TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição e Trade Marketing Honda

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

A Toyota Motor Co Ltda de origem japonesa foi criada por  Sakichi Toyoda, inicialmente como uma subsidiaria da então Toyota Automatic Loom Works, fabricante de máquinas de tecelagem. Com a venda da patente de uma de suas das máquinas, foi feito um investimento no desenvolvimento e fabricação experimental dos primeiros automóveis da Toyota, que lançou seu primeiro carro em 1935.

A indústria japonesa se desenvolveu tão bem, que na década de 80 já tinha conseguido superar a Alemanha, que era a maior exportadora de automóveis do mundo, e também a indústria norte-americana em nível de produção.

Com toda esta movimentação, foi percebido que a produção deveria ser puxada pelo consumo e não empurrada pela indústria para o mercado como vinha sendo, e para atender neste formato, a Toyota aprendeu a projetar, testar e colocar seus veículos no mercado mais rapidamente que seus concorrentes. A seguir, abordaremos as ações que garantem este sucesso até os dias atuais.

2. Cadeias do Processo de Distribuição

Para formação da cadeia de distribuição, devem ser considerados aspectos como a armazenagem dos produtos, os transportes, as transações comerciais, entre outros. E para isto alguns elementos contribuem para o bom alinhamento das estratégias.

Fornecedores: a indústria japonesa inicialmente foi muito pressionada devido à escassez de matéria-prima e também por falta de mão-de-obra especializada. Para abrir seu mercado, direcionou seu produto para o mercado externo, conseguindo assim gerar divisas e obter mais fornecedores de matéria-prima, podendo então adequar seu processo de produção. Atualmente a matéria-prima não é um dos maiores problemas para a Toyota devido a esta estratégia definida anteriormente, e também por hoje estar presente em diversos países, suas unidades fabris costuma atrair fornecedores para as proximidades, otimizando preço, prazos, além de fomentar a economia local por gerar grande número de empregos.

Produção: diferente da indústria americana que produzia grandes quantidades de poucos modelos, a Toyota se tornou mais flexível, produzindo em menor escala, mas com maior variedade de modelos, se tornando mais visível para o consumidor e adquirindo a confiança deste. Nos dias atuais, a Toyota mantém sua produção Just-in-Time, ou seja, não requer estoques extras, pois possui um programa de produção anual, baseado na projeção de vendas realizada através de históricos anteriores. Esta projeção anual, posteriormente é dividida mês a mês, dia a dia, e esta programação é enviada a todas as áreas envolvidas, bem como fornecedores envolvidos no processo de fornecimento para que possam garantir o abastecimento da matéria-prima dentro dos prazos necessários.

Consumidores: o consumidor é a peça chave em todo o processo logístico. A partir dele são definidos os centros de distribuição e modais que possam acelerar as entregas e diminuir os custos. A seguir, abordaremos o processo de distribuição e modais dentro do Brasil.

3. Distribuição Toyota

A chegada da Toyota no Brasil em 1958 foi um marco histórico para a empresa, pois aqui na cidade de São Paulo foi instalada a primeira operação fora do Japão. Em 1962 sua operação foi transferida para São Bernardo do Campo, e em 1990, com o inicio das importações de veículos para o Brasil, a empresa se expande novamente, criando sua própria rede de concessionárias e também sua segunda fábrica no país, localizada na cidade de Indaiatuba.

Oito anos mais tarde, ela inicia a produção do Corolla no Brasil, conquistando de forma consolidada o consumidor brasileiro. Com seu crescimento no país, a Toyota optou por integrar suas operações do Brasil com a vizinha Argentina, através da construção do centro de distribuição de Guaíba (2005), localizado no Rio Grande do Sul, e com isto, passou a fornecer as pick-ups Hilux e SW4 para o mercado brasileiro.

Dando continuidade a sua politica de sustentabilidade, em 2012 a Toyota inaugurou sua primeira eco fábrica, localizada em Sorocaba/SP, projetada para reduzir ao máximo o impacto da produção ao meio-ambiente. Nesta fábrica, esta concentrada a fabricação do seu “novo” produto, o Etios.

Em 2014, a empresa dá um novo passo, e anuncia a construção de uma nova fábrica, localizada em Porto Feliz no interior de São Paulo, que irá fabricar os motores para os carros Etios e Corolla.

3.1 Pontos de Venda Toyota

De acordo com o citado anteriormente, a Toyota possui rede própria de concessionárias, contudo, este não é o único meio para aquisição de seus produtos. Destacaremos a seguir, os canais:

Concessionária rede própria: as lojas Toyota possuem prioridade no recebimento dos produtos, e estão localizadas em todo o território nacional. Nelas são comercializados produtos novos e seminovos. Estas lojas estão integradas com o site da empresa, que informa a disponibilidade de produtos novos e seminovos, o preço, e também a loja em que o produto pode ser encontrado.

Internet: a Toyota também realizada vendas dos veículos pela da internet. Através do link: http://toyotatline.com.br/ é possível consultar os modelos de veículos da empresa, solicitar orçamentos, entre outros serviços. Optando por fazer a compra pelo site, o consumidor ainda adquiri o produto com preço “promocional”.

Concessionárias Multimarcas: concessionárias que comercializam diversas marcas também vendem os produtos Toyota, mas o acompanhamento deste processo é independente, ou seja, a concessionária adquiriu o veiculo com a Toyota (no caso de produtos novos), nos mesmos meios em que um consumidor comum pode adquirir, e passa a comercializar o produto. Para veículos seminovos, o próprio consumidor leva seu Toyota até a loja e vende ou troca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com