TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de vendas e marketing

Projeto de pesquisa: Departamento de vendas e marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

De modo geral, o Departamento de Vendas é o destaque nas empresas, pois é ele que faz a comunicação com o mercado e gera recursos.

Está diretamente associado ao Marketing por conta das suas ênfases que são a promoção, a propaganda e a venda pessoal.

Sua importância está voltada para a economia, o melhor padrão de vida, o aperfeiçoamento do produto, a manutenção da atividade empresarial e o desenvolvimento de profissionais.

Alguns fatores existentes na Administração de Vendas influenciam internamente na atividade de vendas, tais como: o composto de marketing, os recursos da companhia, a atitude da administração e a localização do departamento de vendas no organograma. Assim como existem fatores internos, logo surgem questões externas nessa mesma atividade. Dentre eles se destacam: o acirramento da concorrência, as variáveis incontroláveis, fornecedores, varejistas, intermediários, entre outros.

Logo o Departamento de Vendas, assim como todos os demais, possui suas particularidades boas e ruins que influenciam no cotidiano das organizações. 

Departamento de Vendas e o Marketing

A cada dia o departamento de vendas ocupa posição de destaque nas organizações, pois a comunicação entre a empresa e o mercado, dá-se justamente por este setor, onde a promoção e a exibição do produto são inevitáveis. Torna-se tão importante que seu vínculo com o Marketing é forte, pois está diretamente inserido no composto de marketing, principalmente na promoção onde se destaca a promoção de vendas e a venda pessoal.

É necessário que haja uma “escolha de abordagem” à ser utilizada no processo de vendas, pois dependendo do produto ou serviço, podem ser enfatizadas a propaganda e a promoção, deixando a venda pessoal como item secundário, ou a venda pessoal pode ser a ênfase e as demais secundárias.

Logo, o nível de relacionamento e importância entre o departamento de vendas e o marketing é estabelecido de acordo com a estratégia adotada pela empresa/vendedor na hora da venda do produto e/ou serviço.

Importância de Vendas

No departamento de vendas está inserida a sua importância que está voltada para a economia, para o melhor padrão de vida, para aperfeiçoar o produto, fazer a manutenção da atividade empresarial e o desenvolvimento de profissionais.

Para a economia os produtos precisam ser vendidos, independente da ação, pois existe aumento nas vendas, diversidade de produtos e por conseqüência sobe o número da produção gerando mais empregos e investimentos.

Para o melhor padrão de vida, os vendedores proporcionam conforto ao consumidor de acordo com sua abordagem na venda, pois apresentam novidades, aperfeiçoamentos e os benefícios do produto.

Com relação ao aperfeiçoamento do produto, as empresas precisam renovar, acrescentando melhorias no produto já existente, pois é notável a sua aceitação no mercado.

O departamento de vendas possui papel importante na obtenção de receita, pois a partir dele geram-se rendimentos e lucratividade para a empresa, portanto, essa movimentação de recursos (receitas) é fundamental para que a empresa possa cobrir suas despesas, mantendo o quadro de funcionários estabilizados.

O departamento de vendas colabora com o desenvolvimento de profissionais de alto nível, pois eles aprendem a ser flexíveis de acordo com o perfil do cliente em que se relaciona.

Logo, as empresas precisam dos vendedores, pois são eles que mantêm contato com os clientes buscando informações dos mesmos para que a empresa possa melhorar e assim oferecendo um serviço de pós-venda que renderá satisfação para o cliente. O setor de vendas é importante para o desenvolvimento de um profissional, pois adquire flexibilidade, controla seu tempo, preenche e organiza seus relatórios e auxilia na compra do cliente.

Influências Internas na Atividade de Vendas

Composto de Marketing:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com