TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Do Marketing

Exames: Desenvolvimento Do Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 2

O Marketing se diferencia em razão do desenvolvimento do comercio e de determinados acontecimentos econômicos, embora já tenha sua existência reconhecida a partir de 1900.

Mesmo o Marketing não sendo considerado como próprio, sempre esteve presente desde o inicio do comércio, pois ao longo do processo de desenvolvimento, os mercadores desenvolviam com o Marketing a satisfação contínua dos clientes.

Foi apenas no inicio do século XX que o Marketing surgiu reconhecidamente como atividade comercial distinta, sendo desenvolvido dentro de contexto específico, criando novas perspectivas e se desenvolvendo ao longo de sua existência.

A herança da escola historicista colaborou com o desenvolvimento da teoria econômica, proporcionando assim, o surgimento do Marketing, tendo ThorsteinVeblen e Joh R. Commons como principais “expositores”.

Com o fim da relação mutuamente vantajosa entre produção e consumo, o Marketing começou a se desenvolver, construindo uma uniãoprodutos e consumidores, persistindo assim por muitas décadas.

Chauvel (2001:4) acreditava que o Marketing abrangia aspectos cada vez mais significativos da relação produtor versus consumidor. No que se dizia a disciplina, Chauvel destacava que o Maketing superava as dificuldades impostas pela distância geográfica que separa os produtos dos consumidores.

Um dos primeiros especialistas de mercado na história do Masketing a surgir trabalhava na Pocter e Gamble, como gerente de marca para o sabonete Camay, em 1926 (AMBLER,2004).

Segundo Las Casas (2001) e Rocha e Christensen (1999) o desenvolvimento do Marketing dividiu-se em três eras distintas: a primeira delas é chamada era da Produção (caracterizada por uma demanda maior do que a oferta); a segunda delas, denominada era de Vendas (caracterizada pelo surgimento dos primeiros sinais de excesso de oferta) e por último, a era do Marketing (caracterizada pela percepção dos empresários sobre a importância da conquista e manutenção de negócios em longo prazo).

Os primeiros professores de Marketing buscavam fatos sobre o comércio da distribuição, porém os primeiros cursos sobre o assunto davam sinais do surgimento de um pensamento voltado para o estudo das atividades envolvidas na colocação de um produto no mercado.

No período de Conceituação (1910 – 1920), fora apresentado à primeira classificação para as funções de Marketing (apud MIRANDA; ARRUDA, 2002.) a divisão de risco e transporte de mercadoria faziam parte dessas funções, sendo executadas pelos intermediários.

Já no período de Integração (1920 – 1930) os princípios de Marketing foram deduzidos e um corpo genérico de pensamentos foi integrado pela primeira vez.

O Marketing ganhou áreas especializadas (1930 – 1940: Período de Desenvolvimento) cada vez mais desenvolvidas, hipóteses foram verificadas e quantificadas para explicar o Marketing.

Em razão de novas necessidades para o desenvolvimento do Marketing (1940 – 1950; Período de Reavaliação), o conceito e a explicação tradicional foram reavaliados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com