TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Por:   •  28/3/2014  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  2.978 Visualizações

Página 1 de 11

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Antes de responder a questão, leia o texto abaixo:

Pedro (nome fictício) tem 24 anos, recebe cerca de R$ 2 mil por mês e seu endividamento chegou a R$ 10 mil, valor que corresponde a cinco meses do seu salário. Ele faz parte do grupo de superendividados, que participou do primeiro ano do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), do Procon-São Paulo.

Pedro é um caso comum entre esses consumidores. Quando atingiu o limite do cheque especial e do cartão de crédito, foi até o banco cobrir empréstimos contraídos e entrou em um ciclo vicioso. A bola de neve, formada pelas taxas de juros dos empréstimos, foi ficando maior à medida que Pedro recorreu a mais dois bancos para cobrir os empréstimos anteriores.

Fonte: Adaptado de http://economia.ig.com.br/financas/2013-12-19/superendividado-deve-ate-r-300-mil-e-tem-22-cartoes-de-credito.html. Acesso em: 09 jan. 2014.

A partir do texto e das recomendações feitas para conquistar a independência financeira, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo:

( ) No momento, Pedro possui independência financeira, pois pode fazer uma aplicação do valor excedente em seu orçamento.

( ) A situação apresentada pelo texto mostra um desequilíbrio no orçamento de Pedro, pois há um déficit.

( ) A situação ilustrada mostra falha na administração financeira, pois Pedro perdeu o controle de seus gastos ao contrair dívidas.

( ) Pedro obteve superávit em suas contas, demonstrando capacidade para administrar suas finanças pessoais.

( ) Pedro conquistou a independência financeira, pois o déficit não é tão relevante e pode ser equilibrado com empréstimos a juros mais baixos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, respectivamente:

Escolher uma resposta.

a. F, F, V., F, V.

b. V, V, F, V, F.

c. F, V, F, F, F.

d. F, V, V, F, F.

e. V, F, V, F, F.

Resposta correta: F, V, V, F, F.

Comentário da resposta correta: Compreender os mecanismos que levam ao endividamento pessoal e a terminologia correta utilizada para assuntos financeiros é uma das formas de aprender a construir sua independência financeira.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Para responder a questão, considere os textos a seguir:

Texto 1

“O dinheiro está no nosso dia a dia, mas não falamos sobre ele. Não fomos educados para lidar com as finanças e reproduzimos padrões familiares sem saber”, explica a psicóloga paulista Valéria Meirelles, especializada em psicologia do dinheiro.

Texto 2

Como mudar a situação? Informação parece ser o melhor caminho. Assim como no combate a disseminação de doenças como a AIDS, parece que educar as pessoas sobre finanças pessoais é o caminho para evitar que os brasileiros endividem-se mais ainda. No ano passado, um projeto piloto do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, em parceria com o Bird, o Ministério da Educação e o Unibanco está levando aulas de finanças pessoais para alunos do Ensino Médio em 450 escolas estaduais do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Segundo o Bird, considerando 5 meses primeiros meses do programa, o percentual dos estudantes que faziam poupança antes do programa passou de 44% para 49%. Já os que faziam lista de compras passou de 13% para 16%.

Fonte: http://fiquericodiariamente.com.br/tag/financas-pessoais/page/2/. Acesso em: 09 jan. 2014.

Com base nas discussões propostas sobre, é correto afirmar:

Escolher uma resposta.

a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »