TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho organizacional

Seminário: Desenho organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Seminário  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 10 – Desenho organizacional

Apalavra desenho denota uma forma, um padrão, uma estrutura ou algo parecido e que é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivos. O desenho organizacional aborda a estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para fazê-la funcionar e alcançar resultados. Em suma o desenho organizacional define os órgão, níveis,recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional.

Os requisitos do desenho organizacional.

O desenho organizacional contribui de quatro maneira diferentes para a organização:

1. Como estrutura básica: divisão do trabalho e alocação dos recursos empresariais para que o sistema funcione integrada e satisfatoriamente.

2. Como mecanismo de operação: indica aos participantes da empresa o que devem e o que não devem fazer, baseia na existência de normas, regras e regulamentos.

3. Como mecanismo de decisão: define o poder de tomar decisões na organização e a autoridade dele decorrente.

4. Como mecanismo de coordenação entre as partes: é um meio de aglutinar e juntar as diversas partes da organização para obter integração e sinergia como um todo.

(GRÁFICO 10.1)

Os quatro requisitos precisam ser simultaneamente atendidos, o desenho organizacional passou a ser uma plataforma que ajuda a organização a alcançar seus objetivos da melhor maneira possível.

As principais características do desenho organizacional

O desenho organizacional deve reunir e compatibilizar quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração. Cada uma dessas características varia enormemente, razão pela qual não existem duas empresas com desenhos iguais.

• Diferenciação: refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos. A diferenciação pode ser feita em dois sentidos.

1. Horizontal: desdobramentos em departamentos.

2. Vertical: desdobramentos em níveis hierárquicos.

Quanto maior a variedade de clientes/consumidores e produtos/serviços, maior será a diferenciação existente dentro da organização.

(GRÁFICO 10.2)

• Formalização: refere-se à existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas. A formalização é, no fundo, uma forma de controle. Quanto maior a formalização, tanto mais a empresa se torna burocrática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com