TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico E Consultoria Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Diagnóstico E Consultoria Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Dissertativa

As instituições de ensino superior têm assumido como missão dar apoio às empresas e à sociedade como um todo, na solução de problemas específicos e que podem ser tratados com o resultado de pesquisas desenvolvidas. Neste sentido, as instituições de ensino superior podem ser vistas como consultoras especializadas em diversas áreas, embora em conjunto possam ser consideradas como generalistas, tendo em vista a vasta gama de áreas de estudo que podem envolver na solução de problemas. Explique as vantagens e desvantagens existentes entre consultorias especializadas e generalistas.

Resposta:

Segundos os estudos nas Unidades da Disciplina Diagnóstico e Consultoria Empresarial, o consultor precisa dominar o assunto de que trata. O profissional é treinado para atuar em determinado campo ou exercer determinada função. Isto acontece na vida acadêmica e nos primeiros passos da vida profissional. Mais tarde, com a experiência de trabalho e especializações em diversos cursos, o consultor profissional se capacita a exercer sua atividade.

De forma geral, podemos citar as seguintes vantagens e desvantagens para as consultorias especializadas e generalistas:

Consultoria especialista: É a consultoria voltada para atender às necessidades específicas das empresas. Utiliza consultores especializados em determinadas áreas, podendo abordar um ou mais assuntos a serem tratados na empresa, mas sempre com um foco mais delimitado e dirigido.

Consultoria Especialista, características positivas:

 Maior eficácia e eficiência nos serviços, por abordarem os problemas de forma mais estreita e objetiva;

 Em geral, os serviços são mais rápidos e com menores custos, considerando o tempo envolvido;

 Treinamento com maior nível de aprofundamento.

Consultoria Especialista, características negativas:

 Possibilidade de definição errônea da área de atuação, por ter uma abrangência menor, o que poderia excluir áreas de influência menos evidentes sobre os problemas tratados;

 Menor interação com outros sistemas da empresa, pelo mesmo motivo anterior: campo de atuação mais restrito;

 Possibilidade do consultor não ter a especialidade exigida para o problema, devido à escolha equivocada do cliente em relação às possíveis causas dos problemas sentidos.

Consultoria generalista (total integrada): Abrange todas ou quase todas as atividades da empresa, havendo integração entre as áreas de atuação. Proporciona à empresa maior abrangência e facilidade de atuação em todos os sistemas.

Consultoria Generalista, características positivas:

 Visão global da empresa e da interação dos diversos subsistemas que a compõem, possibilitando a investigação de influências sobre o problema, inicialmente insuspeitas;

 Maior percepção do cliente de como os subsistemas influenciam os objetivos gerais do trabalho;

 Maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com