TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Organizacional

Dissertações: Desenho Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 7

A palavra desenho denota uma forma, um padrão uma estrutura ou algo parecido e que é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivos. O desenho organizacional confecciona a estrutura organizacional da empresa e processos para fazê-la funcionar e alcançar seus resultados.

Quando o desenho organizacional não está adequado as necessidades da empresa e do contexto em que ela está inserida, são constantes as reorganizações e reestruturações no sentido de adequá-las as mudanças e renovações indispensáveis ao sucesso organizacional..

Ao todo Desenho Organizacional - retrato da estrutura da organização, define órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias a dinâmica organizacional.

O desenho organizacional define como o órgão irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados, ou seja é um esquema amigável de suporte e apoio para as pessoas poderem se relacionar melhor, processar as informações, tomar decisões a respeito de seu trabalho, desenvolver intelectualmente suas atividades, compartilhar experiências com sua equipe, melhorar o processo de trabalho, focalizar o cliente interno ou externo, alcançar metas e resultados fixados consensualmente em conjunto com seus superiores e participar nos resultados e metas alcançados ou ultrapassados.

A diferenciação pode ser feita em dois sentidos:

Horizontal- desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentização.

Vertical – desdobramentos em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridades.

Quanto maior a variedade de clientes, consumidores localizados no contexto e quanto maior a variedade de produtos, maior será a sua diferenciação, tanto maior será a heterogeneidade dentro da organização pelo fato de acarretar maior número de departamentos, níveis hierárquicos e muitos departamentos diferentes, tornam-se necessários vários esquemas de integração e entrosamento para coordenar o funcionamento e obter harmonia na totalidade.

“O segredo não está no manejo de cada uma dessas características em si, mas em como todas elas são arranjadas e utilizadas no conjunto. Cada empresa faz a mistura e a composição mais adequada dessas características aos objetivos que pretende alcançar em um contexto específico e particular”.

- FORMALIZAÇÃO

Refere-se a existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas seriam executadas. Quanto maior a formalização, tanto maior a presença de normas de conduta, rotinas, procedimentos, formulários e documentos para comprovar atividades, métodos e processos regidos para atender a legislação vigente, de arquivos para guardar informações, documentos, atestados, assinaturas, firmas reconhecidas, aprovações e coisas assim.

O objetivo é documentar, registrar, comprovar por papéis que possam ser arquivados e guardados. Quanto maior a formalização, tanto mais a empresa se torna burocrática, mecanista, fechada, rotineira e bem definida e programada.

Formalização é feita por meio de cargo, que define as especificações relacionadas com as tarefas, fluxo de trabalho, instruções e procedimentos regras e regulamentos para todas as situações possíveis.

O termo formalização serve para reduzir o índice de variação humana ou seja, regras e procedimentos que fazem com que as pessoas façam o mesmo procedimento sempre na mesma sequencia e com os mesmos resultados.

Desenho Departamental – Cap. 11 - PLT

É a organização feita na base das funções que requerem atividades similares e são agrupadas juntas e identificadas de acordo com alguma classificação funcional, entre as quais finanças, recursos humanos, mercadologia e produção.

A departamentalização funcional tem como vantagem agrupar os especialistas sob uma única chefia comum quando há uma tarefa especializada. A principal vantagem é refletir uma diferenciação lógica pelas funções seguindo o princípio da especialização ocupacional dos especialistas. Garantir máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas pois se baseia no princípio da especialização ocupacional. Fornece a convergência e a ação conjunta dos especialistas em uma determinada atividade. Convergência de ação, ou ação conjunta é uma de suas vantagens.

Permite forte economia de escala pela utilização integrada de pessoas, conhecimentos, habilidades e competências. Orienta e aglutina as pessoas para uma específica atividade ou especialidade concentrando sua competência com eficácia, permite distinguir e manter o prestígio das funções principais da empresa, bem como realçar objetivos primários e fundamentais da organização. Reflete um dos mais autos níveis de auto-orientação de orientação e de introversão administrativa.

Limitações e desvantagens da departamentalização funcional

As limitações da estrutura funcional são, por exemplo:

Enfoque invertido, ou seja, a empresa agrupa seus recursos de acordo com suas funções internas e focam apenas em seu próprio umbigo, subjetivação cada empresa passa a focalizar exclusivamente seus objetivos funcionais deixando de lado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com