TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design Thinking - Prototipação - Wikipédia

Por:   •  30/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

WIKIPÉDIA

Prototipação é a fase em que as ideias serão testadas e validadas; é a transferência do conceitual para a realidade; é o momento de colocar em prática e observar se o projeto está no rumo correto, com modelos de baixa, média ou alta fidelidade, e níveis de contextualidade (restrita, geral, parcial ou total), de modo a testar rápido e obter a visão do usuário, com aplicação em produtos/serviços, ambientes digitais e processos.

A relação entre Prototipação e as Pesquisas de Usuários, passa pela necessidade de se conhecer a interação entre usuários e produtos/serviços, pela organização e análise das informações coletadas, bem como sua aplicação nos protótipos, em busca de feedback e alcance do objetivo proposto pelo projeto; momento em que a metodologia UX se combina à metodologia Design Thinking.

Podemos encontrar a Prototipação em dois momentos do caso:

Protótipo de papel – em um primeiro momento, o designer utilizou protótipos de papel, desenhando mapas das páginas principais e de algumas partes do site, para mapear onde o usuário poderia ir, e ver como as informações ficariam dispostas nesses locais.

Wireframe – em um segundo momento, o designer utilizou wireframes – protótipos de site, que tem como componentes essenciais, arquitetura da informação (organização do conteúdo), estrutura de navegação (elementos de navegação) e projeto de layout (esboços de elementos visuais), de baixa fidelidade; desse modo, organizou os elementos em níveis de importância, com melhorias na hierarquia de conteúdo e funções.

É notório que o redesign foi pensado sob a ótica de um ambiente digital, cuja abordagem passou pela análise do produto, pela pesquisa de UX, pelo design visual, e pela aplicação em arquitetura da informação, que no caso, é quando ocorre a Prototipação.

REFERÊNCIAS

ABREU, Leandro. Conheça o que é wireframe de site e aprenda como aplicá-lo na sua estratégia online. Blog Rock Content, [s.l.], 09 jul. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/wireframe-de-site/. Acesso em: 03 out. 2021.

ROSATO, Victor. Estudo de caso: redesign da Wikipédia. Medium, São Paulo, 08 jul. 2018. Disponível em: https://medium.com/aela/estudo-de-caso-redesign-da-wikipédia-eba7052d160f. Acesso em: 03 out. 2021.

TEAM, MJV. Prototipagem: o guia definitivo para colocar sua ideia na rua. Blog MJV Technology & Innovation, [s.l.], 05 nov. 2014. Disponível em: https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/prototipagem-o-guia-definitivo/. Acesso em: 03 out. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com