TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Duas Empresas

Artigos Científicos: Duas Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  3.849 Palavras (16 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 16

VALLOUREC X OSPER

ESTUDOS SOBRE ORGANIZAÇÕES DE EMPRESAS

Trabalho realizando um quadro comparativo sobre duas empresas e apresentado ao curso superior de tecnologia em processos gerenciais Unopar 2° semestre, para as disciplinas, Ética, Política e Sociedade, Modelo de Gestão, Economia e Gestão de Pessoas.

Betim

2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

2- DESESNVOLVIMENTO

3- CONCLUSÃO

4- REFERÊNCIAS

Gestão Organizacional Nesse trabalho temos a missão de entrevistar e analisar as práticas e estruturas de duas empresas, com a intenção de comparar seus modelos de gestão e identificar possíveis melhorias em seu ambiente organizacional e em suas metodologias seguindo o direcionamento dado pelas seguintes matérias.

Ética, Política e Sociedade.

Modelo de Gestão

Economia

Gestão de Pessoas

Gestão Organizacional

Introdução

Através das pesquisas apresentadas sobre duas empresas de ponta em seus segmentos, iremos fazer comparações em seus modelos de gestão, para que possamos estudar possíveis melhorias em seus sistemas e metodologias, sugerindo assim modificações reformulando os pontos que serão considerados fracos pelo grupo.

Justificativa

Estudando as estruturas das empresas entrevistadas, vamos cada vez mais colocar em pratica o que nós estamos aprendendo no nosso curso. A gestão organizacional é uma das principais atividades das empresas de pequeno, médio e grande porte, devemos sempre estar revendo os conceitos de gestão para que possamos nos tornar grandes gestores, e esse trabalho fornece a condição de nos desenvolvermos nesse ponto que é de estrema importância em nossa formação.

1° PESQUISA.

1. NOME DA EMPRESA: Vallourec Tubos do Brasil S.A.

2. MUNÍCIPIO ONDE ESTÁ LOCALIZADA: BARREIRO – BELO HORIZONTE

3. RAMO DE ATIVIDADE: SOLUÇÕES EM TUBOS DE AÇO SEM COSTURA

Líder no Brasil na produção de tubos de aço sem costura abastecem o mercado nacional e internacional e passam por rigorosos sistemas de avaliação que asseguram o alto grau de qualidade e a uniformidade dos seus produtos. Atendendo a demanda nacional e internacional de tubos de aço sem costura, a Vallourec Tubos do Brasil S.A. e suas subsidiárias Vallourec unidade Florestal e Vallourec unidade Mineração são as unidades brasileiras do Grupo Vallourec. Com dezenas de plantas industriais e negócios em quatro continentes, a Vallourec é uma holding de capital francês, 100% controlada pelo Grupo Vallourec.

4. NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: Com mais de 23 mil empregados em 50 unidades industriais, escritórios de vendas e seis centros de pesquisa, a Vallourec está presente em mais de 20 países (na planta Barreiro tem em torno de 6.300 funcionários). Sua presença local reflete uma prioridade estratégica do Grupo, que é investir em mercados com crescimento expressivo e posicionar-se próximo aos clientes e principais locais de produção de energia.

5. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE-.

-Há um código de ética na empresa?

Sim. O fluido essencial da engrenagem da Vallourec é o respeito ao Código de Ética, fundamentado em cinco valores sólidos que são essenciais para todas as atividades conduzidas pelo Grupo:

Integridade e Transparência; Performance e Responsividade; Compromisso Comum; Respeito pelas Pessoas; Exigência e Profissionalismo.

Nosso código de ética nos une em uma identidade única e é um guia para nossa caminhada rumo a excelência. Ele simboliza o espírito de responsabilidade que devemos compartilhar para ganharmos e mantermos a confiança de todos nossos parceiros. Portanto, é essencial.

- O código de ética abrange todas as situações que surgem na empresa?

É crucial fazermos com que o código de ética esteja presentes no nosso cotidiano, em nós mesmos

mas também na equipe e na relação com os gerentes os valores fundamentais que são à base da nossa forma de "fazer bem o nosso trabalho".

- Apresente seu posicionamento sobre a eficiência ou não do código de ética?

O CÓDIGO DE ÉTICA É DE EXTREMA EFICIENCIA UMA VEZ QUE É ELE QUE AJUDA A DEFINIR A DICIPLINA E A SERIEDADE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

6 – MODELOS DE GESTÃO-

- Identificar a estrutura organizacional: níveis hierárquicos da empresa (estratégico tático e operacional)

A mais alta instância de comando é o conselho de administração compostos por 7 executivos eleitos em assembleia geral com mandato de 3 anos, podendo ser reeleito onde tem como componente o presidente em seguida diretor geral e diretor financeiro. Em seguida Diretoria executiva que é composta por profissionais contratados responsável pela gestão corrente dos negócios e pelo desempenho das áreas, superintendentes, gerentes e outros gestores formam o corpo executivo da empresa(nível estratégico e tático).O nível operacional é composto por Gerentes, coordenadores, supervisores, encarregados e operadores.

- Escolha uma área da organização (exceto RH) e relate como o planejamento, organização, execução e controle (PODC) são realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com