TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico

Tese: Diagnostico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Tese  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 4

Justificativa

No processo do diagnóstico organizacional será possível detectar e analisar com mais cuidado os problemas e as falhas, que impedem que os objetivos traçados pelos gestores sejam alcançados. A partir desse diagnóstico serão elaboradas ações na tentativa de eliminar as dificuldades presentes nas áreas distintas da organização, otimizando dessa forma todos os procedimentos de trabalho na empresa. No diagnóstico a cooperação de todos os setores que fazem parte do processo sistêmico é de suma importância para o planejamento de revitalização da empresa. Sabendo-se que um dos principais De acordo com os resultados do diagnóstico serão feitos ajustes ou mudanças radicais na estrutura da instituição com o objetivo de adaptá-la à realidade atual do mercado. Através do trabalho de diagnóstico organizacional teremos como administradores em processo de formação, melhores condições de encontrar as falhas e identificar as soluções possíveis para a organização.

Metodologia

A metodologia do trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica e de campo. Na primeira utilizamos como fontes: livros, artigos e sites especializados. A segunda consistirá na aplicação de entrevista estruturada e qualitativa, respondida pelo responsável pela administração geral do Mercadinho Lucio.

Fundamentação teórica

Diagnóstico Organizacional

De Acordo com a intelectus Gestão estratégica de Pessoas o Diagnostico empresarial é o levantamento e análise do estágio atual da empresa; diagnosticando potencialidades e dificuldades na gestão das estratégias organizacionais e seu alinhamento com as práticas de gestão de pessoas. O diagnóstico organizacional está baseada nos critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e no Balanced Scorecard. Existem dois modelos de diagnóstico: (1) Diagnóstico Básico, focado na área de gestão de pessoas. Abrange os critérios de Liderança, Estratégias e Planos e Pessoas e os indicadores da perspectiva Aprendizado e Crescimento. (2) Diagnóstico Completo, abrange os sete critérios da qualidade e as quatro perspectivas do BSC. O diagnóstico visa também estruturar soluções para cada questão, estabelecer prioridades e gerar um plano de ação com objetivos gerais, metas específicas, prazos, investimentos, despesas,responsabilidades e controles.

De acordo com Newman e Warren (1980), o diagnóstico organizacional é um processo de verificação temporal e espacial que visa analisar a empresa ou determinado processo como um todo; especificar desvios de desempenho; analisar condições internas e externas, ou seja, diagnosticar sintomas de procedimentos não adequados ou que poderiam estar mais delineados com as necessidades da organização.

Processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da empresa nas tomadas de decisões, não tendo, o controle direto da situação.

Os dados avaliativos deveram ser coletados por meio de visitas e analise documental, deve-se considerar o ambiente e suas variáveis relevantes no qual esta inserida a empresa. Sendo considerado ainda: os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que podem criar condições desfavoráveis á mesma.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento encoraja a administração a pensar sistematicamente no que aconteceu no queesta acontecendo e no que acontecerá.

Definições:

“Administração estratégica é um conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas

que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”, a saber:

• Análise profunda dos ambientes internos e externos.

• Formulação da estratégia (planejamento estratégico de longo prazo)

• Implementação da estratégia.

• Avaliação e controle.

ou

“Administração Estratégica é o processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.

O administrador estratégico é o executivo que analisa o contexto de sua empresa e, com base nos resultados desta análise, estabelece a estratégia, ou caminho, que a empresa vai adotar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com