TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversificação Corporativa

Casos: Diversificação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  4.744 Palavras (19 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

PROF. Dr. MAURICIO MENDES BOA VISTA

DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA

COMPONENTES:

TERESINA, 30 DE Julho DE 2014.

Conceito de diversificação Corporativa.

A diversificação é a estratégia de aumento de lucro com a venda de novos produtos em novos mercados. Tal como acontece com todas as estratégias, existem vantagens e desvantagens, e a gestão pode usá-las para diferentes fins. O fato é que procura-se de alguma forma criar valor adicional

A diversificação é quando a empresa opera em múltiplos setores e/ou mercados.

No caso de operação em setores diferentes, é denominada estratégia de diversificação de produtos; ao operar em diferentes mercados geográficos, chama-se estratégia de diversificação de mercados; e, se a operação acontece nos dois tipos de diversificação simultaneamente, tem-se a estratégia de diversificação produto-mercado.

Nesse contexto as empresas precisam desenvolver estratégias no nível corporativo para diversificar suas operações de um único negócio competindo em um mercado especifico, para vários negócios que competem em vários mercados ou produtos. A diversificação em marketing corporativo pode ser usada tanto para fins ofensivos como defensivos. Na ofensiva, pode ser usada para aumentar os lucros da corporação através da sua inserção em mercados inexplorados. Na defensiva, pode ser usada para espalhar ativos da corporação de modo a se proteger contra a recessão num mercado.

Em alguns momentos, quando empresas fazem a verticalização para frente ou para trás de suas operações, acabam diversificando seus produtos ou mercados, pois passam a atuar em mercados ou setores que não atuavam antes, possibilitando aproximação com as matérias-primas (upstream) ou com os clientes (downstream). Entretanto, o foco, na integração, é diferente, com essas diversificações ocorrendo apenas como consequências.

Diante do citado acima entende-se ser de vital importância para vida útil da empresa a adoção de políticas que busquem a diversificação das atividades da empresa, afinal de contas depender estritamente de um único produto, um único negócio uma única empresa, um único segmento para patrocinar a sobrevivência da instituição é um tanto quanto perigoso. Se esse negócio único apresentar algum problema de uma vertente que não pode ser controlada pela empresa como desastres naturais políticas públicas ou outro fator, seria de vital importância para manutenção do patrimônio empresarial da instituição ter outras fontes de renda em outros lugares em outros segmentos. Esse pensamento pode ser levado para nossas vidas, termos várias fontes de rendas menores é mais interessante de uma única grande fonte de renda que pode vir a ter algum problema um dia.

Tipos de diversificação corporativa

Os tipos de diversificação tratam do quanto as empresa estão dispostos a se diversificar tomando como referência um negócio inicial que a empresa já administra onde os termos adotados são relacionados a graus ou quantificadores.

DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA LIMITADA

Também chamada de baixo grau de diversificação. Ocorre quando toda ou maior parte das atividades de negócio da empresa se enquadram num único setor ou mercado geográfico, e os recursos e capacidades não são utilizados para além de um único produto ou mercado. Classifica-se em negócio único ou negócio dominante, de acordo com a carteira de negócios da empresa. Assim, empresas de diversificação corporativa de negócio único possuem apenas um produto, um grande exemplo é a Souza Cruz, que possui como responsável por 95% ou mais da receita a produção e comercialização de cigarros. Por outro lado, o negócio dominante se caracteriza por possuir dois ou mais negócios (Negócio A e Negócio B, por exemplo), sendo um deles pouco menor e estritamente ligado ao outro, responsável por 70% a 95% da receita.

DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA RELACIONADA

Já é entendido como grau moderado a alto de diversificação. À medida que a empresa começa a diversificar seu portfólio de produtos e/ou atuar em diferentes mercados, começa a adotar níveis mais altos de diversificação corporativa. Assim, se um único produto/negócio apresentar menos de 70% de participação na receita da empresa e seus diversos negócios possuem vínculos, a estratégia adotada é definida como diversificação corporativa relacionada. Essa relação ocorre, basicamente, sob duas formas: quando todos os negócios compartilham um número significativo de vínculos (insumos, fornecedores, clientes, tecnologia da informação, por exemplo), a estratégia de diversificação corporativa é chamada de relacionada restrita; e se o conjunto de negócios está relativamente pouco vinculado e/ou possuem diferentes tipos de vínculos entre si, a estratégia de diversificação corporativa é chamada de relacionada vinculada.

A PepsiCo, constitui exemplo de estratégia relacionada restrita, pois foca seus diversos negócios na oferta de produtos aperitivos, possibilitando o uso de uma única capacidade geral da fábrica para ganhar vantagem competitiva em seus negócios, vinculados significativamente entre si. No caso de estratégia relacionada vinculada, pode ser citada a Unilever, detentora de 26 marcas em três seguimentos distintos: alimentos, cuidados pessoais e higiene pessoal. As marcas do seguimento de alimentos e higiene pessoal apresentam poucos vínculos em seus insumos, porém possuem vínculos significativos em tecnologia da informação, e todas as 26 marcas possuem vínculos significativos em seus clientes, como, por exemplo, um supermercado que compra todos os produtos da Unilever.

DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA NÃO RELACIONADA

Considerado como grau extremamente alto de diversificação. A estratégia diversificação corporativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com