TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENHO ORGANIZACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: DESENHO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  3.701 Visualizações

Página 1 de 6

Entende-se como organização um sistema aberto e integrado em sua totalidade em nível institucional, recebendo assim a denominação desenho organizacional. Através do padrão apresentado pelo desenho podem-se elaborar estruturas com a finalidade de alcançar objetivos e resultados com uma configuração adequada. O parâmetro apresentado pela estrutura organizacional fornece a presença de dois lados, sendo os órgãos e unidades representados pela empresa e suas atividades e no outro lado as funções e atividades que são delimitadas pela empresa com objetivo de sucesso coletivo de forma generalizada e ampla. Devemos compreender que o desenho organizacional tem a função de estabelecer os parâmetros e procedimentos da estrutura básica e das tarefas empresariais, através de gráficos, organogramas e quaisquer outras formas assim apresentadas como necessidade da empresa. A grande vantagem da organização vem pelo fato de permitir a reorganização e reestruturação de forma a compatibilizar as empresas as constantes mudanças apresentadas atualmente sempre com foco no sucesso da organização. O presente trabalho tem como tema o desenho organizacional transcrevendo suas atribuições e suas definições mediante o desenvolvimento apresentado no trabalho em questão, tendo como objetivo definir os parâmetros e atribuições do retrato da estrutura organizacional. Para compreensão deste trabalho é apresentado os seguintes tópicos: Os requisitos do desenho organizacional, como estrutura básica, novas formatações organizacionais, como mecanismo de operação, ênfase nas metas e nos resultados, como mecanismo de decisão, descentralização das decisões, como mecanismo de coordenação entre as partes, foco mais no cliente que na coordenação interna, as características principais do desenho organizacional e diferenciação.

OS REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL

Como uma das prioridades da administração, seu objetivo e ditar o funcionamento de uma organização, bem como a distribuição e aplicação dos métodos e requisitos a serem tratados.

Falando especialmente das características do desenho organizacional (quatro ao todo), uma delas serve de estrutura básica para que todo trabalho, recursos, sistemas, etc., funcionem de forma conjunta, distribuindo tarefas tanto para o setor hierárquico, quanto o setor de departamentalização. O primeiro setor citado, também conhecido por especialização vertical e o outro como especialização horizontal.

Tratando-se das novas formatações da organização, as funções vêm cada vez mais priorizar por meio da estrutura básica o cliente como aspecto principal. Sendo assim, pouco a pouco os níveis das empresas se aproximam para inovar positivamente as principais atividades da empresa.

COMO MECANISMO DE OPERAÇÃO:

Mostra aos colaboradores da empresa quais tarefas devem ser desempenhadas, qual será sua rotina de trabalho, disciplina e modo de avaliação de desempenho do mesmo. Este é um método utilizado para apresentar a empresa, os objetivos que a mesma busca atingir e o que espera deste colaborador.

Isto nada mais é do que normas internas da organização, ou seja, normas da empresa.

ÊNFASE NAS METAS E NOS RESULTADOS

Entende-se que nos dias de hoje, um empresário que busca de forma solitária, atingir suas metas cobrando os resultados de seus colaboradores estabelecendo rotinas e procedimentos, tem um caminho muito mais árduo para o sucesso da sua empresa, como pensar no futuro? Se ele tem que estar diariamente acompanhando todos os seus processos.

Na Contramão disto vem o que se chama de gestão compartilhada onde todos são responsáveis pelo desempenho do negocio, onde as pessoas ganham liberdade nas escolhas dos meios necessários para atingir a suas metas e como incentivo para tal envolvimento, são recompensas individuais.

E nítido o envolvimento das pessoas na gestão compartilhada, onde as mesmas se sentem donas do negocio e todas trabalhando em prol da superação das metas e resultados.

MECANISMO DE DECISÕES

Tendo em vista que o desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, definindo quais os mecanismos serão empregados em seus procedimentos, se obtém alguns requisitos fundamentais, como o mecanismo de decisão. Visando atender de forma conjunta a realização completa dos objetivos globais e específicos de uma organização e das unidades que compõem a organização, crio-se este mecanismo para o auxilio na definição do poder de assumir as decisões que de forma conjunta em sua emprego estabelece a autoridade. Analisando este mecanismo de decisão podemos identificar a hierarquia dentro das organizações, definindo de forma clara e inequívoca mediante distribuição dos poderes, quem define as decisões organizacionais dentro de cada unidade.

DESCENTRALIZAÇÃO DAS DECISÕES

A evolução do modo de atendimento é visto a partir do momento em que é necessário a resolução de um problema a um cliente, interno ou externo. Essa nova visão, na qual se tendência o mercado, modifica a forma da resolutiva de um problema: o funcionário foge do sistema em que procura “olha para cima” para a resolução de um empecilho e passa a “olhar para o lado”, buscando o cliente interno, ou seja, o próximo colaborador na cadeia de atividades que formará o processo decisório para a solução dos problemas ou requisitos dos clientes externos.

COMO MECANISMO DE COORDENAÇÃO ENTRE AS PARTES

É uma maneira de separar as atividades e tarefas no trabalho. O mecanismo de coordenação integra e dá consistência ao trabalho, é uma maneira de unir as diversas partes da organização para obter uma boa sintonia nos objetivos a serem alcançados.

FOCO MAIS NO CLIENTE DO QUE NA COORDENAÇÃO INTERNA

Nos dias de hoje ha uma grande influencia para a substituição dos mecanismos de integração pela focalização no cliente interno. Desse modo podem-se visualizar cada cargo na organização como um elo numa cadeia de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com