TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  8/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.336 Palavras (14 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE VILA MARIANA CAMPUS UNIBERO

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

4º SERIE

 ELISABETE PEREIRA DA SILVA RA 8526954662

Desafio Profissional 4º Bimestre

DISCIPLINAS NORTEADORAS

 PROMOÇÃO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA

GERÊNCIA DE VENDAS

Professor Tutor ANTONIO JOÃO FERREIRA JUNIOR

SÃO PAULO / SP

2015

SUMÁRIO

Introdução ............................................................................................................... 03

Plano de comunicação ........................................................................................... 04

Plano de vendas ..................................................................................................... 06

Considerações finais ............................................................................................. 14

Referências bibliográficas ..................................................................................... 15

Introdução

O Mercado de refrigerantes e sucos está em alta com grande crescimento no Brasil e com panorama propicio para expansão do mercado de refrigerantes e com grande chance para aumentar lucro e expandir empresa Holtz.

Com a realização de pesquisas ficou concluído a participação de mercado, das empresas existentes no mercado sudeste que estão ganhando cada vez mais a região.

 O nível atual de concentração do mercado de refrigerantes é resultado de ganhos sistemáticos de market share das grandes corporações na última década. Já faz alguns anos que as pequenas empresas regionais registravam 33% de participação de mercado, sendo que, em 2015, estima-seque tal participação atingiu apenas 11,1%, quanto este medido em volume (litros).

A Coca-Cola é a líder absoluta de mercado, apresentando 60% de market share. E a Refrigerantes Holtz divide o restante do mercado com as demais marcas.

O índice HHI, que mede o grau de concentração dos mercados, se aproxima dos 4.000 pontos quando este calculado para o setor. Tal marca credencia a indústria de refrigerantes como altamente concentrada. A região sudeste tem futuro muito promissor e espaço para expansão de mercado conforme pesquisa a região sudeste é responsável por 53% das vendas de refrigerante onde a Refrigerantes Holts deseja ganhar mais mercado.

Plano de comunicação

O mercado de refrigerantes no Brasil e em São Paulo

O grande mercado brasileiro de refrigerantes é fortemente concentrado, e devido a esta tendência, percebem-se muitas diferenças de características entre as empresas que as compõe. Diante disto, faz-se necessário estabelecer, ou melhor, recortar o setor em sistemas, ou grupos de empresas da seguinte forma:

Grandes Corporações multinacionais;

Grandes empresas e; pequenas empresas regionais.

O grupo “grandes corporações multinacionais” é formado pelo sistema Coca-Cola Brasil, AmBev e Brasil Kirin, todas com grande capital com participação internacional, que juntas reúnem cerca de 90% do faturamento do setor.

E temos também o grupo “grandes empresas”, formado por mais ou menos 15 empresas e em suma, não estão vinculadas a nenhum grande grupo de caráter multinacional, mas suas características as fazem distante do primeiro grupo, bem como do terceiro: que é formada das “pequenas empresas regionais”.

Por sua vez as Pequenas Empresas Regionais, formam um grupo de cerca de 180 empresas, espalhadas por todo o território do país. Este é o grupo de empresas que a AFREBRAS representa, e no qual está também a HOLTZ Refrigerantes.

As fábricas da região trabalham com preços mais competitivos nas regiões onde atuam, por conseguirem entregar seus produtos com baixo custo de frete em comparação aos grandes fabricantes com distribuição nacional. Assim, a alta sensibilidade da demanda em relação ao preço, aliada ao baixo valor praticado, faz com que esses pequenos fabricantes tenham participação crescente e cada vez mais expressiva no cenário nacional. No Brasil, os refrigerantes mais vendidos são os de sabor cola 50% seguidos pelo guaraná 25%, os outros sabores juntos somam 25% da preferência nacional.

A grande diversificação de sabores e tipos de bebidas tende a aumentar e a quantidade envasada vem sofrendo alterações. Recentemente foram criadas as embalagens de 3 litros e 3,5 litros, que tem preços acessíveis onde aumenta ainda mais o consumo de refrigerantes entre as famílias.

 A utilização das embalagens descartáveis, em especial da embalagem PET, que, como veremos na próxima seção, reduziu os custos operacionais, facilitando a entrada no setor e o crescimento das empresas regionais.

O processo de produção de refrigerantes utiliza como principais matérias-primas a água, o açúcar e o gás carbônico. Todas essas matérias-primas são produzidas nacionalmente, reduzindo os custos de produção.

A preferência pela marca ainda tem forte impacto sobre a demanda, por outro lado, a correlação com o preço, distribuição, disponibilidade, embalagem e serviços nos pontos de venda são importantes na disputa por uma fatia maior no segmento.

A demanda de refrigerante também está relacionada à temperatura climática. No período compreendido entre os meses de setembro a março, o consumo chega a duplicar se comparado a meses de temperatura mais amena.

As marcas mais importantes são a Fors Refrigerantes, Refriso (Refrigerantes Sorocaba) e Refrigerantes Convenção.

Análise de Swot

Pontos fortes: qualidade, tecnologia, distribuição e tradição, controle de fornecedores, inovação.

Pontos fracos: o produto cola não está na linha de produção atual, baixa produção, fraca comunicação com o mercado (divulgação da empresa), produção ociosa.

Oportunidades: aumento do market share, consolidação da marca/imagem em outros estados.

Ameaças: força das empresas regionais do estado de São Paulo (capital e interior) ameaça de produtos substitutos cada vez mais em alta, como suco e chás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (111.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com