TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional: Alimentos Orgânicos

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Ribeirão Preto, 18 de novembro de 2016

Projeto Interdisciplinar aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing, referente às disciplinas de:

Ribeirão Preto, 18 de novembro de 2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

É cada vez maior o número de pessoas que buscam e pesquisam sobre a vida com uma alimentação saudável. Alimentos com agrotóxicos estão em nossas geladeiras e nossas mesas diariamente. Esses produtos com “veneno” afetam nossa saúde e comprometem nossa qualidade de vida.

Na tentativa de resgatar o tempo em que tínhamos um alimento limpo, saboroso e saudável, chegam os alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e com uma qualidade e sabor insubstituível.

Nesse desafio poderemos ver o perfil do consumidor, seus benefícios ao organismo, valores e plano para divulgação dos alimentos.

1 - Consumidor e o papel dos produtos orgânicos no mercado

Em busca de uma alimentação saudável, procurando alimentos frescos e livre de agrotóxicos é o que leva cada vez mais a procura pelos famosos alimentos orgânicos.  

Atualmente os alimentos recebem tantos “venenos” e passam por vários processos de transformação, que quando chegam à mesa, acabam mudando hábitos alimentares, podendo causar danos à saúde, tais como: câncer, intoxicação, danos cerebrais e até mesmo a fertilidade, já que ele pode alterar a qualidade dos espermatozoides.

Devido a estes fatores prejudiciais, cada vez mais o consumidor procura pelos alimentos orgânicos e os motivos são simples:

- Aspectos relacionados a uma vida saudável

- Preocupação com o meio ambiente

- Sabor fresco e natural dos alimentos

Ao adquirir uma verdura ou hortaliça orgânica, o cliente espera receber um produto “limpo”, com sabor agradável e ficar com a consciência limpa que está fazendo sua parte positiva ao meio ambiente.

O perfil desse tipo de consumidor foi pesquisado na feira de produtos orgânicos, pela Associação de Agricultura Orgânica do Estado de São Paulo. E o resultado foi que os consumidores desse tipo de alimentos são na maior parte mulheres, entre faixa etária de 30 a 50 anos, com nível de instrução elevada, classe média e atualizadas sobre assunto do cotidiano.

Nesse mercado ainda existe alguns problemas como: preço, falta de regularidade, pouca diversidade e pouca quantidade; já que o consumo ainda é relativamente baixo, levando em conta o consumo de produtos com agrotóxico.

Apesar da maioria dos consumidores considerar os preços de alimentos orgânicos elevado, o consumo continua crescendo, pois, colocando em tese o custo x benefício, os alimentos orgânicos saem disparados a frente dos benefícios.

  1. – Dados referente ao uso de agrotóxicos no Brasil

[pic 2]

1.2– Estratégias de publicidade

VISITAS AS PROPRIEDADES

A estratégia é fortalecer parceria com os supermercados e lançar promoções de visitas nas propriedades orgânicas.

Nesses passeios os clientes poderão tirar dúvidas, ver as dificuldades do agricultor, ter acesso a todo o processo de plantio, da semente a colheita.

No começo da tarde após ver todos os processos, o consumidor poderá degustar um almoço feito totalmente com alimentos orgânicos. Podendo saborear e sentir a diferença no paladar.

EVENTOS

Também em parcerias com feiras agrônomas, serão distribuídos panfletos com os benefícios do alimento orgânico e pontos de distribuição, além de um menu totalmente orgânico nos stands dessas feiras.

SELOS DE QUALIDADE

Em todos os alimentos orgânicos, serão colados selos que garantem a procedência e qualidade do produto, dando assim uma segurança ao cliente que consumir. De acordo com a  Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003

MATERIAIS IMPRESSOS

Será feito uma cartilha citando os riscos de alimentos com agrotóxico e os fatores positivos para consumo dos orgânicos.  Nessa cartilha haverá o endereço da propriedade do Sr. Eduardo e o convite para uma visita a plantação.

http://www.megaagro.com.br/organica/perfil_um.asp pesquisa de perfil do consumidor

http://portal.rebia.org.br/saude/5860-conheca-algumas-caracteristicas-dos-alimentos-organicos características dos alimentos

2-  Estratégias de preço

Sabemos que os alimentos orgânicos tem um preço mais elevado do que os alimentos convencionais (não orgânicos) encontrados nos estabelecimentos. E por esse motivo 90% dos clientes acabam optando pelo mais barato, conforme as suas necessidades, satisfação e a sua renda. E com pesquisas realizadas podemos comprovar que o produto orgânico é mais caro devido aos diversos revendedores (atravessadores) até chegar ao consumidor, isso prejudica o orçamento do consumidor na hora da compra.

E para chegar a um equilíbrio de ajustamento de preço, fizemos uma pesquisa de mercado com base em custos, as expectativas dos resultados esperados, o mercado em si (a concorrência) e a satisfação do consumidor. Com base nesta pesquisa descobrimos que o consumidor tem um certo bloqueio em relação aos produtos orgânicos por falta de informação, ou seja, o seu contato direto é somente com o produto e não com quem produz. E um estudo feito recentemente aqui no Brasil diz que quase 1/3 dos alimentos consumidos pelos brasileiros estão com níveis inaceitáveis de agrotóxicos, o que seria 5 litros por pessoa por ano. Então percebemos que as pessoas deixam de consumir alimentos orgânicos não somente pelo valor mais elevado, mas também pela falta de conhecimento dos benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (270.5 Kb)   docx (431.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com