TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função do Departamento de Marketing

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

UNISEB INTERATIVO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Marketing

Davidson Nunes Cassiano

Barão de Cocais

Outubro - 2015

Davidson Nunes Cassiano

Marketing

[pic 1]

Barão de Cocais

Outubro - 2015

Sumário

  1. Referência                                                                                Pag.04

  1. Introdução                                                                                Pag.04
  1. Organização                                                                        Pag.04
  1. Organograma                                                                        Pag.04
  1. Função do departamento de Marketing                                          Pag.05
  1. A posição do departamento de Marketing na                                Pag.05

estrutura hierárquica da organização

  1. As responsabilidades do gerente de Marketing                                Pag.06

  1. Relacionamento do departamento de Marketing                                Pag.06

 e os demais departamentos da empresa

  1. Relação entre produtos (já existentes na empresa)                         Pag.07

e os respectivos segmentos de mercado

  1. Relação produto/ estratégias de marketing                                        Pag.07

  1. Estratégia preço/ produto                                                        Pag.07
  1. Considerações finais                                                                Pag.08

1 – Referência

Este relatório o objetivo de demonstrar a área de marketing de empresas e é a principal parte de administrar o empreendimento, visando atender a renda das empresas e a satisfação dos clientes e a necessidade que solicitam no mercado.

2 – Introdução

E com grande euforia que desenvolvo o meu estágio de administração de empresas numa empresa no ramo de manutenção e reparação de veículos e maquinas, pois, é um setor que cresce ascendente no mercado de hoje, e espero poder me desenvolver no quesito de marketing e que proporcione a empresa a divulgar seu trabalho que já integra no mercado, prestando um excelente atendimento e prestação de serviço aos seus clientes.

3 – Organização

A Lima & Martins Transporte e lanternagem LTDA é uma empresa de pequeno porte, atualmente hoje presta serviço na parte de lanternagem, reforma de automóveis e máquinas, tem 05(três) funcionários sendo 01(um) motorista, 02(dois) lanterneiros e 02(dois) auxiliares de lanternagem, está localizada na rua platina numero 02 bairro são José e barão de cocais, há mais de 20 anos no mercado hoje não realiza a parte de transporte de cargas devido à baixa demanda do mercado. O empreendimento fica bem localizado na cidade e como já tem uns clientes os serviços atendem as expectativas da proprietária que tem a seguinte estrutura:

4 – Organograma

[pic 2]

5 – A função do departamento de Marketing

Existem várias maneiras para organizar uma empresa e o marketing é uma delas. As empresas que o utilizam procuram aderir a esse modo de administração para satisfazer o desejo dos seus clientes. O departamento de Marketing estuda o mercado e os clientes, determina o melhor modo para atingir estes clientes e trabalha com o restante da empresa para ajudar a determinar as necessidades de mercado dos produtos. É responsável pela imagem que a empresa e seus produtos ou serviços têm perante o mercado e o público consumidor.

O principal papel do marketing na empresa é acompanhar o cliente de hoje em dia, a empresa tem que se mordenizar, “claro que dentro do seu orçamento”, mas procurar sempre às novidades no setor que atua. “O freguês sempre tem razão” como diz o ditato popular, não se pode deixar de ouvir as opiniões, criticas e também os elogios que proporciona um histórico para estruturação da imagem da empresa. Pode então dizer-se que as funções do departamento de Marketing são:
• Estratégia, planejamento, coordenação e controle: 
Consiste em elaborar as estratégias, formular os planos e os orçamentos correspondentes, em controlar e coordenar a sua execução. Dependendo do tamanho da organização estas funções podem ser feitas por uma única pessoa ou por várias. 

• Estudos de Mercado (fundamento indispensável de Marketing):
Esta função consiste em conceber, executar e explorar o mercado. Raramente é assegurada pela direção de Marketing da organização, na maioria das vezes é cedida a prestadores externos à organização, pois existem organizações especialistas nesse tipo de função. Os estudos de mercado podem ser de ordem qualitativa ou quantitativa.

• Comunicação:

È geralmente Confiada à direção do marketing, mas às vezes organizações externas. A comunicação consiste em dar a conhecer a empresa, produtos/serviços. Pode ser feita de várias formas: Publicidade, promoções, patrocínios, entre outros. Essa função desempenha um papel essencial dentro das empresas.

6 – Qual a posição do departamento de Marketing na estrutura hierárquica da organização

O papel em divulgar a empresa Lima & Martins Transporte e Lanternagem fica a cargo da proprietária (Rosângela), então, de acordo com a priorização da estrutura da empresa que é tratado os assuntos relacionados a marketing quase sempre ficando para segundo ou ate mesmo terceiro plano, sendo que, isso reflete diretamente nas finanças da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com