vendas e serviços gerais deverão ter 2º e 1º grau completo e conhecimento na área.

O sócio/diretor ficará responsável pela administração da empresa, como: controlar a parte financeira, o marketing, o processo de produção, controle de recursos materiais e patrimoniais e também a parte dos recursos humanos, devendo ser graduado.

Os funcionários participarão de um Treinamento, no qual será apresentado a missão, os objetivos, os procedimentos e normas da empresa. A empresa irá buscar fazer uma programação de treinamento, buscando sempre estimular a motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudanças no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudanças, de forma a atender às necessidades da empresa e metas de crescimento do colaborador.

A política de remuneração a ser adotada é de remuneração básica, inicialmente. Os profissionais terão salários de acordo com que o mercado esta oferecendo e com todos os direitos previstos pela Consolidação das Leis. Os Benefícios oferecidos serão os de alimentação, transporte e um plano de saúde participativo.

Os aspectos de segurança serão considerados desde o projeto inicial das instalações e tendo como objetivo a manutenção no que se refere à higiene. A empresa também irá visar a maior segurança do cliente com pisos antiderrapantes, extintores de incêndio, iluminação, limpeza, uniforme adequados (máscaras tocas, botas e luvas). Pretende-se garantir a segurança e saúde no trabalho buscando a higiene sempre para a satisfação do cliente e do colaborador.

2.3 ETAPA 3 – FUNDAMENTOS DE MARKETING

A Cacau Show possui consumidores inseridos principalmente nas classes sociais B e C, e, em menor quantidade, na classe A. O publico alvo da nossa filial será mulheres e homens de18 a 45 anos. Os homens compram os produtos para presentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com