TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional I

Por:   •  28/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA

SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE MARKETING

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRRE

Processos Gerenciais e Matemática

Nilciele Morales Mallue

RA: 1299119449

Tutor (a): Marley

Pelotas, 22 de Setembro de 2015.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        

PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTODE DIRETORES E GERENTES        

Tabela 1.  Estrutura organizacional        

2.1. EFICIÊNCIA GERENCIAL (DIRETORES E GERENTES)        

2.2. DESENVOLVER LÍDERES        

2.3.LIDERANÇA SITUACIONAL        

2.4. EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO        

Figura 1 Ciclo para obter equipes de alto desempenho        

CAPACITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO OPERACIONAL        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

INTRODUÇÃO

        O objetivo deste desafio é implantação de uma estrutura organizacional condizente com o setor de hipermercado, a fim de capacitar, desenvolver e motivar todos os setores, promovendo resultados satisfatórios tanto para o setor operacional, com aperfeiçoamento, capacitação e motivação, quanto para o setor gerencial, com projetos que visam desenvolver líderes e principalmente aumentar os lucros do Hipermercado Hoterdan, objetivando tornar-se uma rede de abrangência estadual.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

        Dentre as  estruturas organizacionais, utilizadas atualmente, vem se destacando a Linha- staff, escolhida para organização estrutural da empresa, pois  é possível  maximizar as vantagens de organização linear (cada superior tem autoridade única e absoluta) e funcional(o objetivo é separar, distinguir e especializar cada setor), reduzindo as suas desvantagens, tornando assim a organização mais completa. a Linha- Staff, conta com a assessoria especializada, permitindo assim, a integração de todos na realização do trabalho, sendo o setor de Staff, encarregado pela estratégia (administração de projetos, consultoria),  e os trabalhadores de Linha, dedicam-se a execução operacional.

Tabela 1.  Estrutura organizacional

  1. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTODE DIRETORES E GERENTES

2.1. EFICIÊNCIA GERENCIAL (DIRETORES E GERENTES)

        O primeiro passo para eficácia gerencial é a capacitação, com treinamento, aperfeiçoamento e clareza nas competências a serem desempenhadas nestes cargos, o melhor meio de alcançar os objetivos seria com a contratação de um Coaching, que é um profissional que organizará a metodologia para a realização de objetivos, capacitando a área gerencial para planejar, ter foco nos objetivos estipulados e principalmente melhorar os resultados. Após serem estabelecidos os papeis de cada um na empresa, é muito importante realizar reuniões, para traçar os objetivos e o tempo para atingir as metas. Com a criação da diretoria de  administração e projetos, será possível criar planos estratégicos, promovendo assim produtos e serviços para o público almejado. Criar e envolver o setor de R.H. promovendo um plano de comunicação ligando todos os colaboradores de forma sistêmica, afim de não faltar a informação necessária para clientes e fornecedores.

2.2. DESENVOLVER LÍDERES

        Um líder não nasce pronto, sendo assim necessário lapidá-lo, o desenvolvimento da liderança é um investimento vital, para garantir o crescimento da empresa. Para a seleção é necessário identificar, desenvolver, promover e reter os talentos, como parte de uma estratégia para o futuro promissor da entidade. A pessoa certa para este papel deve possuir experiência ampla para adaptar suas habilidades, à situações impostas pelo dia a dia. Sendo necessário desenvolver neste indivíduo capacidades de gerenciar o coletivo, e não somente a área técnica. A principal característica de um líder é saber comunicar-se, e comunicar-se, não quer dizer falar o tempo todo, e sim escutar o que a equipe tem a dizer, focando e motivando o setor operacional no crescimento da empresa.

2.3.LIDERANÇA SITUACIONAL

        A liderança situacional é moldada de acordo com as situações apresentadas, conduzindo os colaboradores a reagir positivamente ao contexto. O líder deve conduzir e dar confiança ao colaborador, ensinando-o a executar as tarefas de forma prática e eficiente, delegando tarefas, com a devida orientação, é sempre necessário explicar a importância dela para o setor e contribuir com novas ideias e motivando para que a execução seja conforme o esperado. O apoio prestado pela liderança, mostra ao individuo que está relação está apoiada na confiança mútua, não sendo necessário a supervisão contínua, possibilitando o crescimento e desenvolvimento de habilidades.

2.4. EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

        Equipes de alto desempenho, precisam de um ambiente de trabalho produtivo e confiante, onde é possível utilizar seu conhecimento, antecipando-se as mudanças e minimizando os conflitos. A capacitação técnica é vital para construção de equipes que sabem como agir perante os desafios, comunicando-se e estimulando a melhoria dos resultados dos processos.[pic 3]

Figura 1 Ciclo para obter equipes de alto desempenho

  1. CAPACITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO OPERACIONAL

        Com a implantação do setor de R.H., almeja-se aproximar cada vez mais a presidência e as diretorias do setor operacional, buscando formas estratégicas para garantir um alto índice de motivação de seus profissionais. Como a maioria das situações de trabalho é formada por relacionamentos entre pessoas, é indispensável criar um ambiente onde o profissional sinta que sua participação é importante, não caindo assim no comodismo. Fazer reuniões semanais, não só para traçar objetivos, mas também abrir espaço para que os funcionários apresentem projetos e compartilhem conhecimentos aprendidos em cursos externos, cria uma relação mais próxima entre a equipe, gerando a comunicação entre todos, diminuindo e até erradicando problemas interpessoais do cotidiano.Além das reuniões é importante manter feedbackindividual, muitas vezes problemas não são expostos, por estar toda a empresa reunida, gerando constrangimento, a conversa individual com os funcionários pode trazer soluções para os problemas e acima de tudo é possível a observação e posteriormente lapidação de talentos em potencial, que muitas vezes não são percebidos no total da empresa. Implantação de plano de benefícios (como folga, remuneração extra, viagem)através deste plano será possível alinhar as metas e objetivos da empresa, motivando os funcionários a se empenharem ao seu máximo, alcançando o objetivo esperado a curto ou longo prazo. Sempre que for atingida uma meta, é interessante comemorar com os funcionários, demostrando assim o valor de cada um para o funcionamento geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com