TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  29/4/2016  •  Ensaio  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDADE 02

PAMPULHA/ MG

CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR

STEFANIA CRISTINA COSTA – 8744146703

ALINE FRANCO -

PLANO DE MARKETING

BELO HORIZONTE

11/2015

[pic 2]

STEFANIA CRISTINA COSTA- RA 8744146703

ALINE FRANCO- RA

PLANO DE MARKETING

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas Planejamento financeiro e orçamento, Marketing hospitalar e Sistema e organização de saúde no Brasil.  

Orientador: Prof. Tutora Larissa Fernandes de Menezes

BELO HORIZONTE

11/2015

Introdução

O marketing praticado pelas organizações se tornou um tema cada vez mais importante, pois exerce impactos nos objetivos e estratégias das empresas. Hoje as organizações não se diferencia somente pela qualidade dos produtos e serviços prestados, mas também pela forma que seus cliente são atendidos e tratados.

Sabemos que o relacionamento entre empresa e cliente para ser construído, deve conter alguns elementos fundamentais como conhecimento, confiança, vantagem para ambas as partes. Este relacionamento, para ser mantido, requer muito mais trabalho e dedicação, o que deverá ser cuidadosamente aplicado e avaliado de forma mais específica, priorizando e entendendo as especificidades que cada um possui.

As especificidades que uma empresa prestadora de serviços possui são inúmeras e devem ser muito bem avaliadas quando se deseja que um cliente as perceba, reconheça e valoriza, sendo assim fiel a ela.

O Marketing é a ciência e a arte de conquistar, manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles.

Marketing em Saúde é o conjunto de estratégias que permite identificar as necessidades de saúde, conforto, bem-estar e qualidade de vida do cliente-paciente, satisfazendo-as através de um atendimento humanizado, com segurança e qualidade, criando dessa forma, valor para a organização e novas oportunidades (LUNA, 2012).

Pacientes são tipos muito especiais de clientes, visto que algumas vezes se encontram num estado emocional particularmente critico, o que torna todo o processo de marketing de saúde mais complexo, sendo um desafio atender de maneira adequada as demandas destes pacientes. Precisamos levar em conta que a motivação de um paciente está vinculada a busca pelo atendimento das necessidades ainda não satisfeitas.

As pessoas, enquanto pacientes, buscam algo mais do que aquisição dos produtos ou serviços. Fatores como forma de atendimento, atenção e carinho são demandas intimas de todo ser humano, que influenciam em sua tomada de decisão antes de comprar um serviço. Por isso é necessário que todo plano de marketing priorize o atendimento e o relacionamento com os clientes como uma importante estratégia para conquistar e manter os clientes.

 As áreas do marketing incluem: pesquisa, planejamento, produção, promoção e propaganda, logística, relações públicas, vendas, entre outras.  Portanto, o marketing não é propaganda e propaganda não é marketing.  A propaganda é portanto uma área do marketing.

Nos dias atuais qualquer setor que queira melhorar sua qualidade de serviços e melhorar o ambiente de trabalho dos seus funcionários e clientes, tem que dar atenção às ações de marketing para melhorar os serviços oferecidos e socializar os ambientes de trabalho.

As estratégias de marketing devem também estar voltadas para a melhoria dos serviços para o cliente interno que merece atenção inicial das ações para que possa participar de programas de treinamento e aperfeiçoamento buscando sempre oferecer serviços de saúde com mais qualidade. É preciso quebrar o paradigma de hospital é um serviço filantrópico, hoje muitas ações dos hospitais, visa o funcionamento como negócio empresarial que tenha o foco principal não apenas no paciente/cliente, mas, que também deve está direcionado na busca de retorno financeiro.

Plano de marketing

O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade.

Portando, Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão para a empresa se manter competitiva no mercado em que ela está inserida, através de estratégias competitivas de Marketing.

Para desenvolver um bom plano de marketing, é preciso que a empresa conheça bem o seu mercado de atuação.

Normalmente, o plano de marketing é composto das seguintes partes: resumo executivo e sumário, situação atual de marketing, análise de oportunidades, objetivos, programas de ação, demonstrativo de resultados planejados, implementação, controle e realimentação. Mas, em paralelo a esta formatação, é preciso percorrer etapas.

1° etapa: Planejamento

O objetivo desta etapa é sistematizar e processar todas as informações necessárias para o desenvolvimento das metas.

Sumario executivo

 O Sumário Executivo é o resumo do seu Plano de Marketing e deve ser redigido somente ao final da elaboração de todo o plano. Esta seção deve abordar brevemente as características principais do seu negócio, incluindo situação presente, objetivos e estratégias a alcançar, principais definições do projeto e esforços necessários.

Analise de ambiente

É a análise dos fatores externos e internos (elaboração de analise Swot).

Definição do público alvo

É a identificação do segmento do mercado que mais oferece oportunidades ao seu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (214.8 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com