TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

Desafio Profissional
Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos 2ª serie
Disciplinas norteadoras:
Processos Gerencias
Matemática



Introdução
Gerir e reestruturar uma empresa varejista de alimentos cujos lucros viam caindo e os custos estavam fora de controle. Usando meu conhecimento em estruturas organizacionais para auxiliar esta empresa em sua estrutura operacional, médio e estratégico, criando um plano de capacitação para a organização.


Sumário
Estrutura da Empresa1
Organograma2
Estratégia Empresarial3
Missão e objetivos táticos e operacionais4
Plano de capacitação de diretores e gerentes5
Plano de capacitação e motivação para o setor operacional6

Estrutura da Empresa Horterdan
Presidência
Diretorias: Financeira (1),Compras(1),Operações(1)
Gerencia (8); Mercearia e secos e molhados (1), hortifrutícola (1), Padaria (2),Linha branca/marrom(1),armarinho e têxtil(1),Açougue e peixaria(1),Segurança(1)
Total de colaboradores: 176; Financeira (5); Compras (6); e Operações (165).
Operaçoes:Mercearia(15); Hortifruticola(15): Padaria(20); Linha branca/marrom(30); Secos e molhados(20); Armarinho(5); Açougue(20); e peixaria (15) e Segurança (20)
Organograma Gerencial Funcional



Estratégia Empresarial
O objetivo do hipermercado Hordeban em médio prazo é estender seu domínio em nível estadual para
isso será preciso rever alguns conceitos na empresa. A Horterdan evoluiu seu nome na região, de supermercado para hipermercado sendo assim os níveis institucionais e intermediários tem que se focarem em seus departamentos sem interferências políticas e adotar uma estratégia analítica, ou seja, garantir seu domínio e ao mesmo tempo se expandir para novas possibilidades.
Os diretores e gerentes precisam se focam em gerir, planejar e organizar pensando na empresa e em seus clientes.Por isso será necessário um programa de capacitação e desenvolvimento para todo os níveis operacional;médio e estratégico.



Programa de capacitação dos Diretores e Gerentes
Com a necessidade de tornar a empresa mais competitiva melhorando sua eficácia, liderança e alto desempenho a Horterban elaborou esse plano de capacitação.
Firmamos acordo com o SEBRAE, para capacitar todos os nossos gestores.
Serão palestras e cartilhas com os instrutores do SEBRAE altamente qualificados e com vivencia nas áreas a serem aprimoradas, realizada na própria empresa. Contaremos com 3 módulos sobre liderança, eficácia em gerenciamento, e desenvolvimento de equipes com carga horária de 180hs .
O curso terá ênfase nos principais temas:
Avaliar a capacidade organizacional na gestão de projetos. Valorizar a importância das equipes e do papel do líder para a competitividade das organizações. Direcionar estratégias Empreendedorismo Compreender o ambiente estratégico da empresa e organizacional da empresa Entender o papel do gestor como administrador do talento humano.  Identificar e saber lidar com problemas nas equipes Soluções estratégicas para a gestão profissional de projetos Estaremos dando a oportunidade de todos os nossos gestores se aperfeiçoarem com o Maximo de excelência, com profissionais bem preparados uma experiência única.
Ao final do curso será entregue um certificado para cada um, com abrangência em nível nacional que acrescentara mais o currículo de todos.
Ao finalizar a capacitação de nossos gestores iniciaremos o plano para nosso pessoal operacional.
Programa de capacitação/ desenvolvimento e Motivação para o setor operacional
Sabemos que motivar o funcionário é um investimento, capacita-lo ainda mais e desenvolver suas habilidades é primordial nesse novo modelo estrutural em que vivemos.
Também em parceria com o SEBRAE, realizaremos palestras motivacionais, cursos de aprimoramento em atendimento, trabalho em equipe. Será realizado em nossa empresa com carga horária de 180hs, também com certificado.
O curso terá ênfase nos principais temas:
As necessidades primarias e secundárias (fisiológicas,de segurança,sociais,estima e autorrealizaçao)
Compreender o papel fundamental do trabalho em equipe
Manter feedback com todos os níveis
Saber se relacionar com os clientes
Desempenho coletivo 
Uma liderança pode emergir 
Fazemos parte de um todo
Após os treinamentos tanto do operacional quanto dos gestores serão realizadas avaliações de desempenho, analisando as metas de cada setor, analisar o feedback entre os níveis, a motivação das equipes e as análises estratégicas.
Investindo no capital humano é a maneira que as organizações devem sempre se qualificar porque e daí que saem as mentes empreendedoras.
Com isso a Hoterdan se tornara uma rede com abrangência estadual.

Conclusão
Nos dias de hoje as organizações necessitam cada vez mais de pessoas capacitadas e motivadas para realizar suas funções.Sabemos que a função de um gestor não e só de mandar , mas sim, de liderar ,de orientar,de motivar os que o cercam.Investir no capital humano é investir na empresa ,na questão social, num desenvolvimento a médio e longo prazo.
Portanto as novas organizações trabalham a comunicação ,com as necessidades emocionas ,com a motivação,com o incentivo,com a qualificação de seus funcionários dentre muitos outro fatores.Para fazer crescer uma empresa é preciso crescer um funcionário.
Referencias Bibliográficas
CHIAVENATO. Idalberto Administração: Teoria, Processo e Pratica -4ª edição –Rio de janeiro: elsevier- 2006 (livro Principal)SEBRAE.www.sebrae.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (456.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com