TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 9

  [pic 1]

ANHANGUERA

FACULDADE ANHANGUERA SÃO BERNARDO DO CAMPO

PROJETO DE MARKETING DE SERVIÇOS PARA O SUPERMERCADO COMPRE BEM

Curso Superior de Tecnologia em Marketing

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015


Ilza Neves de Almeida – RA 9525405156

Nelber França – RA 9608492890

Rose Brena Mansano – RA 9525405113

Sheila Nascimento – RA 9505340094

Curso Superior de Tecnologia em Marketing

PROJETO DE MARKETING DE SERVIÇOS PARA O SUPERMERCADO COMPRE BEM

Cleita Carneiro

DESAFIO PROFISSIONAL

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

RESUMO

 O presente artigo faz parte do curso de Gestão em Marketing , Marketing de Serviços e Pesquisa de Mercado, do curso Superior de Tecnologia e Marketing, da Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo e objetiva refletir sobre a importância da utilização da pesquisa de mercado para a abertura de uma nova unidade de um supermercado, denominado supermercado Compre Bem. Além disso, objetiva compreender a importância da elaboração de um plano de marketing eficaz para a divulgação e implementação da nova filial, bem como a necessidade do estudo comportamental do público alvo e dos produtos essenciais para atendê-los. Para tanto, a pesquisa bibliográfica sobre o tema será utilizada como alicerce metodológico, a fim de oferecer suporte teórico para a elaboração de um projeto de marketing e de gestão que deve contar com o estudo sobre projeto; planejamento e gerenciamento de projetos; definição e importância do marketing; análise de mercados consumidores, entre outros.  

Palavras-chave: Projeto de Marketing. Pesquisa de Mercado. Perfil do Público-alvo.

INTRODUÇÃO

        Estudiosos da área administrativa e de marketing são unânimes em afirmar a importância da pesquisa de mercado e de marketing para poder antecipar e compreender as necessidades de clientes em potencial. Estes estudos devem dar ênfase à análise do macro-ambiente, considerando possíveis concorrentes, fornecedores, clientes potenciais e os tipos de produtos que terão melhor saída, além de considerar fatores como a logística, por exemplo, diminuindo assim os riscos de erros na tomada de decisões sobre empresas e produtos.

        Por essa razão, procuraremos enfatizar neste artigo, os cuidados na execução de uma pesquisa de mercado, de modo que possam, de fato, auxiliar o empreendedor na abertura de uma empresa. Enfatizaremos os estudos sobre o valor da pesquisa de marketing, objetivando avaliar a viabilidade econômico-financeira da abertura de mais uma loja da rede de supermercados Compre Bem, na cidade de São Bernardo do Campo.

        Pode-se justificar inicialmente que a abertura da nova loja, na região central de São Bernardo do Campo, justifica-se principalmente devido à expansão do mercado imobiliário nos últimos quatro anos que trouxe novos moradores para prédios e condomínios de apartamentos e de casas para este local.

        Uma rápida pesquisa nesta região (que será apresentada com detalhes mais adiante) revelou que há apenas quatro supermercados: Cooperativa de Consumo, Sonda,  Extra Fácil e Dia%  porém, com uma distância considerável entre eles. Há  um ano foi inaugurado uma unidade do supermercado Dia%, a uma distância de 3,8 km do Sonda[ mas que conta com o diferencial de possuir espaços para pequenos lojistas de roupas, sapatos e acessórios.

        Dessa forma, a nova unidade do supermercado da rede Compre Bem, deverá apresentar características que atraiam o público e o façam preferir frequentar este local em vez dos outros.

        Para tanto, alguns objetivos precisam ser traçados, como por exemplo, o estudo da melhor localidade para a nova unidade; o principal público que se pretende atingir; o tipo de serviço e produtos diferenciados que pretende oferecer; a análise da logística, entre outros, de modo a conquistar o público e obter uma boa participação no mercado.

Para esclarecer estas questões, procuraremos embasamento teórico, através da pesquisa bibliográfica, sobre a definição, gerenciamento e planejamento de Projetos, com base nas ideias de Keeling (2012); definição e conceitos de marketing condizentes com a sociedade contemporânea, bem como a possibilidade de construção de marcas fortes, com base nos estudos de Kotler (2013); análise dos mercados consumidores, bem como a influência do comportamento do consumidor (DIAS, 2014; SAMARA, 2007), entre outros.

1 – Características principais de um projeto

        

        Segundo Keeling (2012), existem várias maneiras de se definir e várias explicações para o que seria um projeto, mas a mais utilizada é a do PMI – Project Management Institute[1] - que é a maior associação mundial de gerenciamento de projetos e o define como sendo um esforço temporário empreendido para criar um produto que, neste trabalho refere-se à abertura da filial do supermercado Compre Bem. O autor afirma ainda que o projeto implica: prazo limitado, data estipulada para conclusão e resultado diferenciado do produzido no curso da rotina operacional.

        Os projetos vêm de longa data no curso da humanidade e tem sofrido modificações ao longo do tempo, a fim de acompanhar as mudanças da sociedade contemporânea, com maior importância aos prazos e custos para evitar a insucesso do projeto.

           Na atualidade, os projetos se apresentam de variadas formas e tamanhos e a duração e custo dependerão da necessidade de conclusão dos mesmos, em relação ao que se pretende realizar. A construção da filial do supermercado, trata-se de um projeto de médio prazo, de acordo com a classificação por duração definida por Keeling (2012), que prevê projetos com até dois anos de duração. Apesar dessa diversidade, o autor nos afirma que todos os projetos apresentam características comuns, como as elencadas a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (257.9 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com