TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Agrícola Sustentável

Por:   •  5/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  8.094 Palavras (33 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 33

         

           Desenvolvimento Agrícola Sustentável                  

                                      Henrique fernandes Barbosa Silva

                                                                                                 

Resumo: 

     Este projeto tem a finalidade analisar o desenvolvimento agrícola recente do país com destaque para o aprofundamento da visão empresarial em suas formas de gestão e o impacto dos custos logísticos de transportes
sobre o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro.

     Iremos caracterizar relação entre o desenvolvimento agrícola recente do Brasil e a evolução da visão empresarial aplicada ao ramo do agronegócio, exemplificando como as políticas do governo podem interferir nos custos logísticos do agronegócio e na estabilização da renda do produtor rural, e também fomentar a importância logística e a eficiência de um produto agrícola para estar em um mercado concorrente e competitivo. Neste projeto procura-se atender esse objetivo da seguinte maneira: efetuar uma caracterização do desempenho do agronegócio no Brasil no período recente, avaliar as perspectivas futuras dessa expansão face às limitações em termos de preços, políticas macro econômicas e problemas ambientais, detalhar os fatores que impulsionaram esse boom no passado, como as políticas de desenvolvimento tecnológico, de colonização de áreas novas e de construção de infraestrutura.

Palavras Chaves: Agronegócio, Desenvolvimento, Logística.

 

Vendedor-Casa Rural                                               Matéria; Logística Aplicada ao Agronegócio

Universidade Claretiano em Porto velho.                Mestre; Claudio Osmir Tomazela.                                          

Tecnólogo em Agronegócio                                            

       SUMARIO:

  1. RESUMO.................................................................................................1
  2. SUMARIO................................................................................................2
  3. INTRODUÇAO.........................................................................................3
  4. METODOLOGIA......................................................................................4
  5. DISCORRENDO SOBRE O TEMA6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19

      20.CONCLUSÃO...........................................................................................20

      21.REFERENCIAS/FONTES PESQUISA......................................................21

 1.INTRODUÇÃO

         Este projeto tem por intenção fomentar o crescimento e desenvolvimento agrícola recente do país com destaque para o aprofundamento da visão empresarial. Em de tais períodos nasceria nos anos seguintes à Segunda Guerra, especialmente a partir da década de 50, estendendo-se até o final dos anos 70. Nesse longo período, instigado pela polarização da Guerra Fria e seus opostos modelos de sociedade e, particularmente, sob o impacto do notável crescimento econômico da época, que materializou um padrão civilizatório dominante, revolucionando o modo de vida e os comportamentos sociais, a possibilidade do desenvolvimento alimentou esperanças e estimulou iniciativas diversas em todas as sociedades. Seria assim apenas inevitável que o desenvolvimento rural, como subtema imediatamente derivado, fosse igualmente um dos grandes motores das políticas governamentais e dos interesses sociais, igualmente inspirando um crescente conjunto de debates teóricos. É provável que a década de 1980 seja lembrada, no futuro, como o período que inaugurou marcantes transformações na estrutura da agricultura e em diversas facetas da vida social do mundo rural em várias regiões agrárias, e em diversos países. Este padrão técnico hoje dominante incorporou os meios de produção desenvolvidos durante a segunda Revolução Industrial (especialmente a moto-mecanização e a utilização de insumos de origem industrial, como fertilizantes e defensivos químicos), articulando-o a um processo complexo e sofisticado de seleção biológica de plantas e raças animais de alto rendimento, tal padrão sendo genericamente conhecido como “revolução verde” (Goodmann; Sorj e Wilkinson; 1990 e Mazoyer et Roudart, 1997). Os resultados mais gerais deste processo são conhecidos, podendo-se afirmar que o aumento da produtividade do trabalho agrícola, a diminuição das populações residentes no meio rural e o crescimento extraordinário dos volumes de produção estão entre os seus resultados mais notáveis. O presente trabalho tem por finalidade, discorrer sobre o crescimento agrícola no país na visão empresarial, analisar os impactos de custos logísticos dos transportes que hoje é um assunto extremamente importantes para empresas, e também tratarmos do tema sustentabilidade no agronegócio brasileiro.

 2.  Metodologia

       O Projeto foi elaborado, com base em pesquisa bibliográfica, foram utilizados livros e publicações disponíveis em sites confiáveis. Devido ao teor do artigo foi necessária uma pesquisa criteriosa, fiz uma visita aos órgãos EMATER, EMBRAPA e SEAGRI, falei com algumas pessoas responsáveis dos setores de desenvolvimento, onde pude aprimorar meus conhecimentos e informações para este projeto.

     3.Caracterizando a relação entre o desenvolvimento agrícola recente do Brasil e a evolução da visão empresarial aplicada ao ramo do agronegócio.

       No decorrer dos últimos 19 anos, foram alcançados pelo Brasil níveis tecnológicos na produção de grãos seja agrícola no plantio direto na criação de animais (produção de carnes etc) os produtores rurais brasileiros atingiram patamares expressivos que podem ser mencionados pelo aumento significativo da produtividade no campo. Isso explica, por exemplo, o fato de o Brasil ter conseguido dobrar a produção de grãos para os atuais 100 milhões de toneladas, em relação à colheita de 50,8 milhões de toneladas obtida no início da década de 80, com a mesma área plantada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (382.5 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com