TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

3° SEMESTRE – 2015/03

MARCOS FRANSKOWIAKI  RA 9375332594

DESAFIO PROFISSIONAL

Logística Empresarial e Planejamento e Controle da Produção.

TUTOR EaD: Davi Prado Palheta Arakaki

POLO DE APOIO PRESENCIAL: ADVENTISTA PORTO ALEGRE/RS

Abril/2015

NOME COMPLETO: MARCOS FRANSKOWIAKI RA: 9375332594

DESAFIO PROFISSIONAL

Logística Empresarial e Planejamento e Controle da Produção.

Trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão das disciplinas Logística Empresarial e Planejamento e Controle da Produção, do Curso de Tecnologia de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do Tutor EaD Davi Prado Palheta Arakaki.

POLO DE APOIO PRESENCIAL: ADVENTISTA PORTO ALEGRE/RS

Abrl/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

PASSO 1-...................................................................................................................05

PASSO 2-...................................................................................................................06

PASSO 3-...................................................................................................................08

PASSO 4-...................................................................................................................09

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10


INTRODUÇÃO

Este trabalho visa demonstrar os conhecimentos adquiridos pelo aluno nas disciplinas de Logistica Empresaria e Planejamento e Controle da Produção do 1º Bimestre do 3º Semestre do Curso Tecnologia em Logística da Faculdade Anhanguera. Neste Desafio Profissional o aluno como consultor é contratado pela empresa Naturalife para fazer uma auditoria para analisar a Gestão da Cadeia de Suprimentos para elaborar um plano de melhoria devido a má gestão do processo. Para esta análise o aluno está desenvolvendo seus conhecimentos adquiridos pelas disciplinas norteadas, fazendo uma análise da situação atual da empresa e após relacionando os processos da empresa na Gestão da Cadeia de Suprimentos e seus problemas, gargalos que atrapalham o processo. Neste Desafio Profissional, o aluno também aponta quais as melhorias que podem ser implantadas em todo o processo.

PASSO 1

Nome da Empresa: Naturalife do Brasil Ltda

Região em que atua; Em todo Brasil

Segmento da empresa: Produto voltado para controle de peso e melhor qualidade de vida;

Qual o produto/ produtos que comercializa; Shakes, chás, barras de proteínas, suplementos em comprimidos;

Público Alvo: todo público em geral;

Principais concorrentes: ShakeDiet do Brasil Ltda e Viva+ Saúde S/A;

A Naturalife do Brasil é uma empresa brasileira fundada em 1987 e que no início das suas atividades eram voltadas para a produção e comercialização de produtos fitoterápicos. Com o passar dos anos, e com o aumento dos indíces de obesidade no Brasil e no mundo a empresa desenvolveu um novo projeto e passou a produzir produtos como chás e shakes para emagrecimento e controle de peso. Com esta mudança e pela grande aceitação do produto pelos consumidores, a empresa teve um grande crescimento. Devido a isto e a análise de mercado chegou-se a conclusão que tercerizar a produção teria um custo menor do que ampliar e modernizar toda a linha de produção da empresa. Esta áreao foi transformada em um setor de controle de qualidade e análises, onde é feito o controle de qualidade do produto acabado, bem como a análise das matérias-primas que são utilizadas na fabricação dos seus produtos. A empresa trabalha com distribuição de seus produtos através de distribuidores cadastrados que solicitam os produtos por pedidos efetuados através de uma página da web da empresa. Estes pedidos são processados nos centros de distruição da Naturalife que estão localizados nas capitais dos estados das regiões sul e suldeste e nas principais capitais das demais regiões do país. A entrega é efetuada através de uma transportadora contratada pela empresa.

Seus principais fornecedores são a Alimentec indústrica que passou a produzir os produtos da Naturalife em grande escala. Outro fornecedor e parceiro da Naturalife é a empresa chinesa Ching Ling que produz produtos chamados promocionais são eles: copos de acrílico, shaikeiras, colheres de medida, tableteiras. Este material é todo produzido e importado da China. Há também a Reciclar Embalagens, fornecedora das embalgens de papelão que são utilizadas no processo de entrega dos pedidos para os distribuidores.

As materias-primas utilizadas na fabricação dos produtos da Naturalife são a proteína de soja para a fabricação dos shakes, o guaraná em pó e o chá verde para a produção dos chás.

A empresa possui um centro logístico localizado na cidade de Guarulhos no Estado de São Paulo onde atualmente é armazenado todos os produtos fabricados e importados dos fornecedores da Naturalife. Além deste centro existem os centros de distrbuição localizados nas capitais dos Estados da região Sul e Suldeste e nas principais capitais dos estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. A distribuição para os demais centros de distribuição que estão nas principais capitais brasileiras são despachados do centro logístico de Guarulhos.

Para as transferências de produtos do centro logístico para os centros de distribuição, e dos CD’s para a entrega dos pedidos para os clientes a empresa terceiriza do transporte, através da Transportadora Meteoro que efetua todo o transporte de transferências e de entregas de pedidos dos distribuidores e clientes.

PASSO 2

Os principais problemas que detectamos nos processos da Naturalife, foram os lead times entre os fornecedores e a Naturalife, pois a Alimentec tem suas instalações no Estado de Goiás e a demora no abastecimento do centro logistico da Naturalife, em função de problemas no transporte entre a fábrica e o centro logístico. Também o lead time da Ching Ling é muito grande devido a demora na liberação da importação destes produtos junto a Alfândega. Todo processo de recebimento ainda é feito manualmente, isto é, a conferência dos lotes e SKU’s dos produtos é efetuada visualmente e após lançada no sistema através de um softare desenvolvido para a empresa. Em outra ponta deste processo os dados de recebimento da nota fiscal também são informados manualmente no sistema que assim faz a análise entre as duas informações para conferir junto ao pedido de compra que havia sido solicitado ao fornecedor. Além disso o produto após recebido entra em quarentena para análise do setor de qualidade para garantia de que o produto está dentro dos padrões de qualidade da empresa. Após a análise e liberação se o mesmo estiver dentro dos padrões de qualidade, o produto está liberado para ser enviados para o abastecimento dos centros de distruição. Todo este processo gera um custo alto, pois devido a demora no transporte e análise dos processos, para não correr o risco de ficar com algum CD sem produto, a Naturalife trabalha com um estoque de segurança relativamente alto, de dois meses para garantir que nenhum centro de distribuição fique desprovido e parar a produção. A separação dos pedidos nos CD’s é toda manual, sendo identificados diversos tipos de erro na montagem dos pedidos como faltas, sobras ou trocas de produtos. Além disso há uma rotatividade muito grande de mão-de-obra, o que acaba desqualificando o processo produtivo, pois cada colaborador passa por um período de aprendizado, com treinamento e capacitação na empresa. O transporte tem um custo muito alto pois além do custo de abastecimento entre o centro logístico e os centros de distribuição tempos também os abastecimentos entre a fábrica e o centro logístico. Isto tabém acareta perdas pois devido a maior movimentação da carga no transporte, o mesmo sofre diversas avarias, causando prejuízos. As entregas de pedidos para os distribuidores tem um prazo longo, principalmente para as entregas efetuadas nas regiões de interior nos Estados, pois a trasnportadora faz a coleta e a triagem para o envio dos pedidos para as suas filiais ou parceiros que efetuam a entrega em cada região do interior dos estados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com