TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO a empresa

Tese: EMPREENDEDORISMO a empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Tese  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 5

EMPREENDEDORISMO

UNIDADE 1

Neste tópico de estudos, você verificou que as empresas de forma geral vivem um momento de alta concorrência e equilíbrio nos padrões de serviço, tecnologia, qualidade, preços e agilidade nos processos.

Considerando a empresa em que você atua, procure identificar se algum dos itens citados criou ou vêm criando algum tipo de impacto, positivo ou negativo. Além disso, informe o que foi feito ou está sendo feito para minimizar os efeitos desses impactos.

Observação: Você não precisa citar o nome da empresa onde trabalha, nem tão pouco entrar em detalhes, apenas cite, de forma geral, e publique na Exposição para que os demais colegas possam conhecer a sua experiência.

Compartilhe, com a turma, as respostas da atividade e acompanhe, também, as respostas encaminhadas por seus colegas. Para isso, utilize a ferramenta Exposição.

UNIDADE 2

Neste tópico de estudo, você teve a oportunidade de conhecer algumas das características inerentes ao empreendedor.

Faça uma breve relação de alguns empresários que estão atuando no mercado, identifique aquele que - ao seu ver - apresenta o maior número de características empreendedoras, considerando o estudo realizado nessa unidade.

Publique no Fórum o nome do empreendedor eleito e respectivas características e defenda junto aos demais colegas o seu ponto de vista.

UNIDADE 3

Você viu que atitude é se encontrar diante de uma dada situação e não se conformar, é sair da inércia e tomar a iniciativa. E isso tem tudo a ver com o empreendedor.

Imagine a seguinte situação: Você é um empresário, dono de uma pequena porém, tradicional loja de conveniências, situada em uma rua movimentada. Acaba de ser aprovada pelo poder público municipal a construção de uma nova avenida que desafogará o trânsito da região e com isso, acredita-se que o movimento de veículos que diariamente passam em frente a sua loja deverá ser reduzido em mais de 60%.

Você é um empresário precavido e não vai esperar a nova avenida ficar pronta para encontrar uma solução diante da perspectiva de uma brutal redução de faturamento do seu empreendimento. Que atitude você tomaria diante dessa situação?

Compartilhe, com a turma, as respostas da atividade e acompanhe, também, as respostas encaminhadas por seus colegas. Para isso, utilize a ferramenta Exposição.

UNIDADE 4

Nesta unidade você viu que as redes de relacionamentos são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de objetivos e/ou temáticas comuns.

Considere a seguinte situação: Você acaba de tomar a decisão de montar o seu próprio negócio. Identifique 5 pessoas que poderiam lhe ajudar de alguma forma a implementar o empreendimento.

Relacione estas pessoas e explique como poderão lhe ajudar.

Compartilhe, com a turma, as respostas das seguintes atividades e acompanhe, também, as respostas encaminhadas por seus colegas. Para isso, utilize a ferramenta Exposição.

UNIDADE 5

Imagine que você foi convidado para ser sócio em uma empresa. A empresa produz balas de banana, aquelas tradicionais, da época de nossos avós, embaladas em papel colorido, lembra?

Pois bem, o motivo de você ter sido convidado para participar dessa sociedade é a sua criatividade. Os atuais proprietários da empresa não estão encontrando uma forma de enfrentar a concorrência e manter-se no mercado, por isso, querem lhe dar uma participação de 15% na sociedade caso você consiga aumentar o faturamento da empresa em 30% nos próximos dois anos.

Demonstre a sua criatividade e gere o maior número de ideias possíveis visando à melhoria do produto e a sua melhor colocação no mercado. Publique-as no mural.

Compartilhe, com a turma, as respostas das seguintes atividades e acompanhe, também, as respostas encaminhadas por seus colegas. Para isso, utilize a ferramenta Exposição.

Observações:

a. Dê asas à imaginação, seja criativo, não há limites.

b. Nenhuma sugestão deve ser ridicularizada. As inovações mais importantes nos negócios quase sempre surgem fora dos grupos que estão mais familiarizados com a tecnologia.

Algumas dicas que podem lhe orientar

• Quais são os pontos fracos deste produto, do ponto de vista do usuário? Como eles poderiam ser superados?

• Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com