TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Do Desenho Organizacional

Trabalho Universitário: Características Do Desenho Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  11.812 Visualizações

Página 1 de 2

Características principais do desenho organizacional

Na realidade o desenho organizacional deve reunir e compatibilizar quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração. Em cada empresa, cada uma dessas características vária enormemente.

Diferenciação: refere-se à divisão do trabalho, pode ser dividido em dois sentidos:

1- Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões através da departamentalização;

2- Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade.

Formalização: a formalização é o grau em que as regras e regulamentos são explicitamente definidos para governar o comportamento dos participantes da empresa. O caráter formal compõem um certo ritual dentro da organização.

A formalização pode ser feita por meio de:

1- Cargo: é o que as especificações relacionadas com a tarefa à executar;

2- Fluxo de trabalho: como se executar a tarefa;

3- Regras e regulamentos: são as regras que descrevem a tarefa.

Centralização: a centralização implica concentração das decisões no topo da organização, isto é, no nível institucional, com pouca ou nenhuma delegação para o nível intermediário. O dirigente deve assumir todas as decisões dentro da organização, mesmo que em seus numerosos detalhes.

Integração: a divisão do trabalho conduz à diferenciação. Quanto maior a diferenciação, mais heterogênea é a estrutura da empresa e tanto maior a necessidade de coordenar as diferentes partes da organização para obter um funcionamento coeso, harmônico e sinergético. A divisão do trabalho provocada pela diferenciação fragmenta as grandes tarefas em partes menores. Para evitar sua dispersão, deve haver algum inter-relacionamento e interligação.

Organizações muito diferenciadas e com muitos departamentos e diferentes níveis de autoridade exigem uma multiplicidade de mecanismos integradores para garantir a coordenação necessária ao funcionamento de todo o sistema, o que onera os custos administrativos e operacionais e gera outros tipos de problemas de integração. A solução está na simplicidade organizacional e na utilização de equipes multifuncionais e autônomas de trabalho.

Conclusões sobre as características do desenho organizacional

Todas as quatro características do desenho organizacional- diferenciação, formalização, integração e centralização- precisam ser adequadamente sincronizadas e dimensionadas para que o sistema seja coerente e integrado. O segredo não está no manejo de cada uma dessas características em si, mas na maneira como todas elas são arranjadas e utilizadas no conjunto.

O tamanho organizacional de um empresa é um aspecto importante na compreensão de sua estrutura e comportamento. O tamanho é a dimensão que envolve o número de empregados e o volume desses recursos e instalações de uma empresa. As grandes empresas são, por definição, mais completas, formalizadas e, geralmente, mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com